Buscar

Texto 6 O QUE SAO PROJETOS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto 6 - O QUE SÃO PROJETOS SOCIAIS
	Projetos são ferramentas de ação que delimitam uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazos, responsabilidades e avaliação. Já os Projetos Sociais são uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social ou alguma instituição.
	Nesse sentido, o Projeto Social é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.
	É temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. É único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular.
	Um projeto existe para provocar mudanças, ou seja, trazer uma contribuição real para uma determinada comunidade, público alvo ou causa social. Dessa forma, na elaboração de um projeto social é fundamental estabelecer os objetivos que se quer alcançar com o projeto. Essa definição de objetivos e importante para não se desperdiçar tempo e recursos valiosos, itens raros na atuação conjuntura econômica.
	Dessa forma, o projeto é uma iniciativa com início e fim, necessitando de recursos próprios para alcançar resultados específicos. No caso de projetos sociais, eles nascem para dar respostas aos problemas e são responsáveis por alterar a realidade da organização, estruturando-a e promovendo seu desenvolvimento. 
	Os projetos sociais também são utilizados para captação de recursos, uma vez que projetos bem elaborados servem para que os financiadores possam visualizar melhor as intenções da Organização. Além disso, a partir da análise do projeto os avaliadores tem como saber no que os recursos serão aplicados, que tipo de atividades serão realizadas e, principalmente, quais serão os impactos que surtirão dentro da comunidade-alvo.
	A seguir, elencamos algumas informações que são imprescindíveis em qualquer projeto e, principalmente, num projeto social:
Apresentação da organização: dados e histórico da entidade proponente, descrição dos projetos já realizados e/ou em andamento, lista de parceiros e apoiadores;
Resumo: feito depois do projeto finalizado. Deve conter as principais ideias da proposta;
Contextualização: análise da situação, histórico e situação sócio-econômica da comunidade-alvo. Utilização de dados estatísticos ou referenciais;
Justificativa: o porquê de o projeto existir e deve ser aprovado, o nível de importância do projeto;
Objetivos: geral e específicos; que estão ligados à justificativa e aos resultados desejados;
Descrição do Público-alvo: caracterização de quem será atendido pelo projeto direta e indiretamente. Quantidade direta e indireta de beneficiários;
Quadro de Metas: relacionadas aos objetivos específicos, são as ações e os resultados que definirão o impacto do projeto. Devem ser acompanhadas dos indicadores quantitativos e qualitativos;
Metodologia: como o projeto será executado, quais modelos ou tecnologias sociais serão utilizados. Como será monitorado e avaliado;
Equipe Executora: (quem) a equipe profissional responsável pela execução e acompanhamento do projeto e como essa equipe irá trabalhar;
Parceiros: quem apoiará o projeto ou apóia a instituição;
Cronograma de execução: ações dispostas em prazos numa linha do tempo;
Orçamento: deve ser objetivo e claro, de acordo à disponibilidade do financiador;
Anexos: relatórios, cartas de apoio, currículo dos profissionais e o que a organização achar necessário para reforçar o projeto.
Ciclo de vida de um projeto:
	Como os projetos são empreendimentos únicos com data para inicio e término, durante as execução do projeto acontece o chamado Ciclo de Vida, que é formado por diversas fases que podem se repetir inúmeras vezes durante cada etapa. Assim, podemos descrever o ciclo de vida de um projeto da seguinte forma:
Iniciação: É a fase na qual se define e autoriza um projeto ou uma fase de um projeto;
Planejamento: Fase onde ser define e/ou se refina os objetivos do projeto, e planeja os cursos de ação necessários para atingir os objetivos e escopos previstos;
Execução: Integra recursos, à luz das restrições de tempo, escopo e recursos, para o cumprimento do que foi planejado;
Monitoramento e Controle: Mede e monitora o progresso do projeto de forma a identificar variações em relação ao planejado e proceder a correções, bem como para ajustar o planejado;
Encerramento: Formaliza a aceitação de um produto, serviço ou resultado, e conclui o projeto de forma ordenada.
	Para cada fase que compõe o ciclo são esperadas situações e acontecimentos. É por essa razão que devemos dividir o projeto em fases que são devidamente separadas. Com essa divisão, torna-se mais fácil obter uma gestão eficiente das ações. A divisão em fases também permite medir os esforços e melhorar as condições para que o projeto atinja a sua finalidade inicial.
Características de um Projeto:
	Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Portanto, elaborar um projeto é, antes de mais nada, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações. Dessa forma, podemos dizer que o projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. 
	Assim, podemos definir como principais características dos projetos as seguintes:
são temporários, possuindo um início e um fim definidos;
são planejados, executado e controlado;
entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos;
são desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva;
são realizados por pessoas e;
contam com recursos limitados.
	Nesse sentido, um bom projeto social deve ter:
Mérito: Importância para a sociedade;
Impacto: Provoca mudanças na sociedade;
Ressonância: Pode ser replicado. 
Construindo um projeto:
	Segundo uma definição das Organizações das Nações Unidas, “Projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados”. 
	Assim, para que possamos alcançar os pontos elencados nessa definição, a construção do projeto social supõe dois grandes momentos: elaboração da realidade social em evidência e redação da proposta construída a partir da elaboração.
	Dessa forma, a construção de um projeto deve ter como fundamento as seguintes propostas:
1. Caracterização da situação;
2. Definição de Objetivos; 
3. Construção de um Plano de Ação;
4. Formação de uma equipe;
5. Desenho de um plano de avaliação;
6. Elaboração de um orçamento;
7. Produção de um documento. 
	O processo de elaboração do projeto social deve ser conter muitas reflexões e análises, sendo fundamental avaliar a conjuntura e a realidade onde o projeto está inserido. Nesse processo, deve ser identificando as ameaças e oportunidades para se implantar a proposta.
	Por esse motivos, a equipe envolvida no processo de elaboração do projeto deve dedicar tempo para realizar um bom diagnóstico sobre o contexto e a problemática que pretende enfrentar, analisando o seu potencial. 
	Outro ponto fundamental na elaboração dos projetos sociais é a do envolvimento de todas as pessoas interessadas no projeto, permitindo que elas participem diretamente na fase de elaboração, com visão ampla e criatividade na busca de viabilidade.
Objetivo Geral: Missão do projeto:
	Todo projeto precisa ter metas e objetivos a serem atingidos, ao longo do horizonte de tempo de sua execução. Os Objetivos são os propósitos ou alvos que se pretende atingir, ou seja tudo aquilo que se deseja alcançar através de uma ação clara e explícita.
	Deve uma forma geral, um objetivo deve ser:
• Verificável: a consecução do objetivo deve ser passível de comprovação;
• Alcançável: o objetivo deve indicar uma situação possível de ser concretizada;
• Realista: a avaliação das condições para realização do objetivo deve ser realista;
• Específico:o objetivo deve ser claro, bem definido e compreensível para terceiros;
•Adaptado ao tempo: o objetivo deve poder ser alcançado no tempo previsto.
	
	Quando tratamos do objetivo geral, estamos nos referindo ao objetivo maior que o projeto pretende alcançar. O objetivo geral é abstrato, pois está relacionado com o que se pretende mudar com o projeto a longo prazo. Assim, o projeto contribui, mas não consegue atingi-lo integralmente.
	Por esse motivo, o objetivo geral não deve conter números ou descrição de atividades, pois ele é alcançado através dos objetivos específicos. 
	Na definição do objetivo geral, é importante explicitar o que a organização deseja realizar com o projeto, que mudanças se quer alcançar, que diferença o projeto pretende fazer, pois o objetivo geral é a afirmação capaz de demonstrar a transformação que o projeto pretende alcançar.
 	Como o objetivo geral expressa a intenção de atingir um determinado fim ou uma mudança numa determinada situação social, não deve ser quantificado e nem mesmo expressar a forma como se trabalhará.
	A partir desses pressupostos, o objetivo geral surge como outra face do problema central, apresentando-se como solução ao mesmo ,que deve ser definido numa frase curta, que descreva, de forma clara e precisa, a situação desejada ao finalizar o projeto.
Objetivos Específicos: Estratégias que serão utilizadas pelo projeto:
	Já os objetivos específicos são concretos e mensuráveis. Porém, devem ser limitados ao tempo e a região de abrangência do projeto. Eles são atingidos por meio das atividades do projeto. Para facilitar a sua elaboração, utiliza-se de palavras chaves como: Promover, apoiar, atingir, implementar, fortalecer, conscientizar.
	Podemos utilizar como um exemplo de um objetivo específico a seguinte proposta: Estimular a participação dos jovens na revitalização de espaços públicos.
 	Assim, podemos definir os objetivos específicos como os passos estratégicos para que o objetivo geral possa ser alcançado, isto é, eles são capazes de mostrar as estratégias que serão utilizadas pelo projeto.
	Os objetivos específicos são as respostas desejadas e devem prever resultados quantificáveis. Porém, deve se tomar muito cuidado para que o projeto não apresente objetivos frágeis, confusos e contraditórios. Por esse motivo, é importante ser claro e explicitar, também, os números que se pretende alcançar.
Metas:
	As metas são os compromissos expressos em termos de um objeto a ser realizado, em certa quantidade e em certo período de tempo. São sempre resultados previstos e desejáveis, jamais imprevistos e/ou indesejáveis.
	Por esse motivo, podemos definir as metas como a quantificação e temporização dos objetivos do projeto. Assim, a cada atividade ou ação definida para atingir os objetivos específicos corresponde uma meta, que é expressa em quantidade, preferencialmente. 
	As metas que não puderem ser expressas quantitativamente, serão expressas qualitativamente, indicando um estado que se pretende atingir. As metas devem ser precisas e claras, expressas por verbos do infinitivo, e conter as informações necessárias. 
	Como a definição das metas deve ter redação clara e ser mensurável , podemos utilizar verbos como: aumentar, diminuir, reduzir, manter, atingir, alcançar, ter, obter. 
	A utilização desses verbos são importantes, pois espelham os resultados quantificados que deverão ser atingidos dentro de um período de tempo previamente estabelecido, ou seja, expressa resultado e define prazo.
Resultados X Impacto:
	Em se tratando de projetos sociais, os resultados esperados são os benefícios gerados ao público-alvo através das atividades realizadas, ou seja, são as transformações decorrentes da realização do projeto e, por isso, devem estar associados aos objetivos específicos.
	Os resultados esperados são a forma concreta em que se espera alcançar os objetivos específicos. Portanto deve existir uma correspondência muito estreita entre os mesmos.
	Já o impacto produzido pelo projeto social, tem relação com a diferença provocada pelo projeto nos problemas originais. O impacto social é o nível mais alto desejado, relacionado com as transformações e a sustentabilidade. Por isso, está relacionado com o objetivo geral.
	Assim, o impacto se relaciona com às mudanças em outras áreas não diretamente trabalhadas pelo projeto (temas, aspectos, públicos, localidades, organizações etc.), em virtude de seus resultados, demonstrando seu poder de influência e irradiação. 
	Já o impacto produzido pelo projeto social, tem relação com a diferença provocada pelo projeto nos problemas originais. O impacto social é o nível mais alto desejado, relacionado com as transformações e a sustentabilidade. Por isso, está relacionado com o objetivo geral.
	Impacto diz respeito às mudanças em outras áreas não diretamente trabalhadas pelo projeto (temas, aspectos, públicos, localidades, organizações etc.), em virtude de seus resultados, demonstrando seu poder de influência e irradiação. 
Por que avaliar e monitorar?
	Quando se trata de fazer a avaliação de resultados, ela é uma fase realizada depois que o projeto se encerrou. O objetivo da avaliação é tentar descobrir quais mudanças o projeto provocou e também o que é preciso alterar para fazer melhor da próxima vez, pois todo investimento social precisa ter o foco na transformação social de uma realidade como resultado da aprendizagem proposta pelo Projeto Social. 
	O fato de se avaliar e monitorar um projeto social, facilita no momento de prestar contas aos financiadores e ajuda os participantes a aprender com a experiência. 
	Além disso, é importante para dar destaque a situações e processos que mobilizem outros atores em seu enfrentamento e para uma maior clareza sobre as dimensões dos propósitos anteriores.
	Segundo definição das Organização das Nações Unidas, "avaliação é um processo orientado a determinar a pertinência e impacto de todas as atividades, a luz de seus objetivos".
	 Nesse sentido, trata-se de um processo para melhorar as atividades ainda em marcha e ajudar os gestores e equipes no planejamento, programação e futuras tomadas de decisões. 
	Um processo de avaliação produz resultados dentro da organização, pois pode alcançar os seguintes objetivos:
alinha a equipe em termo de concepções, objetivos e foco;
provoca novas descobertas,
suscita reflexões e aprendizagens;
aprimora a prática educativa;
gera clareza dos resultados;
motiva os educadores/as e demais envolvidos;
organiza os resultados.
	Em se tratando de aspectos externos da organização, a avaliação pode atingir os seguintes propósitos:
suscita a disseminação dos resultados;
gera reconhecimento do trabalho da organização;
inspira outras organizações;
facilita a articulação e mobilização de recursos;
fortalece a área social;
contribui para influenciar políticas públicas.
Passos da avaliação:
	Para que se possa fazer uma avaliação do projeto social é necessária a identificação dos atores para formulação de indicadores.
	Indicadores são instrumentos de mensuração, que podem estar associados a metas ou não.  Dessa forma, uma forma de avaliar se os objetivos estabelecidos estão sendo ou foram alcançados é por meio da construção de indicadores.
	Um indicador é uma informação concreta que nos permite avaliar "onde chegamos", com relação aos objetivos estabelecidos. Porém, para avaliar "onde chegamos" é necessário conhecer bem "de onde partimos", ou seja, precisamos ter o diagnóstico inicial (marco zero do projeto). 
	E para o indicador fornecer uma informação concreta, deve estar profundamente relacionado ao objetivo que está medindo, ou seja, precisa ter coerência. Seguindo essa regra, os indicadores nos permitem medir desde os objetivos específicos de um projeto social até objetivos mais amplos relacionados a políticas públicas.
	Além disso, é necessário observar as seguintes situações:
Definição de propósitos e focos;
Definir as informações que eu preciso;
Eleger o grau de precisão das informações;Escolher o tipo de indicador;
Escolher fontes.
	Exemplo da aplicação dos indicadores na avaliação de um objetivo específico: "Estimular a participação dos jovens na revitalização de espaços públicos". 
Indicadores que poderão se utilizados:
Número de jovens presentes no projeto;
Grau de participação dos jovens;
Grau de apropriação dos espaços públicos pelos jovens;
Número de espaços públicos revitalizados;
Estágio de revitalização das áreas. 
	Os indicadores podem ser quantitativos ou qualitativos. Nos indicadores quantitativos os números falam por si, por exemplo: "Qual a porcentagem de jovens aprendizes contratados pelas empresas no final do período de aprendizagem"?.
	Já os indicadores qualitativos são fundamentais nos projetos sociais, uma vez que os objetivos são abrangentes e difíceis de serem medidos só pelos indicadores quantitativos, por exemplo: "Como medir também autoestima, autonomia e mudança de hábito, tão citadas nos objetivos dos projetos sociais"?
	Assim, uma forma de construir indicadores qualitativos é por meio da identificação de pistas. 
	Pista é tudo aquilo que conseguimos perceber no dia a dia e que permite visualizar o alcance dos objetivos. Portanto, uma forma de saber em que medida os jovens estão participando da revitalização de espaços públicos é por meio do levantamento de pistas.
	É importante observar que as escalas numéricas dos indicadores quantitativos são compreendidas por todos. Já as escalas construídas por meio de pistas só serão compreendidas por todos se forem definidas em conjunto e re-alinhadas sempre. É importante que as pistas sejam claras e não dêem margem a dupla interpretação.

Outros materiais