Buscar

simulado planejamento3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ESCOLAR
Simulado: CEL0360_SM_201402055145 V.3 	fechar Fechar
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 28/04/2016 23:58:18 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201402880222)Pontos: 1,0 / 1,0 De acordo com Celso Vasconcellos, planejar é:
 Certo	Antecipar ações para atingir certos objetivos, que vêm de necessidades criadas por uma determinada realidade, e, sobretudo, agir de acordo com essas ideias antecipadas.
2a Questão (Ref.: 201402880223)Pontos: 1,0 / 1,0 Celso Vasconcellos nos fala em três dimensões do planejamento. São elas:
 Certo	Realidade/ finalidade /plano de ação
 3a Questão (Ref.: 201402659533)Pontos: 1,0 / 1,0Em uma reunião de professores na Escola Pablo Neruda, a Supervisora pediu aos professores que informassem a visão que tinham do planejamento. O professor João comentou que não considerava o planejamento uma panaceia que iria resolver todas as situações e problemas vividos na escola. A Supervisora aproveitou e complementou: É verdade, mas temos que entendê-lo como um aliado possível, desde que articulado com uma série de outras estratégias, mecanismos ou procedimentos que são configuradores do espaço escolar como, por exemplo: a gestão, o currículo, a avaliação, as relações etc. Analise os comentários dos professores da Escola Pablo Neruda e assinale o que destaca a concepção correta de planejamento:
 Certo	É a previsão de possibilidades a serem realizadas como um processo que consiste em traçar, conceber e organizar um conjunto de princípios, diretrizes e ações, que serão realizados para atingir determinados objetivos, com a participação de todos.
4a Questão (Ref.: 201402176696)Danilo Gandin apresenta várias definições de planejamento que têm em comum pontos essenciais. Quando se adota qualquer uma delas, colocam-se em reflexão alguns elementos que tenderão a questionar continuamente sua ação. Esse questionamento se fará, essencialmente, em três sentidos. Isso significa que NÃO está correta a afirmativa:
 Certo	No planejamento, modelos e metodologias independem das concepções de homem e de sociedade que tem cada grupo.
 5a Questão (Ref.: 201402167736)Pontos: 1,0 / 1,0 O planejamento educacional exige que se considerem alguns fatores, tais como: o legal (determinado pela LDB), o local (a realidade - a comunidade) e, principalmente, o humano (o corpo administrativo, o corpo docente e o corpo discente) e suas experiências de vida como agentes sociais. Logo, educadores e educandos são seres concretos e reais e não seres idealizados. Um dos momentos essenciais para a elaboração de um planejamento é a definição das metas a serem alcançadas, bem como, os conteúdos e a organização da ação educativa. Tendo por base o fragmento acima, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a prática educacional institucionalizada na atualidade:
 Certo	É uma prática neutra, espontânea e individualizada, pois depende exclusivamente das escolhas pessoais do professor.
.6a Questão (Ref.: 201402680978)Pontos: 1,0 / 1,0(ENADE 2003) - A equipe de uma escola pública propôs-se a elaborar o projeto pedagógico da instituição com as seguintes características: I - participação de todos os "atores" envolvidos na comunidade escolar; II - expressão da cultura local; III - manifestação de um conjunto de princípios e práticas visando à disciplina; IV - determinação de objetivos e formas de avaliação dos planos de aulas. Quais das características acima um projeto pedagógico de gestão democrática e participativa deve, necessariamente, apresentar?
 Certo	I e II.
7a Questão (Ref.: 201402768219)Pontos: 1,0 / 1,0 Acredita-se que seja fundamental que a gestão da educação e da escola, aconteça tendo presente princípios de uma democracia participativa. Dessa forma podemos considerar como pressupostos da Gestão Democrática: I - Capacitação de todos os segmentos escolares. II - Consulta à comunidade escolar. III - Lisura na definição da gestão. IV - Transparência nas negociações. Estão corretas:
 Certo	Todas as alternativas.
8a Questão (Ref.: 201402330267)Pontos: 1,0 / 1,0 Para garantir o bom andamento de sua escola de ensino fundamental, o gestor contratou uma conceituada editora para organizar e publicar uma série de cadernos didáticos contendo os planos de ensino a serem cumpridos ao longo dos períodos escolares. Do ponto de vista da metodologia de planejamento participativo, o procedimento do gestor REDUZIU significativamente a possibilidade de:
 Certo	engajamento dos docentes na construção dos planos de ensino.
9a Questão (Ref.: 201402768266)Pontos: 1,0 / 1,0 Para Vasconcellos (2000), o planejamento da escola é composto por três partes que se que articulam, a primeira delas é o Marco Referencial. Aponte quais perguntas devemos fazer quando construímos esses Marcos:
 Certo	O que queremos alcançar? Ou onde queremos chegar?
10a Questão (Ref.: 201402183938)Pontos: 1,0 / 1,0 Quais etapas organizadas são necessárias à construção do planejamento escolar?
 Certo	Elaboração, execução e avaliação

Outros materiais