Buscar

ordem e progresso augusto comte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Augusto Comte nascido em 1728 foi um importante filósofo francês que criou o positivismo e tratou a sociologia como ciência sendo considerado o seu fundador. Durante sua vida fez grandes colaborações para o desenvolvimento da sociologia, criando a Lei dos Três Estados e construindo conceitos muito importantes como o de Ordem e Progresso.
Para Comte a sociologia era representada por duas divisões, sendo elas a estática (ordem) e a dinâmica (progresso). A ordem representava os elementos que mantém a sociedade enquanto o progresso representava uma ilustração das mudanças sociais. Assim, o autor também afirmava que a ordem seria a aptidão a agir enquanto o progresso o fato de agir efetivamente. O Brasil possui a frase “Ordem e Progresso” na sua bandeira, utilizando muito essa frase com base nas ideias de Comte.
Comte também era considerado um reformador. Para ele as coisas deveriam se realizar por si mesmas, sem serem forçadas a entrar em vigor. Com isso, a ordem e o progresso fariam parte da sociedade a partir desse pensamento, sem serem colocadas em prática através de uma revolução ou com a utilização da violência. 
Em relação à estática, o autor achava que a religião conseguiu ao longo do tempo manter a ordem tendo um grande êxito nesse quesito, mesmo que para ele, ela não possuía mais esse papel e já era algo extremamente ultrapassado. 
Assim, para o filósofo e sociólogo Augusto Comte o progresso estava submetido à ordem, sendo esse progresso apenas uma atualização desta.

Outros materiais