Buscar

educação basica 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA	
Exercício: CEL0362_EX_A4_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 28/09/2015 23:47:32 
 1a) Questão (Ref.: 201402768953)Após o período que se seguiu à segunda guerra mundial tem início os 30 anos mais prósperos e de maior expansão da história do capitalismo. Após estes anos dourados, o sistema entra em um período de crise. De acordo com o ideário neoliberal, essa crise era de responsabilidade de:
 Certo	O Estado de Bem estar Social que, com a ampliação dos direitos sociais, aumentava os gastos públicos
2a) Questão (Ref.: 201402184237)Para os neoliberais a solução para a crise do Estado de Bem-estar Social envolvia medidas econômicas, tais como:
 Certo	Contenção dos gastos públicos com políticas sociais.
 3a) Questão (Ref.: 201402306406)O Neoliberalismo pode ser apontado como a estratégia de gestão do capital a partir de uma nova divisão internacional do trabalho, baseado no processo de fragmentação e de insegurança do trabalho (trabalho temporário, terceirizado e em tempo parcial), bem como de aprofundamento da desigualdade e da exclusão social. Ao mesmo tempo, a circulação de mercadorias e a mundialização da produção se ampliam progressivamente, a partir do acirramento do processo de internacionalização do capital. O neoliberalismo é marcado por um processo que se caracteriza pela supremacia:
 Certo	do capital financeiro sobre os outros setores da economia, exigindo reformas estruturais no Estado.
 .4a) Questão (Ref.: 201402635823)Na sequência, os anos 90, no bojo desse processo de crise do regime de acumulação fordista e do advento da acumulação flexível, ocorrem profundas mudanças nas relações capitalistas, expressas, fundamentalmente, pela globalização e por alterações profundas no processo produtivo. Esse período tem características as opções abaixo, exceto:
 Certo	transferência das linhas de montagem dos países periféricos para os centrais, onde é maior a capacidade de gerar tecnologias de ponta.
 5a )Questão (Ref.: 201402288552)A crise dos anos 70 dá lugar a uma nova etapa do capitalismo. Nas palavras de Harvey (1999, p.117), ocorreu ¿uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado¿. Assim, a década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A nova ordem econômica e política que se seguiu à crise dos anos 70 se caracterizou por: I) um esgotamento do regime de acumulação fordista e advento da acumulação flexível II) um acentuado processo de mundialização da economia III) uma incorporação da tecnologia de base microeletrônica ao processo produtivo IV) uma flexibilização das relações de trabalho e do mercado de trabalho. Assinale a opção correta:
 Certo	somente as alternativas I, II, III e IV são verdadeiras
 6a) Questão (Ref.: 2014027689890) Nos anos 70-80, a mundialização do capital e o novo padrão de acumulação flexível implicou na reestruturação do processo produtivo e, também, na alteração das relações sociais gerais e nas relações de poder, com a implementação de reformas estruturais necessárias para levar as economias mundiais ao ajuste e às exigências do capital globalizado. Esse processo de atrelamento passivo das economias dos países periféricos às diretrizes impostas pelos pólos centrais do capitalismo mundial põe em destaque:
 Certo	a intervenção direta das agências financiadoras internacionais (FMI e Banco Mundial)

Outros materiais