Buscar

Aula 6 - planejamento

Prévia do material em texto

Aula 6 – HABILIDADES E COMPETENCIAS PARA A EMPREGABILIDADE
É inegável que o sucesso profissional depende de muitos fatores. Naturalmente, o conhecimento teórico fundamenta uma significativa parcela de nossa trajetória profissional, mas pergunto: ele sozinho é capaz de sustentar seu o sucesso? Claro que não! Temos muitos outros fatores que devem ser igualmente desenvolvidos para alicerçarem nosso desenvolvimento rumo ao sucesso profissional.
HABILIDADE é a capacidade adquirida pela teoria e/ou pela prática para realizar determinadas tarefas. Ela pode ser um indicativo para realização de um objetivo especifico, portanto está associada ao saber fazer, ao a ação física/mental que indica a capacidade adquirida.
COMPETÊNCIA pode ser definida como uma mobilização de recursos para desempenhar uma determinada tarefa ou função. Nessa mobilização são envolvidas habilidades, conhecimentos, valores e atitudes, entre outros, os quais serão necessários para cumprir satisfatoriamente uma determinada ação. Desenvolvemos habilidades o tempo todo, mas elas isoladas não necessariamente permitem desempenhar uma determinada tarefa de maneira satisfatória. Aprender a bater a bolinha na raquete não torna uma pessoa tenista, por exemplo. As competências podem ser classificadas como:
COMPETÊNCIA COGNITIVA é aquela relacionada à capacidade de aprender, ou seja, se refere à capacidade de reconfigurar a mente para adquirir novos conhecimentos com rapidez e eficiência, mesmo não havendo um programa formal de aprendizagem. Essa capacidade implica criação de estratégias a partir da organização das informações disponíveis na situação e reorganização de esquemas disponíveis em nosso estoque de conhecimentos. 
COMPETÊNCIA COMUNICATIVA é definida por Brown (1994, p.227) como sendo a capacidade que o indivíduo possui e que o possibilita emitir e interpretar mensagens e negociar seus significados, interpessoalmente em contextos específicos, ou seja, se refere à capacidade de comunicar-se com clareza, precisão, empatia.
COMPETÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA é aquela relacionada à educação e ao ensino. Piaget (1978, apud Fujimo e Vasconcelos 2011), teórico idealizador da teoria construtivista, entende o sujeito como um ser ativo na construção do seu conhecimento e, nesse sentido, um erro corrigido pelo próprio aprendiz pode ser mais relevante para a construção do conhecimento do que um acerto, ou seja, é a capacidade de aprender a aprender.
COMPETÊNCIA INTELECTUAL é aquela relacionada à capacidade de raciocinar ou de aprender, ou seja, está relacionada à aplicação de aptidões mentais (Dutra, 2011). No mundo profissional, por exemplo, é muito comum ingressar em uma empresa e ter de aprender a usar sistemas específicos daquela empresa.
COMPETÊNCIA PRAGMÁTICA tem relação com a competência comunicativa. Segundo Schmidt (1993), o conhecimento pragmático e discursivo não é sempre usado de maneira automática, irrefletidamente; alguns atos conversacionais são planejados, outros não; há espontaneidade e também há planejamento. Ou seja, não se trata apenas de troca de mensagens e entendimento do conteúdo, mas a postura, a articulação do que o outro quer ouvir, o entendimento cultural do falante, a atitude etc. 
COMPETÊNCIA RELACIONAL é a capacidade de conviver em grupo. Moscovici (1998, apud Silva, 2007) relata que pessoas que convivem e trabalham com outras pessoas apresentam reações: comunicam-se, simpatizam e sentem atrações, antipatizam e sentem aversões, aproximam-se, afastam-se, entram em conflito, competem, colaboram, desenvolvem afeto. Essas interferências ou reações, voluntárias ou involuntárias, intencionais ou não-intencionais,  constituem o processo de interação humana.
COMPETÊNCIA TÉCNICA é o domínio de determinados conhecimentos técnicos relacionados a uma área de conhecimento ou profissão. Alonso (2010) afirma que esta competência está relacionada ao QI, ou seja, a quantidade de conhecimento formal e acadêmico que o indivíduo conseguiu adquirir (domínio de idiomas, formação acadêmica, domínio de metodologias de trabalho etc.).
Atualmente o mercado exige profissionais cada vez mais preparados e conscientes de atuação, por isso, o desenvolvimento de competências e habilidades é essencial para ingresso de profissionais em um mercado tão competitivo e veloz. Além disso, os avanços tecnológicos contribuem para um novo olhar sobre o profissional, portanto, não basta apenas ter um diploma, as empresas demandam mais do que isso.
EMPREGABILIDADE é, por definição, a característica ou qualidade de quem é empregável, ou seja, a capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Por esse motivo, aplica-se a todo e qualquer profissional, exige consciência de suas verdadeiras competências e habilidades e flexibilidade para constantes mudanças de função, de setor e de área.
ÉTICA é o código de princípios e valores morais que regem o comportamento de uma pessoa ou grupo, com relação ao que é certo ou errado, influenciando na conduta e na tomada de decisões. Portanto, a ética está relacionada à opção ou desejo de se manter com os outras relações e/ou condutas justas e aceitáveis que consiste em uma reflexão crítica que permita a escolha da melhor forma de agir.
A ética vem se tornando um assunto cada vez mais presente na sociedade, principalmente, no mundo corporativo. Ela está relacionada a valores pessoais, tais quais: influência da família, religião, nível de escolaridade, círculo de amigos etc.. Ou seja, trata-se de questão sensível, uma vez que cada ser humano tem seus próprios valores que podem ter sido formados com base em aspectos bons ou ruins, e que também são influenciados pela educação, em sua amplitude, como fator crucial para formação de caráter.
MARKETING PESSOAL pode ser entendido como sendo uma forma do profissional demonstrar publicamente suas qualidades. Um bom começo para se ter um bom marketing pessoal é construir uma autoimagem positiva e otimista. As pessoas esquivam-se daqueles que estão sempre mal-humorados ou torcendo para tudo dar errado.
Como nos ensina as bem-sucedidas estratégias do marketing tradicional, todo produto necessita de uma boa embalagem. Portanto, cuide da sua comunicação e apresentação pessoal, pois são o seu cartão de visitas.
#Dicas:
Demonstre iniciativa, persistência e motivação em tudo que faz.
Trate bem todas as pessoas, responda rápido aos chamados e-mails e ligações.
Demonstre atenção e simpatia com todos os níveis de profissionais de lidar, pois certamente estará cativando as pessoas.
Um simples bom dia pode ser um ótimo começo.
Marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas realmente nos tornarmos pessoas mais adequadas quanto à postura, atitude e comportamento no meio em que vivemos. É um benefício na vida profissional e pessoal dos indivíduos, através da capacidade de atrair e manter relacionamentos profissionais (equipe, clientes, gerentes, diretores, fornecedores) e pessoais (familiares, relacionamentos afetivos, amigos e a sociedade em que vive).
A imagem (visual, voz, gesto, gentileza, educação, etiqueta corporativa) é uma coisa construída, de forma trabalhada dentro daquilo que você gosta, mas naturalidade é importante, assim como a harmonia.
Nunca minta, nunca relacione habilidades que você não possui! 
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL, é a habilidade de interagir com pessoas, entendê-las e interpretar seus comportamentos. Normalmente, trata-se de um indivíduo que possui vários amigos, gosta de comunicar-se e que dispõe de uma excelente capacidade de ler situações com precisão.
 Na prática, nossa forma de ser, pensar e agir influencia diretamente os relacionamentos nas organizações. Um clima harmônico, positivo e de respeito nas relações gera um ambiente sadio que, naturalmente, influencia sua produtividade. Pense nisso!
BOA COMUNICAÇÃO E FLUÊNCIA VERBAIS são uma das principais ferramentas para um profissional ter sucesso na carreira. Entretanto, muitos são os exemplos de uma comunicação ineficaz, que podem abrangeros mais diversos níveis hierárquicos. A qualidade da comunicação afeta diretamente os resultados de uma organização, pois é através dela que a estratégia corporativa é disseminada, que o clima se estabelece, que a motivação se mantém, entre outros tantos. Sua abrangência permeia, ainda, as relações que sustentam uma empresa.
DOMÍNIO DIGITAL grande parte de todo esse processo de mudanças e velozes transformações que vivenciamos é decorrente de dois fatores principais: a globalização e o desenvolvimento tecnológico. Logo, a utilização de programas de informática transformou de forma substancial a relação entre as pessoas. E se por um lado facilitou nosso dia a dia, por outro nos impôs maior quantidade de trabalho e também nos afastou de parte do convívio com outras pessoas. 
Neste contexto, o domínio digital é tão importante quanto os outros atributos anteriormente tratados. A questão a se pensar é: como acompanhar a evolução das novas tecnologias e fazer o melhor uso delas?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes