Buscar

alf. e letr10

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO	
 Exercício: CEL0547_EX_A10_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 31/05/2015 20:28:37 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402104652)	Das premissas abaixo, qual NÃO se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
 Certo	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regra rígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402729941)	Refletindo sobre o poder da linguagem , de formar e informar os alunos,percebemos que as práticas de leitura têm um papel político que pode ser evidenciado na vida das pessoas que leem e escrevem de forma letrada e eficiente. Assinale nas atividades abaixo a que não atende a afirmativa acima por evidenciar a leitura numa proposta mecânica.
 Certo	Assinalar , num texto , as palavras iniciadas por vogais
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402105162)	Umberto Eco escreveu: "Eu definiria o efeito poético como a capacidade que um texto oferece de continuar a gerar diferentes leituras, sem nunca se consumir de todo". O autor apresenta uma posição sobre a leitura que está relacionada com a concepção de alfabetização como um processo discursivo que confere à seguinte característica à leitura:
	 Certo	Os textos são capazes de apresentar múltiplos sentidos para as palavras que são escritas, dependendo do autor e do seu momento de vida.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402304556)	Cagliari nos trouxe inúmeras reflexões sobre o ato da leitura. Segundo ele, para o leitor ler um texto e compreender o que está escrito, não basta decifrar os sons da escrita nem é suficiente descobrir os significados individuais das palavras¿ (2009, p. 307), de forma descontextualizada e mecânica. Tendo por base essa reflexão qual das atividades abaixo não representa essa defesa do autor?
 Certo	Ler e saber responder exatamente o que o professor pede no momento de interpretação dos textos.
	 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402288683)	Leia e pense sobre a relação das afirmativas que se seguem: Afirmativa 1 : Em entrevista ao Diário do Grande ABC , SP, A autora Magda Soares ressaltou que no filme "Central do Brasil" alguns personagens conheciam a carta, mas não podiam escrevê-la por serem analfabetos. Eles ditavam a carta dentro do gênero, mesmo sem saber escrever.(...) No universo infantil há outro bom exemplo: a criança, sem ser alfabetizada, finge que lê um livro. Se ela vive em um ambiente literário, vai com o dedo na linha e faz as entonações de narração da leitura, até com estilo. Ela é apropriada de funções e do uso da língua escrita. Essas são pessoas letradas sem ser alfabetizadas. Afirmativa 2 : Para a autora Marlene Carvalho, "letrado, no sentido em que estamos usando esse termo, é alguém que se apropriou suficientemente da escrita e da leitura a ponto de usá-las com desenvoltura, com propriedade, para dar conta de suas atribuições sociais e profissionais". A respeito das afirmativas, assinale a opção correta:
 Certo	 As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402105167)	 Débora é uma professora recém chegada na escola municipal Gabriela Mistral. Seu planejamento anual para a turma de primeiro ano do Ensino Fundamental conta com atividades de leitura e escrita que fazem parte de um projeto pedagógico chamado: Lendo, escrevendo e narrando as histórias dos Irmãos Grimm. Das várias atividades que ela planejou uma, em especial, chamou a atenção das crianças: dar um novo final para a história Chapeuzinho Vermelho. As crianças escreveram uma diversidade de finais, demonstrando a sua compreensão do texto. Com qual modelo de leitura a professora Débora trabalha e por quê? Marque a resposta correta.
 Certo	Modelo dialógico de leitura, pois havia uma interação entre leitor, autor e texto, possibilitando uma co-autoria do leitor na hora da leitura.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes