Buscar

HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTALl AV 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0493_AV_201301015369 » HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: ANDERSON FERREIRA DOS SANTOS 
	Professor:
	ANA PAULA SAMPAIO CALDEIRA
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 6,8        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2013 14:30:20 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301074457)
	6a sem.: Feudalismo
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Complete a frase: "O feudalismo foi um modo de organização..."
		
	
	... social e cultural baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando pouco de acordo com a época e o local e possuindo a terra como principal bem de riqueza, uma estrutural social com grande mobilidade social, pouco hierarquizada e com uma política centralizada (o rei representava uma forte autoridade). 
	
	... social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando muito de acordo com a época e o local e possuindo a terra como principal bem de riqueza, uma estrutural social com pouca mobilidade social, fortemente hierarquizada e com uma política descentralizada (embora houvesse um rei, ele não representava uma forte autoridade). 
	
	... cultural e político baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando muito de acordo com a época e o local e possuindo os metais preciosos como principal bem de riqueza, uma estrutural social com muita mobilidade social, apesar de fortemente hierarquizada e com uma política descentralizada (embora houvesse um rei, ele não representava uma forte autoridade). 
	
	... social, político e cultural baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando pouco de acordo com a época e o local e possuindo a terra como principal bem de riqueza, uma estrutural social com grande mobilidade social, fortemente hierarquizada e uma política centralizada (o rei representava uma forte autoridade). 
	
	... social e econômico baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando muito de acordo com a época e o local e possuindo os palácios como principal bem de riqueza, uma estrutural social com grande mobilidade social, pouco hierarquizada e com uma política descentralizada (embora houvesse um rei, ele não representava uma forte autoridade). 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301074431)
	15a sem.: Idade Média
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Se utilizássemos em uma conversa com homens medievais a expressão "Idade Média", eles não entenderiam. Eles, como todos os homens de todos os tempos históricos, se viam vivendo na época contemporânea. Assim, falarmos em Idade Média representa uma rotulação, uma necessidade de se dar nome aos períodos passados. Foi o século XVI que elaborou tal conceito, que acabou por absorver concepções dos homens renascentistas. Com relação ao termo "Idade Média", é correto afirmar que: 
		
	
	Expressava um período de Romantismo, da primeira metade do século XIX. Vista como época de fé, autoridade e tradição o período medieval oferecia um remédio à insegurança e aos problemas decorrentes de um culto exagerado ao cientificismo. 
	
	Expressava como um período de extrema dominação religiosa pagã e que relegando a Igreja Católica a um segundo plano. A hegemonia Católica, de fato, só viria no Período Moderno. Como conseqüência, há uma desvalorização do período medieval pelos eclesiásticos, que viam os medievos como hereges. 
	
	Expressava como um período visto como de barbárie, ignorância e superstição. Logo, de um tempo intermediário, de uma Idade Média, situada entre o apogeu das sociedades greco-romanas e da retomada de seus valores, já na Idade Moderna. 
	
	Expressava uma valorização indisfarçada pelos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Tudo que estivera entre estes dois períodos de criatividade artístico-literário (do ponto de vista do século XVI) era apreciado e entendido como berço da civilização moderna. 
	
	Expressava s valorização de um período que seria lembrado como o berço dos futuros estados europeus. Assim vista como momento de origens das nacionalidades ela satisfazia os novos sentimentos políticos do século XIX. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301034654)
	11a sem.: Renascimento urbano
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	O século XII foi o cenário do aumento de população nas cidades medievais, evento denominado pela historiografia como Renascimento urbano. Sobre a cidade medieval, deste período, podemos afirmar que: 
		
	
	Em geral as cidades medievais surgiram de forma espontânea sem relação com os antigos núcleos romanos. 
	
	O rendimento das cidades medievais pouco se relacionava ao campo, já que dependia exclusivamente das atividades comerciais realizadas em seu interior. 
	
	Os jornaleiros foram a base da formação do lumpemproletariado urbano.
	
	A manutenção das muralhas ficava a cargo somente do senhor das terras em que estas eram construídas.
	
	A muralha da cidade foi a base material de identidade urbana, conquanto permanecia mesclada ao campo; ao mesmo tempo que o deixa de fora, recebe em seu interior pedaços do campo, terrenos cultivados e os camponeses refugiados. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301043095)
	4a sem.: Carlos Magno
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	"Naquele dia santíssimo da Natividade do Senhor, quando o rei se ergueu depois de orar na missa [rezada] em frente ao túmulo do bem-aventurado Pedro apóstolo, o Papa Leão colocou-lhe uma coroa na cabeça e todo o povo dos Romanos o aclamou: "Vida e Vitória para Carlos Augusto, coroado por Deus grande e pacífico Imperador dos Romanos!" E depois deste louvor foi adorado pelo apostólico à maneira dos antigos príncipes e, posta de parte a denominação de patrício, foi chamado imperador e augusto". (Annales Laurissenses. A. 801, Fernanda Espinosa, Monumenta Germaniae Histórica - Scriptores, t. I, Hannover. Citado em Antologia de textos históricos medievais)
 "[Carlos Magno] foi a Roma a fim de restaurar a ordem nos negócios muito perturbados da Igreja e aí permaneceu durante todo o Inverno. Nessa altura, recebeu os títulos de Imperador e Augusto. Mas a princípio desagradou-lhe tanto este acto que declarou que se acaso tivesse podido conhecer com antecedência a intenção do pontífice, não teria entrado na Igreja naquele dia, embora fosse um dia muito festivo." (Vita Karoli Imperatoris Einhardi, caps. XXVII e XXVIII, A. Teulet, Euvres Completes  - Eginhard, t. I, Société de le Histoire de France. Citado em: Fernanda Espinosa, Antologia de textos históricos medievais)  
Os textos tratam do mesmo fato histórico, sobre o qual é correto afirmar que: 
		
	
	A vitória de Pepino III, o Breve, coroado pelo papa em Roma. 
	
	Coroação de Luís, o Piedoso, o primeiro imperador franco católico. 
	
	Coroação de Oto I, sucessor de Carlos Magno como Imperador do Ocidente. 
	
	Coroação de Carlos Magno em Roma, com a ideia de restituição do Império. 
	
	A vitória de Carlos Martel e a coroação na igreja de Arlés. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301052967)
	3a sem.: Reinos germânicos
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	"Neste tempo [governo de Ramismundo], Ajax, de origem gálata, feito apóstata ariano, surgiu entre os suevos, com a ajuda de seu rei, como inimigo da fé católica e da divina trindade, levando a região galiciana dos godos este pestífuro vírus e contagiando toda a terra dos suevos com esta enfermidade moral. Depois de muitos reis dos suevos permaneceram com fé na heresia ariana, Teodomiro restabeleceu a potestade verdadeira." (Tradução livre)
 
	Exemplifique e explique duas características da relação da Igreja e as lideranças políticas dos reinos germanos ao longo dos séculos VI e VII:
		
	
Resposta: A igreja buscava laços com esses grupos, e os mesmos com a igreja em busca de interesses próprios. podemos ver grupos germanicos sendo convertidos e a igreja buscando poder com essas alianças.
	
Gabarito: Podem ser citados Francos e Gregório de Tours, a conversão dos visigodos ou Martinhode Braga e o reino suevo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301101570)
	11a sem.: Comércio
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	O crescimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média:
		
	
	fez surgir um novo grupo social, ligado às atividades artesanais e mercantis; 
	
	expandiu as atividades agrícolas, com o declínio do uso de moedas nas trocas; 
	
	permitiu o desenvolvimento do trabalho livre, isento de quaisquer restrições; 
	
	consolidou as estruturas feudais, como a economia de subsistência e a suserania; 
	
	criou uma infra-estrutura tão adequada, que provocou intenso êxodo rural 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301123716)
	3a sem.: Visigodos
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A organização dos visigodos teve fase bastante específicas, uma das mais especiais é a de sua aliança com a Igreja Católica.  Podemos entender este momento como: 
		
	
	O rompimento da aliança entre a população local de hispano-romanos, que tinha no episcopado sua liderança, e a elite político-militar visigótica.
	
	A aliança entre a população local de hispano-romanos, que tinha nos generais romanos sua liderança, e a elite político-militar visigótica. 
	
	A aliança entre a população local de hispano-romanos, que tinha no episcopado sua liderança, e a elite político-militar visigótica. 
	
	A aliança entre a população local de hispano-romanos, que tinha no episcopado sua liderança, e a elite religiosa ariana visigótica. 
	
	A aliança entre a visigodos, que tinha no episcopado sua liderança, e a elite político-militar romana.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301039460)
	3a sem.: Invasões Barbaras
	DESCARTADA 
	"Já que quase todas as nações bárbaras beberam sangue romano e rasgaram nossas entranhas, por que será que nosso Deus entregou o mais poderoso dos Estados e o povo mais rico, que leva o nome de romano, ao forte domínio de inimigos que eram tão fracos? Por que? A menos que reconheçamos [...] que é uma questão de mérito, e não de força [...]." 
(Biblioteca de História Universal LIFE. Os Povos Bárbaros na História, 1970.) 
O texto refere-se à hostilidade dos romanos em relação aos povos bárbaros e à idéia de que os bárbaros representavam castigo divino pelos pecados de Roma. Marque a assertiva correta sobre o contexto apresentado pelos historiadores em relação às invasões bárbaras. 
		
	
	Os hunos, diferentemente dos germanos, entraram de forma pacífica nos limites do Império Romano, sendo inclusive, alguns deles, aceitos como soldados. 
	
	Com o aumento do número de soldados, algumas fronteiras ficaram desprotegidas o que facilitou a penetração de povos bárbaros no território romano. 
	
	Os germanos - subdivididos em anglo, saxões, lombardos, francos e muçulmanos foram o principal e mais numeroso grupo bárbaro a invadir o Império Romano. 
	
	Os bárbaros foram tão importantes para a formação da Europa atual que muitos lugares ainda têm nomes originários dos grupos que os ocuparam, a exemplo dos francos que formaram a atual França. 
	
	Os romanos chamavam de bárbaros todos os povos que viviam fora de seu território independente de falarem também o latim
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301113435)
	12a sem.: Idade Média
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Sobre a Idade Média europeia, é CORRETO afirmar que: 
		
	
	com as invasões dos povos germânicos, bibliotecas foram destruídas e, diante da carência de livros, as universidades ficaram impedidas de ensinar. 
	
	a forma encontrada pela Igreja para combater as heresias foi o Tribunal do Santo Ofício e a pena de exílio em Roma aos condenados. 
	
	entre os pensadores medievais responsáveis pela elaboração da ortodoxia católica, destacaram-se Santo Agostinho, Martinho Lutero e Santo Tomás de Aquino. 
	
	a Idade Média pode ser caracterizada pela expressão "noite de mil anos", pois foi um período histórico no qual houve decadência nas Artes, nas Ciências e na Teologia. 
	
	o comportamento do clero cristão nas cidades, quando se afastava dos ensinamentos de Cristo e das normas da Igreja, favoreceu o surgimento de movimentos heréticos. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301035189)
	4a sem.: Império Carolíngio
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A Coroação de Carlos Magno por Leão III acabou por ser útil não só para a Igreja, mas para o próprio Rei. Considere as afirmativas abaixo sobre esse evento: 
I. O Papa Leão III coroou Carlos como "imperador dos romanos" em Roma numa cerimônia a pedido do próprio Carlos Magno, com o intuito de cobrar antigos favores que o Império havia feito a Igreja. 
II. A coroação de Carlos era uma jogada papal numa série de gestos simbólicos que vinham definindo os papéis mútuos da auctoritas papal e da potestas imperial, a cerimônia reconheceu formalmente o império franco como sucessor do romano (ocidental). 
III. A coroação deu legitimidade à primazia carolíngia entre os francos, reconhecendo Carlos Magno como alguém que restaurou boa parte do território Romano e expandiu a Cristandade necessitando de um título que comportasse sua importância política. 
IV. A coroação de Carlos Magno aproximou a Igreja do Império e diminuiu o afastamento que a Instituição sofria. 
V. A coroação de Carlos Magno como primeiro imperador depois do fim do Império Romano Ocidental pelo Papa era uma forma de reafirmar o poder da Igreja e resgatar a imagem de Leão III. 
São corretas: 
		
	
	Somente as afirmativas I-III-IV
	
	Somente as afirmativas I-III-IV-V
	
	Somente as afirmativas I-II-III-V 
	
	Somente as afirmativas I-III-V
	
	Somente as afirmativas II-III-IV-V
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301034525)
	2a sem.: Formação da Sociedade Medieval
	Pontos: 0,4  / 0,8 
	"A participação do primeiro deles [a herança romana clássica] na formação da Idade Média deu-se sobretudo após a profunda crise do século III, quando o Império Romano tentou a sobrevivência por meio do estabelecimento de novas estruturas, que não impediram (e algumas até mesmo aceleraram) sua decadência, mas que permaneceriam vigentes por séculos (...)Nesse mundo em transformação, a penetração germânica intensificou as tendências estruturais anteriores, mas sem alterá-las."
 (FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.) 
Com base nos processos descritos no texto acima, identifique: a) Características do romanismo que contribuíram para a formação da sociedade medieval. b) Características do germanismo que contribuíram para a formação da sociedade medieval. 
		
	
Resposta: a) cobranças de impostos, a busca pelo ser romano. b) O juramento de fidelidade,
	
Gabarito: a) Caráter sagrado da monarquia, idéia de império, crescente fiscalismo sobre o campo, petrificação da hierarquia social, latim. b) Pluralidade política, obrigações recípocras entre guerreiros e chefes, perda do caráter mediterrânico do Ocidente.

Outros materiais