Buscar

Diferença entre inquérito policial e civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diferença entre inquérito policial e civil: o inqr policial existe prazos p/ serem cumpridos, prazos pre-determinados, já no inq. Civil, n se tem essa regra geral de qto tempo o inq. Vai durar, pq sua previsão esta na lei orgânica do MP, e dos estados onde cada lei orgânica tem seus prazos diferenciados.
Inquérito civil é um procedimento administrativo, o mesmo tbm é o inq policial, a diferença é q no inq policial se tem um procedimento adm. De investigar um crime e no inq civil temos o procedimento que vai apurar o suposto autor do fato e materialidade do ilícito civil
O objeto da ação civil publica: é tratar sobre as questões civies, se existiu o ilícito ou não, não se trata o crime na ação civil publica.
Outra diferença do inq policial e inq civil: o policial ocorre na delegacia e que instaura é a autoridade competente, já no inq civil tem um procedimento adm. Que é instaurado e precedido pelo MP, é privativo do MP, so ele instaura e preside o inq civil.
Qual o objetivo do inquérito civil? Qdo fazemos uma correlação com inq policial, o inq. Civil serve para coleta de provas e oMP diante do q for apurado pelo inq civil poderá ou não ingressar com uma ação civil.
Caracteristicas do inq. Civil:
Informalidade=um procedimento administrativo, dispensável, é um instrumento de investigação e existe informalidade 
	 Informalidade.
Inquisitoriedade: é o Mp q instaura o inq civil e conduz as investigações, ato privativo do mp.
Publicidade: a regra é sempre a publicidade, podendo o MP num caso concreto resguardar o sigilo, percebendo ele que a publicidade poderá atrapalhar as investigações 
Não se fala em contraditório ou ampla defesa no inquérito civil, existe a possibilidade da pessoa se defender na ação civil publica e não no inq civil, pois na ação civil publica o o processo já se instrumentalizou, 
Procedimento preparatório: não tem previsão em todos os estados, dependendo da lei orgânica, existe duas opiniões: diz que ele é necessário, e a outra que diz não ser necessário, há ai uma incontroversa, pq o Mp já tem essa decisão do sigilo do caso concreto, por isso esse procedimento não seria necessário.
Fases de instauração do inq civil:
Por portaria, conhecimento dos fatos de oficiou por provocação, deve conter forma pela qual o fato chegou ao conhecimento do MP, delimitação do objeto, possível qualificação do suposto autor do fato, designação da pessoa para secretaria o IC.
Despacho acolhendo representação:

Outros materiais