Buscar

Reaproveitamento do Entulho na Construção Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CAMPUS CURVELO
 Curso: Engenharia Civil 
Professora: Cleide Oliveira
 Disciplina: Metodologia Científica 
Aluna: Bianca Aparecida Fernandes Veloso
Atividade: Resenha do Artigo- Reaproveitamento do Entulho da Construção Civil.
PIEREZAN,Jerônimo;ANTOCHEVES,Rogério.Reaproveitamento do Entulho da Construção Civil. UNIPAMPA, Rio Grande do Sul, 20-?.
O intenso processo de desenvolvimento, modernização e urbanização tem gerado uma sociedade que consome de maneira desenfreada e esse consumo excessivo e impensado tem gerado grandes desperdícios e impactos para a sociedade e o meio ambiente. No setor da construção civil de acordo com o artigo estimasse que em um metro quadrado de construção de um edifício são gastos cerca de uma tonelada de materiais, seja pelo método de construção utilizado ou pela falta de percepção desse desperdício uma grande quantidade de materiais são descartados, ou seja, o setor já tem um consumo grande de materiais somado ao desperdício gera valores alarmantes.
O tema trabalhado no artigo é muito interessante e importante, pois é preciso que diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil sejam estabelecidos, seja através dos meios citados pelo autor como, por exemplo: as prefeituras ou por novos métodos. 
Além do desperdício dos materiais na construção civil o descarte dos resíduos das construções ou demolições em locais inadequados como terrenos baldios, bota fora, também é um problema ambiental e de saúde pública, pois nesses locais ocorrem à deterioração do ambiente com enchentes, proliferações de doenças e poluição visual e ambiental.
O autor fala sobre o descarte dos rejeitos de construção que é um assunto muito importante e preocupante, mas é preciso levar em conta que de acordo com pesquisas e estudos apenas uma pequena parcela de todas as obras realizadas no país são coordenadas e vistoriadas por construtoras ou profissionais como engenheiros e arquitetos, ou seja, a maior parte das obras são realizadas por mestres de obras ou profissionais que não tem essa percepção e/ou preocupação ambiental, por tanto é necessário que o governo e as prefeituras desenvolvam campanhas sobre a importância do descarte adequado e da reciclagem dos rejeitos da construção civil.
Na tentativa de promover um consumo consciente e um desenvolvimento sem grandes impactos ambientais, surgiu o termo sustentabilidade que consiste na utilização dos recursos renováveis e não renováveis de maneira equilibrada e na reutilização de materiais que seriam descartados. Esse conceito tem se estendido para o campo da construção civil que vem buscando maneiras de executar projetos que consomem uma quantidade menor de materiais, gerando menos resíduos e tendo como resultados construções ecologicamente corretas (capitação da água da chuva, utilização da luz natural). 
 	No entanto, resíduos sempre serão gerados e estudos e métodos tem sido desenvolvidos para a reciclagem desses, como os rejeitos da construção são de diversos materiais e sua separação seria muito morosa, atualmente ele vem sendo triturado e utilizado na pavimentação, agregado para concreto e agregado para argamassa, entre outros. A reutilização dos rejeitos é muito benéfica para o meio ambiente que tem suas reservas naturais preservadas; para as áreas urbanas que não são poluídas com entulho; para a economia uma vez que de acordo com o autor os agregados a base de entulho geram uma economia de mais de 80% em relação aos tradicionais e para a sociedade com a geração de empregos no processo de reciclagem.
O emprego desses agregados nas construções é muito bom, porém alguns pontos devem ser analisados e corrigidos como o processo de reciclagem (as normas de segurança dos trabalhadores e o descarte dos rejeitos da reciclagem), assim como resistência e durabilidade do material reciclado. É preciso observar também a viabilidade econômica dos métodos de reaproveitamento uma vez que alguns métodos necessitam um investimento muito alto ou geram lucratividade somente se realizado em larga escala.
Com esse artigo é possível perceber que é preciso uma conscientização ambiental tanto dos responsáveis pelo setor da construção civil quanto da população de um modo geral, pois é possível encontrar alternativas para que o desenvolvimento avance com o mínimo de impacto para o meio ambiente. É preciso também buscar outros tipos de materiais que podem ser reutilizados para o setor de construção como, por exemplo, as cinzas de auto-forno como agregado no cimento. 
Uma questão que não é abordada no artigo, mas que deve ser levada em consideração é o mercado que tem para o surgimento de novas empresas voltadas para a reciclagem de rejeitos de construção uma vez que o mercado de reciclagem de materiais não é explorado de maneira ampla devido à dificuldade de captação de rejeitos de construção no período chuvoso e a falta de incentivo fiscal.

Outros materiais