Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ex5

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	
	Exercício: CEL0242_EX_A5_201402055145 
	Voltar 
	Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS
	Matrícula: 201402055145
	
	Data: 27/09/2014 23:04:24 (Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.: 201402297541)
	sem. N/A: Império, Educação e Sociedade do Século XIX
	
	(ENEM, 2006) No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão cientifica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou: "Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (...). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz". (Carl Von Martius, in: O estado do direito entre os autóctones do Brasil. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.) Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius: 
		
	
	desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão ¿civilizadora europeia¿, típica do século XIX. 
	
	apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
	
	procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América. 
	
	defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz. 
	
	discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios. 
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201402297488)
	sem. N/A: Império, Educação e Sociedade do Século XIX
	
	(UFF, 2004) Nas primeiras décadas do século XIX, ocorreu uma verdadeira "redescoberta" do Brasil, como identificou Mary Pratt, graças à ação de inúmeros viajantes europeus, bem como às Missões Artísticas e Científicas que percorreram o território, colhendo diversas informações sobre o que aqui existia. Foram registrados os diversos grupos humanos encontrados, legando-nos um retrato de diversos tipos sociais. Rica e fundamental foi a descrição que fizeram da Natureza, revelando ao mundo diferenciadas flora e fauna. Entretanto, até o início dos oitocentos, os estrangeiros foram proibidos de percorrer as terras brasileiras, e eram quase sempre vistos como espiões e agentes de outros países. O grande afluxo de artistas e cientistas estrangeiros ao Brasil está ligado: 
		
	
	à política joanina, no sentido de modernizar o Rio de Janeiro, inclusive com o projeto de criar uma escola de ciências, artes e ofícios.
	
	à política de vários países europeus, que buscavam ampliar o conhecimento geral sobre o mundo, na esteira do humanismo platônico. 
	
	à reafirmação do pacto colonial, em função das proposições liberais da Revolução do Porto.
	
	à pressão exercida pela Inglaterra, para que o governo de D. João permitisse a entrada de cientistas e artistas no Brasil. 
	
	à transferência da capital do Império Português de Salvador para o Rio de Janeiro, modificando o eixo econômico da Colônia. 
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201402297617)
	sem. N/A: Império, Educação e Sociedade do Século XIX
	
	(ENEM, 2004) Constituição de 1824:" Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador (...) para que incessantemente vele sobre a manutenção da Independência, equilíbrio, e harmonia dos demais poderes políticos (...) dissolvendo a Câmara dos Deputados nos casos em que o exigir a salvação do Estado." Frei Caneca: "O Poder Moderador da nova invenção maquiavélica é a chave mestra da opressão da nação brasileira e o garrote mais forte da liberdade dos povos. Por ele, o imperador pode dissolver a Câmara dos Deputados, que é a representante do povo, ficando sempre no gozo de seus direitos o Senado, que é o representante dos apaniguados do imperador." (Voto sobre o juramento do projeto de Constituição) Para Frei Caneca, o Poder Moderador definido pela Constituição outorgada pelo Imperador em 1824 era: 
		
	
	eficaz e responsável pela liberdade dos povos, porque garantia a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo. 
	
	capaz de responder às exigências políticas da nação, pois supria as deficiências da representação política. 
	
	adequado ao funcionamento de uma monarquia constitucional, pois os senadores eram escolhidos pelo Imperador. 
	
	arbitrário, porque permitia ao Imperador dissolver a Câmara dos Deputados, o poder representativo da sociedade. 
	
	neutro e fraco, especialmente nos momentos de crise, pois era incapaz de controlar os deputados representantes da Nação. 
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201402167789)
	5a sem.: Educação na Primeira República no Brasil
	
	Assinale a alternativa que Não corresponde ao ensino no período da Primeira República no Brasil: 
		
	
	Apenas um terço da população era atendida no ensino primário, muito embora, o domínio da leitura e da escrita já fosse um requisito da industrialização inicial e do processo de urbanização, além dos ideais republicanos de participação democrática.
	
	Predominou nas escolas brasileiras uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. 
	
	A escola tradicional centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. 
	
	A escola tradicional que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional.
	
	A escola tinha por finalidade desenvolver a autonomia intelectual dos alunos visando à construção de um novo modelo de sociedade, ou seja, de superação da sociedade capitalista.
		
	
	
	5a Questão (Ref.: 201402167798)
	5a sem.: Educação na Primeira República no Brasil
	
	Assinale a alternativa que Não corresponde ao ensino no período da Primeira República no Brasil: 
		
	
	A escola tinha por finalidade desenvolver a autonomia intelectual dos alunos visando à construção de um novo modelo de sociedade, ou seja, de superação da sociedade capitalista.
	
	Os republicanos adotaram no Brasil o modelo político americano baseado no sistema presidencialista.
	
	A pressão surgida para que houvesse uma expansão do ensino secundário (principalmente pelos setores médios), derivada de uma ligeira e insuficiente expansão do ensino elementar (reduzido em sua duração pela própria expansão), resultou na característica principal do nível médio brasileiro: profissionalização e terminalidade.
	
	Apenas um terço da população era atendida no ensino primário, muito embora, o domínio da leitura e da escrita já fosse um requisito da industrialização inicial e do processo de urbanização, além dos ideais republicanos de participação democrática.
	
	O ensino propedêutico deveria ser destinado unicamente à elite nacional em sua febre de bacharelismo. A necessidade de se ter um filho na família que fosse padre (no mytho jesuítico do padre), vai sendo gradativamente sendo substituído pelo filho doutor. 
		
	
	
	6a Questão (Ref.: 201402091399)
	5a sem.: A educação na época pombalina
	
	Sobre as reformas trazidas pelo Marques de Pombal para o Brasil, relacionadas a educação, podemos destacar Exceto:
		
	
	A formação de Universidades na Colônia. 
	
	A criação de mais um tributo, este relacionado a educação, o subsídio literário. 
	
	A expulsão dos jesuítas da colônia 
	
	A criação das aulas régias avulsasem substituição da ação educativa dos jesuítas. 
	
	A permanência da não existência de escolas técnicas na colônia 
		
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais