Buscar

ex3 planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ESCOLAR
Exercício: CEL0360_EX_A3_201402055145 	Matrícula: 201402055145
1a Questão (Ref.: 201402167894)Desenvolve-se num nível macro das relações políticas de um país e geralmente fica a cargo de especialistas da educação e autoridades educacionais no Ministério da Educação, bem como, dos conselhos de Educação e dos órgãos específicos relacionados a cada segmento de ensino. Este fragmento está se referindo ao:
 Certo	Planejamento Educacional
2a Questão (Ref.: 201402680978)(ENADE 2003) - A equipe de uma escola pública propôs-se a elaborar o projeto pedagógico da instituição com as seguintes características: I - participação de todos os "atores" envolvidos na comunidade escolar; II - expressão da cultura local; III - manifestação de um conjunto de princípios e práticas visando à disciplina; IV - determinação de objetivos e formas de avaliação dos planos de aulas. Quais das características acima um projeto pedagógico de gestão democrática e participativa deve, necessariamente, apresentar?
 Certo	I e II.
3a Questão (Ref.: 201402167736)O planejamento educacional exige que se considerem alguns fatores, tais como: o legal (determinado pela LDB), o local (a realidade - a comunidade) e, principalmente, o humano (o corpo administrativo, o corpo docente e o corpo discente) e suas experiências de vida como agentes sociais. Logo, educadores e educandos são seres concretos e reais e não seres idealizados. Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Tendo por base o fragmento acima, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a prática educacional institucionalizada na atualidade:
 Certo	É uma prática neutra, espontânea e individualizada, pois depende exclusivamente das escolhas pessoais do professor.
4a Questão (Ref.: 201402167891)Qual modelo de planejamento valoriza a coletividade, os diferentes sujeitos políticos envolvidos, a realidade concreta e as relações de poder existente?
 Certo	Planejamento Participativo
5a Questão (Ref.: 201402167767)Qual modelo de planejamento tem por finalidade superar a antiga separação entre saber pensar e saber fazer?
 Certo	Planejamento Participativo
6a Questão (Ref.: 201402298492)(ENADE 2008) - A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como:
 Certo	Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.

Outros materiais