Buscar

Apol 3 Fundamentos de Gestão e Comportamento Empreendedor

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201608011504303A90C2D
Disciplina(s):
Comportamento Empreendedor
Fundamentos de Gestão
	Data de início:
	01/08/2016 20:48
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	01/08/2016 21:05
Questão 1/5
A Teoria da Contingência preconiza a ideia de que há uma série de fatores que influenciam e afetam a organização. Assim, baseado no conteúdo apresentado neste tema, leia as assertivas a seguir e, logo após, marque a alternativa correta.
 
Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. A verdade ou falsidade será conhecida pela experiência e não pela razão.
As organizações complexas levaram a uma nova teoria. A estrutura de uma organização e seu funcionamento é independente da interface com o ambiente externo.
Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
As características organizacionais somente podem ser atendidas mediante a análise das características ambientais com as quais se defrontam.
A abordagem contingencial salienta que se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as alternativas 1, 3 e 4 são verdadeiras;
Você acertou!
A Teoria Contingencial relaciona o sucesso organizacional com os fatores de seu ambiente externo, bem como afirma que cada empresa deve ter sua estrutura baseada nos seus objetivos e tecnologia e não um único modelo a ser seguido.
	
	B
	Apenas as alternativas 1, 3 e 5 são falsas;
	
	C
	Todas as alternativas são verdadeiras, exceto as alternativas 4 e 5;
	
	D
	Todas as alternativas são verdadeiras, exceto a alternativa 3;
	
	E
	Apenas a alternativa 2 é falsa.
Questão 2/5
As organizações são sistemas abertos, pois exercem e recebem influência do ambiente externo. Nesse contexto, há variáveis do ambiente externo que interferem nas tarefas organizacionais de forma direta e indireta e de maneira incontrolável.
Assinale a alternativa que apresenta somente as variáveis de ação direta nas organizações.
	
	A
	Econômico, político-legal, social.
	
	B
	Tecnológico, internacional, regulatório.
	
	C
	Grupo de interesse especial, meio ambiente natural, tecnológico.
	
	D
	Fornecedores, clientes, concorrentes.
Você acertou!
De acordo com Kotler e Keller (2006), o microambiente empresarial são as forças próximas à empresa que influenciam diretamente suas decisões, como a concorrência o público-alvo e os fornecedores. Eles não fazem parte internamente da empresa, mas a organização deve elaborar suas estratégias baseadas nessas variáveis.
	
	E
	Sociocultural, fornecedores e clientes.
Questão 3/5
Tomemos como base o seguinte argumento:
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável.
Assim sendo podemos afirmar:
I – Não é possível a uma empresa satisfazer a todos os consumidores de um mercado;
II – Um mesmo plano de marketing atende a todas as necessidades e desejos de um determinado mercado;
III – Uma organização define um segmento de mercado para atender seus consumidores de maneira eficaz;
IV – Segmentar um mercado é dividir o mercado pretendido em grupos de compradores potenciais que tenham necessidades e desejos semelhantes, percepções e valores comportamentais semelhantes;
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e II são falsas
	
	B
	III e IV são falsas
	
	C
	I e III são falsas
	
	D
	II e IV são falsas
	
	E
	I, III e IV são verdadeiras
Você acertou!
Diferentes segmentos de mercado pedem planos de marketing diferentes, tomemos como exemplo uma revenda de carros importados, seus apelos de produto, preço, prazo e promoção, serão diferentes de uma empresa que vende produtos populares, tais como uma revenda de produtos com preços até R$ 9,99. Desta forma, a segunda afirmação é falsa.
Questão 4/5
Analise a tabela a abaixo e responda:
Fonte: GEM/2013
A pesquisa GEM/2013 nos mostra que ter seu próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, só perde para os sonhos de ter uma casa própria e viajar pelo Brasil. A maioria dos entrevistados afirma não ter mede de fracassar, o que é positivo, mas para ter sucesso o empreendedor também precisa investir na sua capacitação e buscar um diferencial para os seus produtos e serviços. Os dados da tabela 4.2 nos mostram que:
I - O comércio e os serviço representam as principais preferências dos empreendedores brasileiros na hora de abrir os seus próprios negócios, sendo que a venda de roupas e acessórios representam 8,6% dos negócios e os restaurantes e outros negócios de bebidas e alimentação representam 8,2 % das ideias de negócios. De cada 100 brasileiros 17 estão envolvidos em atividades empreendedoras.
Desta forma,
II - Modelar de forma diferentes ideias de negócios semelhantes podem ser determinantes para o sucesso de um negócio, restaurantes de comida mineira, gaúcha, árabe, nordestina, amazônica. Lojas de roupas para mulheres, crianças, homens, tamanhos acima da média, lojas combinadas de roupas e acessórios, roupas e calçados, roupas e salões de beleza, podem ser pensadas modelando-se ideias de negócios com o uso do BMG Canvas.
Marque a alternativa correta:
	
	A
	Ambas estão certas, mas a segunda não explica a primeira
	
	B
	Ambas estão certas e a segunda complementa a primeira
Você acertou!
Em ambientes competitivos, onde muitas pessoas decidem investir nos mesmos tipos de negócios, cabe ao empreendedor estabelecer diferentes propostas de valor para o seu negócio, como uma forma de se diferenciar dos demais. Assim sendo, o BMG Canvas apresenta-se como uma possibilidade para a geração destas diferentes propostas de valor.
	
	C
	A primeira está certa e a segunda é falsa
	
	D
	A primeira está certa, porém a segunda não se aplica aos dados da primeira
	
	E
	Ambas são falsas
Questão 5/5
José, numa entrevista de processo seletivo para ocupar a vaga de uma grande empresa, respondeu que as empresas são sistemas abertos e compostas de vários subsistemas.
Assinale a alternativa que explica corretamente a resposta dada por José ao entrevistador.
	
	A
	As empresas não apresentam relações de intercâmbio com o ambiente e são compostas por um conjunto de elementos em interação reciproca e dinâmica.
	
	B
	As empresas apresentam relações de intercâmbio com o ambiente através das entradas e saídas e são compostas por um conjunto de elementos em interação recíproca.
Você acertou!
De acordo com Oliveira (2009), as entradas são os insumos (matéria prima) e as saídas são o resultado do processamento (transformação) destes insumos.
	
	C
	As empresas apresentam relações de intercâmbio com o ambiente e são compostas por elementos totalmente isolados que não possuem nenhum tipo de interação.
	
	D
	As empresas não apresentam relações de intercâmbio com o ambiente e são compostas por elementos totalmente isolados que não possuem nenhum tipo de interação.
Conheça o novo AVA

Outros materiais