Buscar

Planejamento Escolar: Construção do Plano de Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ESCOLAR	
Exercício: CEL0360_EX_A9_201402055145 	Matrícula: 201402055145
1a Questão (Ref.: 201402804085)Na construção do plano de ensino ou de aula, na etapa de PROJEÇÃO DE FINALIDADES cabe uma revisita ao Projeto político pedagógico da escola, principalmente no Marco Referencial, onde já foram delineados vários posicionamentos. Dessa forma, nesta etapa temos que buscar:
 Certo	Concepção de educação, de escola, de currículo, de ensino e de aprendizagem definidos no processo de construção do projeto político pedagógico. .
2a Questão (Ref.: 201402804108)Para Turra et alii (1975, p. 21) "O professor ao planejar o ensino antecipa, de forma organizada, todas as etapas do trabalho escolar. Cuidadosamente, identifica os objetivos que pretende atingir, indica os conteúdos que serão desenvolvidos, seleciona os procedimentos que utilizará como estratégia de ação e prevê quais os instrumentos que empregará para avaliar o progresso dos alunos". Em nossa perspectiva, são etapas de construção do plano anual:
 Certo	Análise da realidade, projeção das finalidades e concepção das formas de mediação.
3a Questão (Ref.: 201402804073)Observe a afirmativa: O plano anual dos diferentes anos do primeiro segmento do ensino fundamental vai tratar de modo articulado todas as disciplinas que fazem parte desse segmento. Isso significa dizer que:
 Certo	No primeiro segmento do ensino fundamental, o planejamento das atividades ocorre de maneira interdisciplinar.
4a Questão (Ref.: 201402270704)Três estagiárias de Pedagogia participaram de uma reunião para elaborar o plano anual a ser desenvolvido com as turmas do ensino fundamental. A direção da escola encaminhou o seguinte questionamento para discussão da equipe: ¿ Quais as vantagens e desvantagens do plano anual?¿ Analise os comentários dos professores, que foram registrados pelas estagiárias e assinale o que destaca uma DESVANTAGEM:
 Certo	Tende a ser considerado um documento burocrático para os descompromissados, ponderou a profa. Jurema.
5a Questão (Ref.: 201402298527)Para Haidt (2006) o planejamento anual é a previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas, em uma determinada classe e em um período de tempo, dessa forma, o plano de curso funciona como:
 Certo	Um instrumento que contribui na previsão das dificuldades, adequando o trabalho didático aos conteúdos e os conteúdos aos objetivos definidos.
6a Questão (Ref.: 201402330280)Do ponto de vista da coerência e da articulação vertical entre os planos que orientam a prática educativa nas escolas, o mais abrangente denomina-se:
 Certo	Projeto Político Pedagógico

Outros materiais