Buscar

Câmara Internacional do Comércio CCI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMAS DE GESTÃO:
CÂMARA INTERNACIONAL DO COMÉRCIO - ICC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL
1
COMPONENTES :
ANDRESSA CAROLINE DE LIMA
CÁREN KOCH DA ROSA
ELIEZER SILVEIRA MUNHOZ
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL
PROFESSORA: MARGARETE SPONCHIADO
INTRODUÇÃO
	
	DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
“É o desenvolvimento que visa atender as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas necessidades em relação aos recursos naturais.”
	Com a globalização e o desenvolvimento do comércio, surgem diversas instituições para organizar, padronizar, e desenvolver políticas e diretrizes para promover o comércio internacional. Dentre as instituições pode-se destacar a Câmara de Comércio Internacional 
	Também será definido o que é um SGA - Sistema de Gestão Ambiental, que é um modo frequentemente usado em conjunto com as regras do CCI, o SGA é uma breve forma de organizar e criar soluções para os problemas ambientais existentes.
A Câmara de Comercio Internacional - CCI
	“Trata-se de uma organização não governamental, fundada em 1919, sediada em Paris, que congrega empresas e associações comerciais de diversos países. Seu objetivo principal é promover o comércio.” (LOPEZ e GAMA, 2011, p.128). 
Sediado na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC, no Rio de Janeiro, o Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil) foi criado em 23 de outubro de 1967 com o objetivo de divulgar as práticas comerciais internacionais recomendadas pela International Chamber of Commerce (ICC)
Voz do comércio;
Crescimento econômico;
Desenvolvem reuniões periodicamente para reavaliar as comissões;
HISTÓRIA DA ICC
	
	De acordo com o site oficial da CCI, em 1929, alguns empresários e financistas decidiram criar uma organização que representasse a voz do comércio internacional e que defendesse a economia global como uma força para o crescimento econômico, além da criação de trabalhos e a prosperidade no ramo comercial. 
		A CCI lutou durante todos estes anos de depressão para conter a onda de protecionismo. Além de emitir a primeira versão de seu Uniform Customs and Practice para Créditos Documentários, ainda usados pelos bancos ao redor do mundo para financiar o comércio. 
ADMINISTRAÇÃO CCI
		
		A administração da CCI é dividida entre Quadro Executivo, Conselho Mundial, Diretoria e Secretaria Geral. 
Conselho Mundial: É a administração suprema da CCI, equivalente a assembleia geral de uma organização intragovernamental, porém seus representantes são executivos. O Conselho garante a aplicação do trabalho da CCI. É responsável por nomear o Diretor e o Vice-Diretor da CCI, por uma duração de 2 anos. 
Diretoria e Secretaria Geral: O Diretor, seu antecessor e o Vice-Diretor formam a Diretoria. A Secretaria Geral da CCI, nomeada pelo Conselho Mundial, direciona o Secretariado Internacional e trabalha juntamente com os comitês nacionais para implementar os programas da CCI. 
Quadro Executivo: É responsável pelo desenvolvimento e pela implementação da estratégia, política e programa de ação da CCI, e também pela supervisão de questões financeiras da organização. O Quadro Executivo também é responsável pela recomendação ao Conselho Mundial da nomeação da Diretoria e Secretariado geral. 
COMISSÕES POLITICAS
As Comissões da CCI são órgãos coorporativos especializados, compostos por peritos em negócios que examinam grandes problemas de interesse mundial no ramo dos negócios. Eles preparam produtos políticos, incluindo declarações para contribuir com discussões intergovernamentais, assim como regras e códigos para facilitar transações internacionais de negócios. 
ARBITRAGEM
A comissão de arbitragem é um órgão específico para as disputas internacionais. Cujo objetivo é promover a resolução dos litígios internacionais, por meio da arbitragem, mediação, perícia entre outras maneiras de resolver conflitos. 
BANCÁRIO
A Comissão Bancária é a maior Comissão da CCI, os principais objetivos são produzir normas e fazer revisões para serem enviadas aos setores específicos até que a norma geral seja aprovada. 
DIREIRO COMERCIAL E PRÁTICA
A Comissão de Direito Comercial e Prática, promove a regularização das regulamentações de forma a favorecer as transações comerciais internacionais entre as empresas, com regras padronizadas, modelos de contratos, questões jurídicas etc. 
COMPETIÇÃO
A Comissão em Competição visa assegurar que as necessidades empresariais e os mercados globais considerem a formulação e implementação de leis e políticas de concorrências. 
RESPONSÁBILIDADE CORPORATIVA E ANTICORRUPÇÃO
A Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção promove o desenvolvimento da ética, anticorrupção, códigos de responsabilidades empresariais. Cujo objetivo é combater a extorsão e a propina. 
ADUANEIRA E DESEMBARAÇO COMERCIAL
O objetivo desta Comissão é de facilitar as transações comerciais nas fronteiras e principalmente relacionadas aos procedimentos e políticas aduaneiras. 
ECONOMIA DIGITAL
A Comissão referente a economia digital tem como objetivo alcançar todo o potencial do comércio eletrônico, por meio de desenvolvimento de políticas e ferramentas que estimulem a concorrência, o crescimento, segurança, livre fluxo das informações e o comércio global pelo canal da Internet e dos sistemas de telecomunicações.
GRUPO DE POLITICA ECONÔMICA
O Grupo de Política Econômica é um formado por especialistas econômicos e financeiros dentro da comunidade global, e formulam recomendações e políticas para os governos referente as questões macro-econômicas que aparecem devido a globalização e pela economia global.
MEIO AMBIENTE E ENERGIA
A Comissão de Energia e Meio Ambiente atua como voz para os negócios internacionais, representa os membros da CCI em diálogos globais para estas questões. A Comissão oferece parceria nas negociações intergovernamentais como já atuou na Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Comissão das Nações Unidas e desenvolvimento Sustentável e Programa Ambiental da ONU. 
PROPRIEDADE INTELECTUAL
A visão da CCI é que com a proteção da propriedade intelectual irá estimular, inovar e desenvolver as indústrias que estão no ramo do conhecimento e também estimula o comércio internacional, cujo objetivo é criar uma atmosfera amigável e favorável para as transferências de tecnologias, assim como investimentos estrangeiros. 
MARKETING E PUBLICIDADE
A Comissão se reúne duas vezes ao ano e verifica as questões politicas relacionadas ao mundo dos negócios e por meio de forças-tarefas especificas para promover o durante o ano a publicidade e marketing sobre tais questões. 
TRIBUTAÇÃO
Promove a transparência e não discriminatória dos investimentos financeiros estrangeiros e lucro e procura eliminar as barreiras fiscais nas transações internacionais, assim como é feito também a analise da evolução da politica fiscal internacional e legislação, e apresentam projetos governamentais e intergovernamentais
COMÉRCIO E POLITICA DE INVESTIMENTO
Esta Comissão específica promove uma economia global aberta e incentiva o comercio internacional e de investimento pelas empresas com o objetivo de criar emprego, desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida. 
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA
É o conjunto de diretrizes adotadas para a implementação de uma política ambiental numa determinada empresa ou unidade produtiva que especifica competências, comportamentos, procedimentos e exigências a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços.
A implantação de um sistema de gestão ambiental depende de 3 pilares fundamentais:
Base organizacional: estabelecimento de rotinas administrativas e operacionais, estrutura funcional, responsabilidade e autoridade, planejamento, recursos, etc.
Base técnica: conhecimento dos aspectos ambientais associados às atividades, instalações, produtos e serviços e como controlá-los.
Base jurídica: conhecimento e atendimento dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis à organização.
MODELO SGA DO CCI
Em abril de 1991, na Segunda Conferência Mundial da Indústria sobre a Administração Ambiental (WICEM II) realizada em Roterdã, na Holanda, organizada pela Câmara Internacional do Comércio (ICC) houve a apresentação e assinatura da Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, proposto pela própria Câmara
CARTA EMPRESARIAL PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Possui dezesseis princípios a serem assumidos pelas empresas , no estabelecimento de um sistema de gestão ambiental.
Prioridade Empresarial
Reconhecer o gerenciamento ambiental como uma das primeiras prioridades da empresa é um fator determinante para o desenvolvimento sustentável; estabelecer políticas, programas e práticas para conduzir as operações de maneira ambientalmente sadia.
Gerenciamento Integrado
Integrar plenamente essas políticas, programas e práticas em cada ramo de atividade, como elemento essencial do gerenciamento em todas as suas funções. 
Processo de Aperfeiçoamento
Continuar a aprimorar as políticas, programas e o desempenho ambiental da empresa, levando em conta os progressos técnicos, o avanço científico, as necessidades do consumidor e as expectativas da comunidade, tendo como ponto de partida as regulamentações legais, e aplicar os mesmos critérios ambientais no nível internacional.
Educação do Empregado
 Educar, treinar e motivar os empregados para que suas atividades sejam conduzidas de maneira ambientalmente responsável.
Avaliação Prévia
Avaliar os impactos sobre o meio ambiente antes de iniciar uma nova atividade ou projeto, e antes de desativar instalações ou retirar-se de um local.
Produtos e Serviços
Desenvolver e oferecer produtos ou serviços que não tenham nenhum impacto ambiental indevido e sejam seguros no uso a que se destinam, que sejam eficientes no consumo de energia e recursos materiais, e que possam ser reciclados, reutilizados ou removidos com segurança.
Orientação do Cliente
Aconselhar e, quando apropriado, educar os clientes, os distribuidores e o público em geral quanto à segurança no uso, transporte, armazenagem e remoção dos produtos oferecidos, aplicando as mesmas considerações à prestação de serviços.
Instalação e Operções
Desenvolver, projetar e operar instalações e conduzir atividades levando em conta o uso eficiente da energia e matérias-primas, o uso sustentável dos recursos reutilizáveis, a minimização de impactos ambientais adversos e da geração de lixo, e a remoção segura e responsável de resíduos.
Pesquisa
Realizar ou apoiar pesquisas sobre os impactos ambientais de novas matérias-primas, produtos, processos, emissões e lixos associados com o empreendimento, bem como sobre os meios de minimizar quaisquer impactos adversos.
Abordagem Cautelosa
Modificar o processo de produção, a comercialização ou o uso de produtos ou serviços, ou a condução, de atividades, de acordo com o conhecimento técnico e científico, para evitar séria ou irreversível degradação ambiental.
Fornecedores e Empreiteiros
Promover a adoção destes princípios pelos empreiteiros que agem em nome da empresa, encorajando e, quando apropriado, exigindo um aprimoramento de suas práticas para torná-las coerentes com as da empresa; e encorajar a ampla adoção destes princípios pelos fornecedores.
Alerta para Emergências
Desenvolver e manter, quando existirem perigos significativos, planos de alerta para emergências em conjunto com os serviços emergências, as autoridades pertinentes e a comunidade local, reconhecendo potenciais impactos fora da empresa.
Transferência de Tecnologia
Contribuir com a transferência de tecnologia e métodos gerenciais ambientalmente corretos para todos os setores industriais e públicos.
Contribuir para o Esforço Comum
Contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas e para os programas e iniciativas educacionais empresariais, governamentais e intergovernamentais que venham a ampliar a consciência ambiental e a proteção do meio ambiente.
Abertura às Preocupações Sociais
Promover a abertura e o diálogo com os empregados e com o público, antevendo e respondendo às suas preocupações quanto aos perigos e impactos potenciais das operações, produtos, resíduos ou serviços da empresa, incluindo aqueles que se fazem sentir fora da empresa ou em nível global.
Cumprir as Exigências e Emitir Relatórios
Medir o desempenho ambiental; realizar auditorias e avaliações ambientais periódicas sobre o aumento das exigências da empresa, das normas legais e destes princípios; e oferecer e periodicamente as informações adequadas ao Conselho diretor, aos acionistas, aos empregados, às autoridades e ao público.
CONCLUSÃO
Neste estudo foi possível compreender que a CCI (Câmara do Comércio Internacional) é uma instituição não governamental, cujo objetivo principal é promover o comércio. 
No desenvolvimento histórico foi possível observar a necessidade de uma organização que defendesse os interesses econômicos logo após a Primeira Guerra Mundial. Os pioneiros não imaginavam que tal organização seria extremamente importante para a economia global.
... ter uma visão positiva do futuro nos fará viver... 
... agir no universo e fazer alguma diferença... 
... uma visão mais ação pode mudar o mundo...
 
 Extraído do vídeo – O poder da visão
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ICC. About. ICC. Disponível em: http://www.iccwbo.org/about-icc/. Acesso em: 20 de novembro de 2013. 
ICC. Commissions. Disponível em: http://www.iccwbo.org/about-icc/policy-commissions/. Acesso em: 20 de novembro de 2013. 
ICC. Governance. Disponível em: http://www.iccwbo.org/about-icc/governance/. Acesso em: 20 de novembro de 2013. 
ICC. History. Disponível em: http://www.iccwbo.org/about-icc/history/. Acesso em: 20 de novembro de 2013
52
 MUITO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais