Buscar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM EX7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	
	Exercício: CEL0241_EX_A7_201402055145 
	Voltar 
	Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS
	Matrícula: 201402055145
	
	Data: 06/10/2014 21:39:10 (Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.: 201402314439)
	sem. N/A: INTELIGÊNCIAS mÚLTIPLAS
	
	Num modelo de atuação pautado no desenvolvimento das Inteligências Múltiplas, Fernando professor de Língua Portuguesa procura desenvolver habilidades que sejam processadas em ambos os hemisférios cerebrais para gerar desafios cognitivos em seus alunos. Numa dessas atividades, Fernando propôs que os alunos ouvissem a música "Burguesinha"!, composta por Seu Jorge e interpretassem sua compreensão através de uma coreografia que representasse a letra. Podemos dizer que ele procurou desenvolver quais tipos de inteligência?
		
	
	Naturalista e Existencial
	
	Cinestésica e Linguística
	
	Intrapessoal e Matemática
	
	Naturalista e Linguística 
	
	Intrapessoal e Naturalista
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201402314440)
	sem. N/A: INTELIGÊNCIAS mÚLTIPLAS
	
	Mara é uma professora que trabalha com a teoria das Inteligências Múltiplas criada por Gardner para contribuir com o desenvolvimento de habilidades cognitivas variadas em seus jovens alunos. Esta semana, ela fez uma atividade de campo para observação do ecossistema e reflexão sobre a utilização dos recursos naturais com os alunos do Ensino Médio. Dentre as inteligências categorizadas por Gardner, podemos dizer que Mara trabalhou com a inteligência:
		
	
	Naturalista 
	
	Matemática 
	
	Cinestésica
	
	Intrapessoal
	
	Linguística
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201402231713)
	12a sem.: Inteligências Múltiplas
	
	Ao propor sua teoria sobre as Múltiplas inteligências, Gardner declara que todos nós podemos estimular as capacidades cognitivas mesmo não tendo nascido com essa predisposição genética. Celso Antunes, em seu livro sobre o mesmo tema, enumera as inteligências e explica o que ocorre no cérebro quando essas atividades são executadas. Relacione as colunas abaixo levando em consideração o tipo de inteligência e quais os exercícios que ela traz em sua realização. 1) Cinestésica 2) Naturalista 3) Lógico-Matemática 4) Linguística 5) Musical ( ) Exploração do corpo com atividades que promovam o controle dos movimentos corporais e a manipulação de objetos com destreza. ( ) Falar palavras novas, participar de conversas, compor imagens com palavras, aprender língua estrangeira. ( ) Cantar com a criança e brincar de aprender a ouvir músicas. Ouvir música ao brincar, comer ou dormir. ( ) Exercícios com atividades sonoras que aprimorem o raciocínio lógico-matemático. Estímulo ao desenho e descoberta de escalas em fotos e desenhos. ( ) Estimula a percepção de temperatura e movimento do ar e da água. Brincar de descobrir elementos naturais: água, vento, mar. Atitudes de respeito ecológico. A ordem correta é: 
		
	
	2 4 5 3 1 
	
	1 5 4 2 3
	
	4 3 5 1 2
	
	3 4 5 1 2
	
	1 4 5 3 2
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201402231696)
	14a sem.: Discalculia
	
	4) Pedro tem 10 anos de idade e no curso do quarto ano do ensino fundamental não consegue aprender matemática. A escola solicitou uma avaliação psicopedagógica, mas recebeu a recusa da mãe que não aceitou o encaminhamento do filho para uma psicopedagoga por ele ter várias características de discalculia e apresentar prejuízo acadêmico. A mãe escreveu uma carta indagando a escola se ela estava considerando seu filho incapaz. Em resposta a essa mãe, qual seria o único argumento correto que a escola poderia usar para respondê-la? 
		
	
	Pedro já apresenta prejuízo acadêmico e em breve terá problemas de auto-estima por se perceber incapaz de compreender os conteúdos que parecem tão naturais para as demais crianças.
	
	Seu filho terá essa dificuldade ao longo da vida e temos até os 12 anos de idade para ensiná-lo as operações matemáticas, pois o cérebro pára de se desenvolver na adolescência.
	
	Seu filho é muito querido nesta escola, mas não poderemos aceitá-lo como aluno sem a devida avaliação, pois preparamos candidatos para os principais concursos vestibulares e não poderemos diminuir o nível de complexidade das aulas e avaliações com um aluno que porte deficiências. 
	
	Pedro não é incapaz, mas como não conseguirá nunca aprender matemática, deverá ser avaliado e encaminhado para uma instituição para crianças com necessidades educativas especiais. 
	
	Pedro tem esse problema porque herdou a incapacidade da aprendizagem matemática dos pais e como são responsáveis, terão que buscar um profissional especializado para sanar as deficiências herdadas da família. 
		
	
	
	5a Questão (Ref.: 201402087935)
	14a sem.: DISCALCULIA
	
	Sabemos que a Discalculia é um transtorno de Aprendizagem que acomete crianças de várias inserções culturais, pois suas causas são neurobiológicas. Das características abaixo, qual NÃO faz parte do quadro de Discalculia? 
		
	
	Montar operações matemáticas. 
	
	Entender os princípios de medida. 
	
	Controlar os gastos financeiros por utilização impulsiva do dinheiro.
	
	Interpretar os textos que antecedem os problemas matemáticos.
	
	Contar através de números cardinais e ordinais
		
	
	
	6a Questão (Ref.: 201402301777)
	sem. N/A: Aula 7
	
	A superação do egocentrismo é uma importante característica do estágio de desenvolvimento cognitivo Operatório Concreto discutido por Jean Piaget. Assinale outro importante esquema de conhecimento desenvolvido nesta fase. 
		
	
	desenvolvimento da percepção e da memória pela aquisição da linguagem.
	
	conservação do objeto permanente 
	
	conservação da massa, volume e substância.
	
	criação de imagens mentais
	
	criação de hipóteses sobre temas nunca experimentados. 
		
	
	
	Voltar 
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes