Buscar

Exercícios de Esquemas de Reforçamento Intermitente sem gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Esquemas de Reforçamento Intermitente (Capitulo 7)
“Um esquema de reforço em que o número de reforços obtidos depende do número de respostas emitidas se chama um ________________. Jogar dados pode ser reforçado em um esquema de ________________.” (HOLLAND e SKINNER, 1927)
Esquema de razão, razão fixa.
Esquema de intervalo, intervalo variável.
Esquema de razão, intervalo variável.
Esquema de razão, razão variável.
Esquema de intervalo, intervalo fixo.
2) Leia atentamente as frases abaixo adaptadas de HOLLAND e SKINNER (1927):
 “Um pombo não poderia mudar abruptamente de reforço contínuo para uma razão fixa de 900 porque o operante estaria extinto antes da 900ª respostas.”
 “Para produzir uma elevada frequência de respostas sem pausas apreciáveis, poderíamos usar um esquema de razão variável.”
“São necessárias muito menos repostas não reforçadas para extinguir um operante depois do reforço intermitente do que depois de reforço contínuo.”
Estão corretas:
I e II apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas. 
I, apenas. 
3 – Os fãs de futebol costumam assistir na TV os jogos dos campeonatos regionais e nacionais. Podemos entender que alguns dos reforçadores envolvidos nesse comportamento são: os gols, dribles, cobranças de faltas, pênaltis e as polêmicas envolvendo arbitragem.
	Os jogos tem duração de 90 minutos com 15 minutos de intervalo nas quartas feiras às 21 horas e nos sábados e domingos às 18 horas.
Assinale a alternativa correta:
O comportamento de ligar a TV é reforçado em ____________ e o comportamento de assistir aos jogos em ___________.
(a) Intervalo fixo e intervalo variável
(b) CRF e Razão Fixa
(d) Intervalo variável e Intervalo fixo
(d) Razão Variável e CRF
(e) Razão fixa e razão variável
Questão 4. 
Carlos é um jovem de 20 anos, e assim como muitos outros de sua idade, gosta de sair para danceterias para conhecer novas garotas. Não é sempre que Carlos atinge seu objetivo quando aborda as moças que lhe atrai. Contudo, algumas vezes ele consegue ser bem sucedido, principalmente, após várias tentativas. Geralmente, quando Carlos vai a uma danceteria ele apresenta certo “padrão típico”: ele aborda um grande número de garotas e, muitas vezes, não para entre uma tentativa e outra, passando por diversas mulheres em sequência. Além disso, ele parece “inabalável”, não se deixando abater pelo número de tentativas frustradas. 
Pelas características de seu comportamento, é possível afirmar que o comportamento de Carlos de abordar garotas é mantido pelo esquema de: 
(A) Reforçamento de razão fixa. 
(B) Reforçamento de razão variável.
(C) Reforçamento de intervalo fixo.
(D) Reforçamento de intervalo variável.
(E) Reforçamento de tempo variável.
Leia o texto abaixo e responda às questões 5 e 6, utilizando os conceitos e termos próprios da análise do comportamento:
Os pais de Juliana procuram um psicólogo clínico comportamental com o seguinte relato: Juliana tem 10 anos de idade e é muito ansiosa, quer que tudo saia do jeito que ela espera, rói unhas, arranca fios de cabelo. Não está contente com as coisas que os pais tentam com muito sacrifício proporcionar para ela. A menina foi adotada quando tinha 6 meses. Os pais não podiam ter filhos e enfrentaram todo o processo da fila de adoção, esperando pela criança. Desde que ela chegou procuram sempre oferecer o melhor para ela. Ela sabe que é adotada e faz questão de ficar contando isso para todo mundo, o que incomoda seus pais. Em casa, recusa-se a ajudar a mãe nas tarefas domésticas, o pai tenta corrigir a filha às vezes batendo ou deixando-a de castigo. Durante a primeira entrevista, a mãe relatou que quando ela está na casa de outras pessoas, ajuda a limpar a casa e todos se admiram do quanto ela é prestativa. 
5) Por que Juliana nunca está contente com as coisas que os pais, com sacrifício, tentam lhe proporcionar? Que tipo de esquema de reforçamento eles têm adotado em relação à ela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) O que explica o fato da menina não colaborar nos serviços domésticos em sua casa e fazer isso muito bem quando está na casa de outras pessoas?
Discriminação operante.
Generalização operante.
Generalização respondente.
Dessensibilização sistemática
Punição positiva.
Justifique: _____________________________________________________________________________

Outros materiais