Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL SER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	
	Simulado: CCE0488_SM_201301859672 V.3 
	 VOLTAR
	Aluno(a): 
	Matrícula: 201301859672
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 28/09/2013 18:35:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200824157226)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A "decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrente do tipo de atividade que exerce" . Este conceito está relacionado a:
		
	
	Gestão Social
	
	Gestão Ambiental;
	
	Sustentabilidade
	 
	Responsabilidade social;
	
	Balanço Social
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200824155551)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Algumas atitudes são reprovadas pela sociedade, ainda que possam ser necessárias a uma determinada organização. Muitas empresas agem visando exclusivamente o lucro. Não se pode passar por cima de valores morais, sociais, humanos e éticos em prol do lucro. O comportamento de algumas grandes empresas sugere a não consideração desses valores. Em relação à análise de conteúdo do texto, afirmamos que: I. Não é ético consumir produtos de empresas que exploram trabalhadores, se beneficiam do trabalho infantil e degradam o meio ambiente.II. Ao fazer propaganda, determinado refrigerante não diz que ele é saboroso, nem mesmo que tira sede. Diz que ele é um estilo de vida. Tomá-lo é ser jovem, livre, é ser especial. Não é um meio reprovável de divulgar seu produto, pois a concorrência é acirrada atualmente.III. Ao consumir produtos e serviços de empresas que têm comportamento anti-ético, somos também responsáveis pelos danos causados à humanidade.IV. Hoje, pode-se afirmar que as organizações precisam estar atentas não só a suas responsabilidades econômicas e legais, mas também às responsabilidades éticas, morais e sociais. Qual das opções abaixo não reproduz adequadamente uma relação entre idéias presentes no texto e as afirmações apresentadas:
		
	
	III
	
	I, III
	 
	II -
	
	I e II e IV
	
	II, III e IV
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200824159911)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitaram os valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum para o humanismo. Para a convivência. Para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos." ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s/d. p.10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
		
	
	o verdadeiro sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
	
	a política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
	 
	o desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
	
	a confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
	
	a industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa ao homem.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200824159888)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Há pouco tempo responsabilidade social era confundida com filantropia, hoje ela tem status estratégico no meio corporativo. A visão reinante é de que a empresa só é socialmente responsável caso se envolva com os problemas da sociedade. Mas é bom frisar que responsabilidade social começa em casa. A escola das Relações Humanas diferencia-se por idéias centrais das quais originaram-se críticas implacáveis contra o homo econômicus, modelo elaborado pela Escola Clássica. Analise as afirmações abaixo e selecione a opção que representa o resultado de sua análise. ( ) Na Escola das Relações Humanas, o homem é apresentado como um ser que não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas. ( ) Na Escola das Relações Humanas, o homem não é condicionado pelo sistema social, e sim somente pelas demandas biológicas. ( ) O modelo da Escola das Relações Humanas é o homo complexus, devido à complexidade das suas necessidades.
		
	 
	V,F,V
	
	F,V,V
	
	V,F,F
	
	Todas são falsas
	 
	Todas são verdadeiras
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200824160335)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Educação Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas. Com base nisso, são objetivos da Educação Ambiental: I - Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam. II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. III - Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Estão corretas as afirmações:
		
	 
	apenas II e III;
	
	apenas III;
	 
	todas estão corretas.
	
	apenas II;
	
	apenas I;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200824160012)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O exercício pleno da cidadania implica na existência de um cenário caracterizado pelo respeito aos direitos fundamentais do homem, isto é, onde haja a capacidade de se sonhar com a realização dos projetos pessoais e coletivos. Desse modo, pensar a cidadania, é compatível com:
		
	
	não afirmar os direitos de participação política dentre os quais o direito do voto e elegibilidade
	
	desrespeitar o direito ao trabalho e a efetiva assistência previdenciária
	
	respeitar o direito a liberdade econômica, sendo o mesmo que a livre exploração do meio natural sem sofrer nenhum tipo de limitação, coação ou punição
	 
	não respeitar a liberdade de consciência, de propriedade, livre manifestação de pensamento e de associação.
	 
	o respeito a dignidade do ser humano, por meio do estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200824159881)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não-cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular. São direitos cuja garantia se baseia na existência de uma justiça independente, eficiente, barata e acessível a todos.[...] Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria, etc." (CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.) Considerando-se esse texto, assinale a alternativa CORRETA acerca das afirmativas abaixo: I- Esclarece os conceitos de direitos civis, políticos esociais e, ao fazê-lo, estabelece a ordem em que eles passaram a existir na história do mundo ocidental. II- Desdobra a cidadania em conjuntos de direitos que se diferenciam valorativamente, sendo uns mais importantes e essenciais que outros. III- Apresenta, de maneira didática, o que se costuma chamar de direitos do cidadão, entendido na dupla dimensão da individualidade e de membro da coletividade.
		
	
	I e II falsas
	
	Todas são falsas
	 
	Todas são verdadeiras
	
	I e III falsas
	
	II e III falsas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200824157221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais: Podemos afirmar que: A mais famosa, e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima é:
		
	
	Dom Quixote
	 
	A Ética protestante e o espírito do capitalismo
	
	O Capital
	
	Ética Social
	
	A Ética protestante
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200824119317)
	
	Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais. Qual a mais famosa e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima:
		
	
Sua Resposta: GESTÃO
	
Compare com a sua resposta: A Ética protestante e o espírito do capitalismo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200824119147)
	
	Como a ética se relaciona com a responsabilidade social?
		
	
Sua Resposta: ETICA É TUDO
	
Compare com a sua resposta: A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela organização. Não há responsabilidade social sem ética nos negócios. Não adianta uma empresa pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas a fiscais do governo e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes