Buscar

Pesquisa Pratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307220400)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	As transformações sócio-político-econnômicas ocorridas no Brasil nos anos 1920 e 1930, gerou a mobilização de diversos segmentos da intelectualidade com objetivo de propor algo novo para a educação brasileira. Deste movimento surgiu a Escola Nova, uma proposta educacional que defendia:
		
	
	A co-educação entre Estado e família, cabendo ao Estado a oferta de ensino público, obrigatório e focalizado nas necessidades do aluno e da sociedade, e à família cabia o custeio da formação dos seus filhos.
	
	Um ensino autônomo, que garantia independência em relação aos interesses estatais, mas tendo como referência a linha adotada nas escolas católicas existentes a época.
	
	A ampliação da rede de ensino privada e pública, garantindo o caráter laico do ensino oferecido e estabelecendo faixas de pagamento de anuidades de acordo com o poder aquisitivo da família do educando.
	 
	O ensino público, laico e gratuito, de caráter obrigatório e com responsabilidade dividida entre o Estado e a família. Ao Estado cabia garantir a oferta de vagas em uma escola autônoma e à família cabia garantir a frequência escolar dos educandos.
	
	A observação da educação como um problema social, que deve ter atenção e prioridade da sociedade e do Estado. Pregando uma educação escolástica baseada nos princípios tradicionais da educação brasileira concebida pelos Jesuítas sem influências externas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307271666)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"A educação existe onde não há a escola e por toda parte podem haver redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. Porque a educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida" (BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1995, p.13). Segundo o autor, em que ambiente ocorre a educação?
		
	
Resposta: Qualquer ambiente que esteja qualificado para ele ser aplicado como por exemplo a escola, as instituições.
	
Gabarito: Em qualquer ambiente em que tenha uma prática educativa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307233598)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Com a consolidação do capitalismo no século XIX, vemos a produção social do trabalho se deslocar definitivamente. Neste momento entram em cena dois atores fundamentais nesta nova sociedade.
		
	
	o patrão e o servo da terra;
	
	os servos e os escravos remunerados;
	
	o escravo e o senhor feudal;
	 
	o patrão e o trabalhador assalariado;
	
	o trabalhador assalariado e o proprietário socialista.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307230881)
	DESCARTADA
	A partir das duas definições abaixo de educação, marque a resposta correta:
1ª. Definição: "A História da Educação carrega o duplo sentido da palavra história. Corresponde às tramas objetivas criadas pelos homens no trabalho, sistemático ou assistemático, de transmissão de vários tipos de conhecimento, valores etc. Ao mesmo tempo significa o estudo científico e a exposição dessas tramas (dando origem, portanto, a historiografia da Educação). [...] A história da educação e da pedagogia deve ser vista em seus dois principais planos: o das políticas educacionais e o das construções pedagógico-didáticas" (GHIRALDELLI Jr, 2000).
2ª. Definição: "A educação precisa ser uma janela que se abre para o mundo. É preciso buscar o potencial de cada indivíduo e desenvolver suas habilitações e o conhecimento que ajude a educação a encontrar seu preenchimento nas várias facetas da vida. Chamemos isso de formação de seres humanos competentes" (John Daniel - SubDiretor-Geral de Educação da UNESCO, 2002).
As duas definições de educação, contemporâneas, distinguem-se pelo seu caráter:
		
	
	Para Ghiraldelli Educação tem o sentido de competências em ação no contexto social e para John Daniel o sentido da Educação se limita à transmissão de conhecimentos científicos.
	 
	Para Ghiraldelli o sentido da Educação se limita à transmissão de conhecimentos científicos e para John Daniel Educação tem o sentido de competências em ação no contexto social.
	 
	John Daniel traz uma visão de Educação pós-moderna, enquanto Ghiraldelli uma concepção relacionada apenas com ensino e pesquisa.
	
	A primeira reflete um pensamento ortodoxo sobre educação e a segunda é um substrato do pensamento moderno.
	
	A concepção de educação dos dois autores segue uma mesma linha de pensamento.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307304776)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Leia as afirmativas abaixo e marque a única opção correta em relação ao mundo grego I A retórica é valorizada pois a política precisa de cidadãos que saibam convencer pela palavra. II De toda a Grécia, a mulher nesta região era mais valorizada e participava de atividades físicas, como exercícios de salto, lançamento de disco, corrida e dança. III Uma educação severa, rígida, voltada sobretudo para a formação militar. IV O preparo físico era importante, mas valorizava-se , sobretudo, a formação intelectual V Não apreciam debates nem discursos longos.
		
	 
	4 - As afirmativas II e V referem-se à polis espartana
	 
	1 - Apenas a afirmativa IV refere-se à pólis ateniense
	
	5 - A afirmativa II reflete a realidade de Tebas
	
	3 - Apenas a afirmativa I refere-se ao mundo ateniense
	
	2 - Apenas as afirmativas III e V são compatíveis ao mundo espartano
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307223396)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	¿Hoje temos um paradoxo: quanto mais cara e ¿boa¿ for a escola, mais marxista será sua pregação¿. Carlos Ramalhete, filósofo e professor em artigo publicado na Gazeta do Povo em 05/02/2009.
Refletindo sobre a mensagem da charge e a crítica do professor Carlos Ramalhete, pode-se concluir que:
		
	
	O marxismo valoriza o sujeito individual e o discurso marxista da educação favorece a Escola Pública.
	 
	A sociedade é o conjunto das atividades de produção, de troca, de consumo; o discurso marxista da educação é contraditório.
	
	O marxismo favorece a acumulação de bens para o proprietário e a Escola a igualdade social.
	
	Ambas, a charge e a opinião do professor, são um elogio ao pensamento marxista.
	 
	O marxismo define regras de dominação entre os homens e o discurso marxista favorece a Escola Pública.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307220490)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	(UFES - PEDAGOGIA - adaptada) No contexto das transformações da sociedade contemporânea o debate sobre o papel da escola tem se ampliado. Assinale a alternativa que NÃO relaciona de forma correta essas transformações e a educação.
		
	
	Como instituição social educativa, a escola vem sendo questionada acerca de seu papel ante as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo.
	
	Os acontecimentos do mundo atual afetam a educação escolar de várias maneiras, seja modificando os objetivos e prioridades da escola ou produzindo modificações nos interesses, nas necessidades e nos valores escolares.
	 
	O capitalismo para manter sua hegemonia, reorganiza suas formas de produção e consumo e elimina fronteiras comerciais para integrar mundialmente a economia.
	 
	Globalização designa uma gama de fatores que provocaram transformações apenas no campo econômico e político.
	
	A tensão em que a escola se encontra, não significa seu fim como instituição social educativa ou o início de um processo de desescolarização da sociedade. Indica, o início de um processo de reestruturação dos sistemas educativos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307220496)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	(UFES - Pedagogia - adaptada) São características do capitalismo, EXCETO:
		
	
	tendência à concentração de capital nas grandes empresas.
	 
	controle por parte do trabalhador, do processo deprodução e das decisões financeiras.
	
	apropriação por parte do capitalista, do valor produzido pelo trabalhador para além do trabalho necessário à subsistência.
	
	mediação universal das trocas pelo uso do dinheiro.
	
	produção para venda.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307219642)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Na história da educação, algumas concepções filosóficas influenciaram o pensamento pedagógico como o positivismo e o marxismo. Os principais representantes do positivismo e do marxismo são, respectivamente:
		
	
	Paulo Freire e Augusto Comte.
	
	Karl Marx e Augusto Comte.
	 
	Augusto Comte e Karl Marx.
	
	Comênius e Karl Marx.
	
	Martinho Lutero e Augusto Comte
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307220436)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Em territórios de maior expansão da Reforma, a educação se constitui em importante aliado na divulgação e fortalecimento dos preceitos religiosos protestantes.
 I. Para as elites e a classe média é reservada a educação em nível médio e superior com predominância de disciplinas de matemática e ciências naturais.
 II. Promovem castigos físicos em suas escolas para o controle disciplinar dos alunos e purificação de sua alma.
III. Incentivam a criação de escolas elementares principalmente de alfabetização, para a leitura e interpretação da Bíblia pelo fiel.
Assinale o item que corresponde às características da Educação Protestante.
		
	 
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
	Somente a opção III está correta.
	
	Somente as opções I e II estão corretas.
	
	Somente a opção II está correta.
	
	Somente a opção I está correta.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201307271734)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Qual a proposta pedagógica defendida por Marx e Engels?
		
	
Resposta: Filosofia para crianças
	
Gabarito: Marx e Engels defenderam uma proposta pedagógica que unia educação e trabalho.

Outros materiais