Buscar

Psicologia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia da Educação
	1a Questão (Ref.: 201307234356)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A Psicologia é uma ciência bastante recente, tendo o seu início datado no final do século XIX. Para se constituir como área de conhecimento científico, a Psicologia precisou eleger objetos de estudo e construir explicações teóricas que se diferenciassem das explicações encontradas no senso comum. Marque a alternativa que apresenta uma diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum.
		
	
	A diferença consiste na qualidade dos conhecimentos, pois o senso comum não apresenta valor no que se refere às explicações sobre o psiquismo.
	 
	O conhecimento científico sempre é verdadeiro e o senso comum pode se tratar de uma ilusão, na medida em que é elaborado a partir da livre observação da realidade.
	
	Partindo da premissa que o senso comum é um conhecimento desorganizado sobre a realidade, é possível afirmar que o conhecimento científico é originado das camadas superiores da população.
	
	O conhecimento científico é informal escolarizado e o senso comum é formalmente escolarizado.
	 
	O conhecimento científico é verificado, transmitido e passível de refutação por outras teorias. Já o senso comum é uma tradição que faz parte da nossa cultura e nem sempre é questionado quanto a sua veracidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307234359)
	DESCARTADA
	Das alternativas abaixo, escolha uma que complete a frase com o conceito correto para responder sobre a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum. No conhecimento científico observamos a realidade de uma forma ____________ a fim de encontramos explicações para fatos cotidianos.
		
	
	Intuitiva
	 
	Objetiva
	 
	Empírica
	
	Espontânea
	
	Subjetiva
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307238790)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Alguns autores definiram a psicologia da educação como uma disciplina ponte entre a educação e a psicologia, nesse sentido sua finalidade é:
		
	
	definir um conceito definitivo sobre aluno através da psicologia
	 
	estudar o comportamento e os processos psicológicos gerados nos alunos como resultado da sua participação em atividades educativas.
	
	explicar o comportamento dos alunos e educar apenas os que tiverem problemas.
	
	aplicar conceitos da psicologia para todos os alunos que apresentem problemas de comportamento.
	
	educar os alunos através dos pressupostos decorrentes da psicanálise.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307234367)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Uma empresa de laticínios contratou um pedagogo para treinar seus funcionários de apoio e manutenção, pois eles não eram pontuais nem assíduos em suas atividades. Com faltas e atrasos num setor de base tão importante para a organização e andamento de todos os outros na empresa, havia queda de produtividade e insatisfação com o cotidiano de trabalho. A partir de conversas com os funcionários, o Pedagogo fez uma análise diagnóstica e concluiu que faltavam motivação e reconhecimento do valor de tais atividades dentro da empresa. Os funcionários se sentiam pouco úteis e, portanto, desvalorizados. Como estratégia de treinamento, o pedagogo utilizou um Sistema de fichas que pontuava, semanalmente, todas as vezes que um funcionário fosse pontual, assíduo e organizado em seu setor. A cada conjunto de 3 fichas recebidas, o funcionário ganhava como recompensa um dia de folga por mês.
Marque a alternativa que responde qual o tipo de reforçamento utilizado pelo Pedagogo para alcançar o seu objetivo com os funcionários.
		
	 
	Reforço Positivo e Negativo
	
	Reforço Negativo
	 
	Reforço Positivo
	
	Extinção de Comportamento por causação
	
	Extinção de Comportamento por estímulo aversivo
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307226766)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Sobre esquemas de reforço e causação pode-se afirmar que os efeitos dos reforçadores dependem das respostas às quais se seguem, mas eventos reforçadores podem se seguir a respostas quando produzidos por respostas ou quando:
		
	 
	apresentados independentemente delas;
	
	caracterizados por punição;
	
	identificados em paralelo com a esquiva.
	
	modificados pelo meio ambiente;
	
	definidos à priori;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307265861)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	É imprescindível para o educador possuir os conhecimentos da psicologia científica como base de pensamento para a construção das relações na sala de aula. É importante destacar que o reconhecimento de aspectos afetivos, cognitivos, socioculturais, históricos e econômicos são elementos essenciais para o processo de aprendizagem. Assim, assinale a questão incorreta em relação à importância da Psicologia para o educador na prática educativa.
		
	 
	contribui para evitar que o educador, muitas vezes, reproduza as relações de coação que aumentam a dificuldade e, por consequência, os índices de evasão e reprovação escolar.
	
	contribui para dissociar a avaliação do temor tradicional causado por testes e provas que muitas vezes são utilizados em contextos educacionais como forma de punição.
	
	possibilita mudanças de atitudes que podem aumentar o sucesso dos alunos em sala de aula e no espaço escolar em geral.
	
	melhora a qualidade da relação professor aluno no processo-ensino aprendizagem.
	 
	depende de o professor utilizar a contribuição da psicologia científica mecanicamente para compreensão das relações em sala de aula.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307226828)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Uma sala de aula da quinta série do primeiro grau é composta por 40 alunos. Os professores reclamam da indisciplina da sala e da impossibilidade de ministrar aulas na sala, afirmam ainda que os alunos não são respeitados pelos professores e nem pelos colegas. Segundo a perspectiva do ensino significativo, qual deve se o procedimento dos professores?
		
	
	Selecionar alguns alunos da sala, para que eles possam auxiliar o professor a identificar os alunos problemas, para garantir uma punição eficaz.
	
	Punir de forma mais adequada os alunos, para garantir o maior controle da sala.
	
	Punir os alunos que estão desrespeitando o professor, para que eles sirvam de exemplo aos outros .
	 
	Construir junto aos outros professores regras mais rígidas e informar estas regras e as punições.
	 
	Construir junto aos alunos as regras e as possíveis sanções
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307223760)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Um aluno numa instituição de ensino apresenta dificuldade de compreensão de leitura e de resolução de problemas, mas tem desempenho levemente acima da média com ortografia, grafia e produção textual. A instituição possui um sistema próprio de categorização. Considerando que todas as alternativas abaixo representam categorias válidas no sistema de classificação da instituição, qual delas representa pelo menos um dos transtornos deste aluno:
		
	
	Automaticidade;
	
	Fluência verbal;
	
	Anitipismo evolutivo.
	 
	Raciocínio lógico;
	
	Expressão escrita;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307234383)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Ao construir a sua proposta político-pedagógica, a Escola Gente Feliz pensa em introduzir metodologias de interação que levem à promoção da autonomia moral. Marque a única alternativa em que todas as ações fazem parte de uma proposta educativa para a autonomia moral das crianças do ensino fundamental.
		
	 
	Os gestores que são as melhores pessoas para planejar o cotidiano de uma escola que se destina à educação moral permitem que as turmas se autorregulem diariamente, mas se algum planejamento der errado, as crianças são punidas com a suspensão de todos os diretos de recreação.
	
	A rotina das crianças é planejada pelos coordenadores que já entregam o planejamento prontopara o educador executar e ao final do dia, crianças e educadores são avaliados quanto ao seu rendimento e produtividade.
	
	Todos os dias as crianças conversam sobre o planejamento de sua rotina, registram suas escolhas e são avaliados por um professor que confere quantitativamente qual o resultado que cada criança alcançou dentro de suas metas estabelecidas.
	
	As crianças são incentivadas, todos os dias, a punir os colegas que não respeitaram as regras, pois na democracia, é necessário que haja um forte sistema de punição para todos aqueles que não respeitam as regras.
	 
	Todos os dias as crianças planejam a sua rotina juntamente com o educador, registram os encaminhamentos e fazem uma autoavaliação e avaliação da participação do grupo para o bom andamento das atividades.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307270361)
	Pontos: 0,4  / 0,8
	O Ensino tecnicista surgiu nos Estados Unidos na segunda metade do século XX inspirado, principalmente, nas teorias behavioristas da aprendizagem e buscava adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica. No Brasil entre 1960 e 1970, chegou com o nome "tecnicismo educacional". Que práticas educacionais podem ser consideras tecnicistas?
		
	
Resposta: A educação estava relacionada a avanços tecnológicos e Industriais naquela época, onde a educação não era muito valorizada pois o ensino está aberto à "VISÃO DE MUNDO E CONHECIMENTO" então quem a educação era um pouco interompida pelo governo.
	
Gabarito: Práticas em que se observe o controle do meio com a finalidade de obter uma resposta desejada, no caso a aprendizagem, a boa convivência. Exemplo de controle do meio: pautas com a frequência escolar, o programa escolar, as avaliações, os recursos didáticos, dentre outros elementos utilizados visando à aprendizagem ou a boa convivência, além de exercícios de repetição, memorização, estudo dirigido, práticas punitivas quando o aluno apresentasse uma resposta "inadequada", fazendo, inclusive, com que outros alunos, apenas com a observação, não reproduzissem o ato indesejado que gerou a punição; e recompensas, mediante manifestação de um comportamento esperado.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201307272710)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Leia o relato desta mãe: Meu filho não consegue aprender a ler! Pedro já está cursando o 1º. ano do ensino fundamental pela terceira vez e ainda não aprendeu a ler. Suas professoras me deram explicações diferentes para a sua dificuldade. No primeiro ano de reprovação a professora me explicou que ele era imaturo para acompanhar a turma. No segundo ano de repetência, a professora explicou que ele não tinha feito educação infantil e, por isso, não tinha coordenação viso-motora, concentração e desenvolvimento de letramento para aprender a ler. Na última reunião, a professora disse que aos 9 anos de idade e sem saber ler, ele só poderia ser uma aluno com dificuldade ou com transtornos de aprendizagem e, por isso, deveria ficar reprovado novamente. Eu como mãe me pergunto: - "O que a escola e as professoras fizeram para ajudar meu filho em seu processo de aprendizagem cheio de dificuldades?".
Dentro das possíveis explicações para o fracasso deste aluno, cite e explique dois argumentos que poderiam ter sido usados pela concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem para explicar as sucessivas reprovações desse aluno.
		
	
Resposta: "Filho de peixe peixinho é!" talvez o filho tenha dificuldades baseadas com a génetica de sua família, onde seus pais tem tenham dificuldade de aprendizagem.. Essa frase foi dada no Slide em relação a Concpção inatista. E também a frase "Pau que nasce torto morre torto" o aluno também pode usar essa frase pois talvez ele não aprendesse mesmo por questões familiares por seus pais não terem estudo e ele não conseguir aquela motivação para que ele consdiga ler. O meio - nulo em relação a concepação inatista.
	
Gabarito: Para a concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem, Pedro nasceu com dificuldades de aprendizagem porque herdou de seus pais a mesma dificuldade. O professor e a escola pouco poderão fazer para solucionar o problema dele, pois o que vem estabelecido geneticamente não consegue ser transformado pelo ambiente, determinado está.

Outros materiais