Buscar

SANEAMENTO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SANEAMENTO AMBIENTAL
	
	Simulado: CCE0648_SM_201301859672 V.1 
	 VOLTAR
	Aluno(a)
	Matrícula: 201301859672
	Desempenho: 2,0 de 8,0
	Data: 28/09/2013 09:42:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200869841312)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Alguns fatores influem sobre o consumo da água, além do nível de desenvolvimento. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Climatologia, disponibilidade, hábitos pessoais e altitude.
	
	Disponibilidade e hábitos sociais somente;
	 
	Climatologia, disponibilidade, hábitos pessoais, sociais e culturais.
	
	Hábitos pessoais e extensão do litoral somente;
	
	Climatologia, hábitos pessoais e extensão do litoral.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200869840540)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Quanto ao Lençol Freático ou Superficial, seu aproveitamento é feito normalmente nos fundos de vale ou nas proximidades. Esse aproveitamento pode ser feito na horizontal, através de um sistema de drenos coletores ou na vertical mediante perfuração de poços rasos. Normalmente fornecem pouca vazão. As obras de captação podem ser:
		
	 
	Poços rasos: Normalmente, a água do poço é bombeada até o ponto de reservação, para se proceder ao seu tratamento (se necessário) e posterior distribuição.
	
	Poços rasos: Poço perfurado na vertical, com diâmetro mínimo de diâmetro 1m, podendo atingir diâmetros maiores em função da capacidade de fornecimento de água do aqüífero do processo de abertura e construção.
	
	Sistema de drenos coletores: Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	
	Sistema de drenos coletores: Compostos por tubos perfurados interligados, reunindo a água coletada em um só ponto. Os drenos são envolvidos externamente, com camadas de areia e pedra britada ou pedregulho, a fim de evitar a colmatação dos furos e a queda do rendimento do sistema coletor;
	 
	Poços rasos: Com relação à profundidade recomenda-se que os mesmos não ultrapassem 300 m, sendo comuns profundidades em torno de 70 m, dependendo da formação geológica da camada aqüífera e da posição do lençol.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200869840680)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os riscos para a saúde relacionados com a água podem ser distribuídos em duas categorias: Riscos relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos e Riscos derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais, ou causados por acidentes ambientais. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
		
	 
	Os sistemas de abastecimento de água é uma solução coletiva para o abstecimento de água de uma comunidade. Representa um conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, industrial, de serviços públicos, etc.
	
	Os riscos podem estar relacionados ao contato direto, ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico.
	 
	Os riscos podem estar relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes químicos (bactérias, vírus, e parasitos)
	
	Os riscos podem ser derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais, ou causados por acidentes ambientais.
	
	Os riscos podem estar relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos (bactérias, vírus, e parasitos)
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200869840302)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Com a construção do sistema de esgotos sanitários em uma comunidade procura-se atingir os seguintes objetivos:
		
	 
	Eliminação dos aspectos estéticos e visuais desagradáveis (odores agressivos);
	 
	Crescimento de focos de poluição e contaminação;
	
	Melhoria do potencial produtivo do ser humano;
	
	Redução das doenças ocasionadas pela água contaminada por dejetos;
	
	Melhoria das condições sanitárias locais de vida;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200869840407)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: A Aeração ou Arejamento consiste no processo pelo qual a água e o ar são colocados em contato, com a finalidade de transferir substancias voláteis da água para o ar e substancias solúveis do ar para a água, de forma a obter-se o equilíbrio satisfatório entre os teores das mesmas. Os objetivos da Aeração são:
		
	 
	Eliminação de oxigênio, para desoxidação de compostos férricos e manganosos;
	
	Remoção de gases dissolvidos em excesso nas águas (gás carbono - CO2, gás sulfídrico ¿ H2S, gás metano - CH4 e excesso de cloro).
	
	Remoção de substancias voláteis e aromáticas;
	
	Introdução de oxigênio, para oxidação de compostos férricos e manganosos;
	
	Aumento dos teores de oxigênio e nitrogênio dissolvido na água.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200869841357)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	PERMEABILIDADE: É a característica de um meio poroso permitir um líquido fluir entre suas partículas com maior ou menor velocidade. Assinale a alternativa Verdadeira quanto ao entendimento desta definição:
		
	
	Independe do tempo necessário para que um líquido percorra os vazios de uma massa de solo, ou de resíduos.
	
	As normas para implantação de aterros de RSU exigem sua deposição em uma única camada, sistema de controle e coleta de chorume in situ.
	 
	As características hidráulicas do lixo são importantes, por causa da migração incontrolada do chorume e do problema de estabilidade, pois a tensão efetiva que comanda a resistência depende da pressão neutra, que depende das tensões provocadas pela percolação de líquidos dentro do meio poroso, correspondente à massa de lixo.
	
	A condutividade hidráulica deve ser estudada simultaneamente em todas as camadas, mas uma primeira aproximação que pode ser sugerida é de 10 cm/s
	
	A compactação e as características do lixo são importantes, independentemente da idade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200869840405)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: A coagulação é o processo unitário que consiste na formação de coágulos, através da reação do coagulante solúvel, disperso na água. Os produtos mais comuns utilizados com essa finalidade são:
		
	
	Auxiliares: polímeros sintéticos ou naturais (polieletrólitos).
	 
	Coagulantes primários: Compostos de alumínio e de ferro (sulfato de alumínio, sulfato ferroso, sulfato férrico clorado, sulfato férrico, cloreto férrico, etc.). O coagulante mais comumente empregado é o sulfato de alumínio, pelo fato de ser facilmente obtido e de baixo custo.
	
	Álcalis: Carbono de sódio - Na2CO3 (barrilha), bicarbonato de sódio - Na(CO3)2. hidróxido de cálcio-Ca(OH)2(cal hidratada); óxido de cálcio - (cal virgem).
	 
	Coagulantes primários: sílica ativada, argila preparada (bentonita); flocos pré-formadas; polímeros sintéticos ou naturais (polieletrólitos).
	
	Auxiliares: sílica ativada, argila preparada (bentonita); flocos pré-formadas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200869840607)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Para o aproveitamento da água subterrânea, é importante o estudo prospectivo de avaliação das reservas existentes. Os tipos de captação são:
		
	 
	Profundezas dos rios.
	 
	Fontes ou de água (água aflorante).
	
	Lençol Profundo ou Artesiano.
	
	Lençol Freático.
	
	Lençol Superficial
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200869841279)O enriquecimento do meio hídrico receptor, causado pelo lançamento de águas residuárias com materiais orgânicos, engloba, normalmente, o correspondente suprimento de nutrientes, principalmente compostos de fósforo e de nitrogênio, causadores do fenômeno conhecido como eutrofização (ou eutroficação). Descreva o processo de eutrofização.
		
	
Sua Resposta: GESTÃO AMBIENTAL
	
Compare com a sua resposta: É definido como aquele processo em que "um aumento no suprimento de nutrientes traz consigo o aumento na atividade fitoplanctônica e microbiana, o que em determinadas situações pode levar a um processo de transformação e de alteração da estrutura e da dinâmica do sistema".
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200869841283)
	
	Os fatores que intervêm no balanço do oxigênio em um leito d'água podem ser agrupados como positivos (se incorporarem oxigênio) ou negativos (se o consumirem). Com relação às águas residuárias, como é realizada a medida da matéria orgânica?
		
	
Sua Resposta: GESTÃO AMBIENTAL
	
Compare com a sua resposta: Com relação às águas residuárias, a concentração de matéria orgânica em uma amostra é medida, antes e depois da digestão bacteriana, num intervalo de tempo padrão (normalmente 5 dias).

Outros materiais