Buscar

DIDÁTICA ex4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	DIDÁTICA
	
	Exercício: CEL0304_EX_A4_201402055145 
	Voltar 
	Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS
	Matrícula: 201402055145
	
	Data: 17/09/2014 22:19:54 (Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.: 201402091023)
	4a sem.: Pedagogia Libertadora
	
	É a educação que mata o poder criador não só do educando, mas também do educador, na medida em que se transforma em alguém que impõe, ou, na melhor das hipóteses, num doador de 'fórmulas' e 'comunicados', recebidos passivamente pelos seus alunos (Freire, 1981: 69). No trecho citado acima, Paulo Freire: 
		
	
	Explica a ideia de "educação bancária", que está associada ao modelo de educação tradicional, pois reforça a passividade do aluno, impedindo-o de ser sujeito do seu próprio processo de conhecimento. 
	
	Defende a prática conhecida como "Educação Bancária", em que o educador é sujeito que conduz à memorização mecânica do conteúdo;
	
	Demonstra que a "educação bancária" é uma teoria que está fortemente atrelada à de construção do conhecimento.
	
	Explica a ideia de "educação bancária" que está associada à verificação na pática da teoria.
	
	Aponta para a "educação bancária" como princípio filosófico transformador da prática pedagógica que facilita a aprendizagem de 'fórmulas' e 'comunicados' pelo educando. 
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201402108660)
	4a sem.: processo de aprendizagem
	
	(CETRO/SP- 2008) Quando o professor trabalha com um modelo construtivista de aprendizagem e um modelo de ensino pela resolução de problemas, sua atividade de ensino vai ter de dialogar com a atividade de aprendizagem do aluno. Para isso, ele terá de considerar muitas variáveis, tomar decisões e assumir um alto grau de autonomia (Weisz, 2002). Para atender a essas características, o processo de formação docente deve: 
		
	
	estar voltado a uma consistente formação teórica na área de metodologia e de avaliação de ensino, além do que, deve contar com parceria de outro professor na sala de aula, em razão dos múltiplos aspectos a serem observados no desenvolvimento das crianças, de acordo com os resultados de pesquisas na área. 
	
	envolver um processo cooperativo de formação teórica permanente e consistente, que institua e alimente relações de autonomia entre os educadores, entre esses e as teorias estudadas, incluindo a análise compartilhada, a partir da interpretação que faz da teoria e da realidade em que está inserido. 
	
	fundamentar-se na prática observada na formação inicial durante o estágio supervisionado, tomando como modelo o planejamento do professor regente que tem autoridade de ciência. 
	
	envolver o contato com intelectuais renomados na área de didática e de avaliação, para que ao final do seu curso de formação inicial, o docente alcance o mínimo de conhecimentos necessários para se ocupar de promover a aprendizagem dos alunos e utilizar processos adequados de avaliação. 
	
	estar voltado ao aprimoramento de capacidades e habilidades de ensino por meio de atividades pragmáticas, em programas sistemáticos e sistematizados de treinamento que deem a ele condições de atualizar as suas práticas sobre o processo de ensino e de aprendizagem. 
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201402308389)
	4a sem.: CORRENTES PEDAGÓGICAS/TRADICIONAL
	
	Marque a palavra-chave que caracteriza a didática tradicional
		
	
	ensino hierarquizado
	
	relação conteúdo-forma
	
	construção do conhecimento
	
	pensamento crítico
	
	exercício da praxis
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201402091518)
	4a sem.: Prática pedagógica
	
	O desafio didático do momento pedagógico atual é o da concepção de uma metodologia de ensino pautada na perspectiva progressista da educação que tem como finalidade: 
		
	
	reforçar a desigualdade social. 
	
	ajustar o indivíduo à sociedade. 
	
	minimizar as discriminações econômicas e sociais geradas fora da escola. 
	
	garantir a manutenção do status quo. 
	
	reproduzir a estrutura social vigente.
		
	
	
	5a Questão (Ref.: 201402115232)
	4a sem.: pedagogia libertadora
	
	(TJPE, 2009). Em seu livro Educação e Mudança, FREIRE (1979) afirma que "O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: é um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta autorreflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca". Neste sentido, FREIRE (op. cit.) afirma que esta é a raiz da educação. Em relação à prática pedagógica, segundo Freire NÃO se poderá afirmar que ensinar exige:
		
	
	Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
	
	Aprendizagem constante.
	
	Reflexão crítica sobre a prática.
	
	Domínio de conteúdo e transferência de saber.
	
	O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
		
	
	
	6a Questão (Ref.: 201402115231)
	4a sem.: PEDAGOGIA LIBERTADORA
	
	(Questão adaptada do TJPE, 2009). Em seu livro Educação e Mudança, FREIRE (1979) afirma que "O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: é um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta autorreflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca". Neste sentido, FREIRE (op. cit.) afirma que esta é a raiz da educação. "Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo". Nas palavras de FREIRE (op. cit.), o sentido de corporeificação refere- se à:
		
	
	"Palavras são apenas palavras".
	
	"Pensar certo é fazer certo".
	
	"Faça qualquer coisa, pois o importante é fazer".
	
	"Faça o que mando e não o que eu faço".
	
	"Sabe com quem está falando?".
		
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais