Buscar

DIDÁTICA ex3

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	DIDÁTICA
	
	Exercício: CEL0304_EX_A3_201402055145 
	Voltar 
	Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS
	Matrícula: 201402055145
	
	Data: 05/09/2014 23:26:56 (Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.: 201402100327)
	3a sem.: processo de aprendizagem
	
	As afirmativas abaixo se referem à aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais (forma de ser e fazer) e atitudinais. Analise-as e marque a alternativa CORRETA: 
I- A aprendizagem de uma atitude se dá quando a pessoa pensa, sente e atua de uma forma mais ou menos constante, frente ao objeto concreto a quem dirige essa atitude; 
II- A verdadeira aprendizagem de conceitos e princípios se dá através de atividades complexas que provocam um verdadeiro processo de elaboração e construção pessoal do conceito e princípio. 
III- A realização das ações, a exercitação múltipla, a reflexão sobre a própria atividade e a aplicação em contextos asseguram a aprendizagem de conteúdos procedimentais. 
Estão CORRETAS as afirmativas: 
		
	
	Apenas a III está correta.
	
	Todas estão corretas.
	
	Apenas a II e III estão corretas.
	
	Apenas a I e III estão corretas.
	
	Nenhuma está correta.
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201402083670)
	3a sem.: Processo ensino-aprendizagem
	
	Aprendizagem significativa pode ser definida como um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura do conhecimento do indivíduo. Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. Nesse sentido, é correto afirmar que a aprendizagem significativa pressupõe:
		
	
	o envolvimento e o debruçar-se sobre o objeto de estudos.
	
	o controle do meio.
	
	a reprodução mecânica do conhecimento
	
	a assimilação passiva do conhecimento.
	
	a memorização de conceitos. 
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201402108716)
	3a sem.: currículo
	
	Compreendemos por currículo oculto:
		
	
	As experiências vivenciadas na escola que, embora não guardassem nenhuma intenção educativa, acabaram por provocar algum tipo de aprendizagem 
	
	O conjunto de saberes organizados em torno dos conteúdos acadêmicos que transgridem a hierarquia de saberes estabelecida pela universidade
	
	O conteúdo contido no livro didático e enciclopédias, onde são criadas as verdades da ciência
	
	Os saberes vivenciados e as atividades experimentadas pela classe a partir do planejamento do professor
	
	Os conhecimentos trabalhados a partir de temas geradores propostos intencionalmente pelo professor ao envolver os saberes e interesses dos alunos
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201402108754)
	3a sem.: currículo
	
	(ENADE-2008) Considere as descrições que se seguem. 
Escola X: O currículo é desenvolvido em projetos de trabalho, com integração entre disciplinas, e os laboratórios de informática estão a serviço da pesquisa empreendida pelos alunos. 
Escola Y: Há uma delimitação clara entre as disciplinas, com horários e espaços bem definidos para as atividades, e os recursos tecnológicos dão suporte à transmissão de conhecimentos. 
Escola Z: Laboratórios de informática, telas digitalizadas e estúdios de produção audiovisual estão disponíveis aos professores, que são conduzidos a desenvolver um currículo em que os novos conhecimentos científicos sejam imediatamente incorporados. 
Qual das análises faz uma relação coerente entre concepções de currículo e uso da tecnologia, segundo as correntes teóricas a que se referem? 
		
	
	Na escola Y trabalham segundo a perspectiva da interdisciplinaridade e na escola Z a formação crítica e consciente acerca dos fatos é valorizada.
	
	Na escola X o currículo possui uma abordagem interdisciplinar, o que favorece o caráter investigativo no processo de aprendizagem e a contribuição do uso consciente de recursos tecnológicos no contexto da metodologia de projetos.
	
	As escolas X e Y adotam uma concepção de currículo calcada no multiculturalismo, pois o tratamento dado ao uso de recursos tecnológicos está associado à diversidade.
	
	As escolas Y e Z trabalham segundo uma perspectiva curricular crítica, em que os recursos tecnológicos são utilizados para a formação continuada de alunos e professores.
	
	Na escola Y a delimitação entre as disciplinas demonstra que o currículo é reflexo da pluralidade cultural contemporânea, ao passo que o modo como a tecnologia é adotada remete a um modelo tecnicista.
		
	
	
	5a Questão (Ref.: 201402091494)
	3a sem.: PRÁTICA PEDAGÓGICA
	
	Conteúdos descontextualizados favorecem uma educação:
		
	
	democrática.
	
	antiopressora.
	
	libertadora.
	
	dialógica.
	
	determinística.
		
	
	
	6a Questão (Ref.: 201402108573)
	3a sem.: DIVERSIDADE CULTURAL E COTIDIANO ESCOLAR
	
	A diversidade se torna problema para o professor se ele:
		
	
	Quiser ensinar tudo a todos da mesma forma.
	
	Estabelecer ritmos diferenciados de ensino.
	
	mediar as relações e os saberes.
	
	For capaz de conferir sentido ao diverso.
	
	Utilizar essa diversidade para alcançar os objetivos.
		
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes