Buscar

alf. e letr7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO	
Exercício: CEL0547_EX_A7_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 31/05/2015 19:41:39 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402105248)	Observem o texto retirado da 17ª. Lição da Cartilha Maternal de João de Deus. r rei rua raio rijo raiva rato ira vara jura fera ar ir vir ver Podemos perceber que houve uma apresentação dos diferentes sons da letra r na Língua Portuguesa. Atividades como essas que apresentam palavras isoladas e sem um contexto de leitura mais amplo, fazem parte de qual método de alfabetização? Marque a resposta correta.
 Certo	Sintético
	 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402105233)	Veja a seguinte lição retirada de uma cartilha: b Boi - boa - aba - beba - bata- baba - batia	Após essa apresentação, segue um exercício de cópia das mesmas palavras em letra bastão e por fim, um ditado com as palavras: bebê, Biba, Bola e boneca. Como a cartilha trabalha com as estruturas menores da língua portuguesa e segue para as estruturas maiores fazendo um movimento de síntese para a aprendizagem da leitura, podemos afirmar que se trata de um método:
 Certo	Sintético
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402110629)	Considerando a inserção do aluno no mundo letrado, é importante alfabetizar letrando por que:
 Certo	a prática deve ultrapassar a codificação e decodificação e preparar as crianças para interagir de forma eficiente com a leitura, a escrita e a oralidade.
	 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402107096)	 A educação infantil é palco de práticas de leitura e escrita mesmo que as crianças ainda não sejam alfabetizadas. Uma atividade desenvolvida com crianças não-alfabetizadas é aquela em que o professor atua como escriba. Qual das alternativas a seguir está INCORRETA no que se refere a essa atividade?
 Certo	A criança tem dificuldade em compreender a organização da escrita em linhas e a separação das palavras.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402107040)	 Vygotsky considera a linguagem como um instrumento de interação. Assim, quando suas ideias são trazidas para a alfabetização, tem-se que:
 Certo	A criança deve colocar o conhecimento adquirido na escola a serviço de práticas socialmente contextualizadas.
	 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402104671)	Alguns órgãos de pesquisa utilizam escalas para avaliar em que nível de letramento um indivíduo se encontra. Quando se pensa no indivíduo que se encontra em um nível pleno de alfabetismo é INCORRETO afirmar que ele:
 Certo	apresente dificuldades em localizar informações em textos curtos e familiares.

Outros materiais