Buscar

av educação especial 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0249_AV_201301746691 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 1,2        Data: 09/11/2013 09:11:08
	
	 1a Questão (Ref.: 201301862707)
	DESCARTADA
	Dos fatores abaixo, quais podem ser considerados fatores tóxicos e prováveis causadores de déficit cognitivo/intelectual quando ele é apresentado no bebê desde o nascimento.
		
	
	Alimentos com corantes e transgênicos.
	
	Diabetes e sangue fator RH negativo.
	 
	Consumo de drogas e remédios teratogênicos.
	
	Pressão alta e utilização de Ácido Fólico.
	
	Resfriados e problemas de garganta.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301863319)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A proposta inclusiva de educação pressupõe várias premissas que reorientam a atividade pedagógica, exceto:
		
	 
	A avaliação como promoção automática dos alunos com deficiências
	
	A valorização da diversidade humana.
	
	O convívio com grupos heterogêneos.
	
	Uma revisão nos paradigmas da sociedade como um todo.
	
	O respeito à diferença.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301863350)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	São vários os serviços e recursos de apoio pedagógico especializado que podem ser oferecidos ao educando com necessidades educacionais especiais, com o objetivo de facilitar seu desempenho no processo de escolarização. Assinale a opção que poderá beneficiar o aluno com deficiência física:
		
	
	reglete e punção.
	
	tradutor/intérprete de sinais
	 
	rampas e elevadores de acesso
	
	acesso ao Sistema Braille.
	
	acesso à LIBRAS.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301881110)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	(Processo Seletivo para Professores Substitutos - Edital No 002/2005 - questão adaptada). O que significa uma escola inclusiva?
		
	
Resposta: Uma escola que busca a integração do aluno portador de necessidades educacionais especiais ao ensino regular, visando a interação, desenvolvimento em todos os aspectos, com interesse na aprendizagem e desenvolvimento do mesmo. Para isso busca o atendimento educacional especializado, os recursos tecnológicos e pedagógicos adequados a cada deficiência,mediação necessária e promove a acessiblidade do espaço escolar, visando o pleno desenvolvimento do educando.
	
Gabarito: É aquela escola que acolhe os alunos, adaptando-se às suas necessidades, reestruturando-se para atender às necessidades decorrentes das diversas deficiências. É aquela que matricula e mantém alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns, se organizando pedagogicamente de modo a reconhecer e valorizar as diferenças.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301863166)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Lino de Macedo (s/d) nos diz: "as crianças que entram e permanecem na escola devem se submeter a tarefas e recursos de ensino comuns. Devem, pouco a pouco apresentar competências e habilidades escolares comparáveis; devem aprender num contexto em que um mesmo professor ensina do mesmo modo, em um mesmo espaço e tempo didáticos" (p. 11) Referência bibliográfica: Macedo, L. Ensaios pedagógicos. Como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed. Essas assertivas se referem a uma crítica a qual paradigma de Educação Especial?
		
	
	Inclusão
	
	Médico-assistencialista
	 
	Integração
	
	Atencional
	
	Respeito às diferenças
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301863194)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Práticas educativas das pessoas com deficiências. Essa reunião foi apoiada pela UNESCO e deixou diretrizes para o sistema educacional das pessoas com deficiências e necessidades educativas especiais. Em relação a ela, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A educação de pessoas com deficiências deve ser feita na rede regular de ensino e para isso, o sistema educativo precisa oferecer as condições didáticas e físicas para atender a todos os alunos.
( ) A educação para pessoas com deficiência será preferencialmente feita na rede pública, exceto os casos de deficiência mental que devem ser encaminhados para uma instituição de educação especial por se tratar de alunos mais difíceis de ensinar.
( ) As escolas devem receber as crianças com deficiências e permitir que a inclusão aconteça espontaneamente a partir da ação educativa dos professores bem como dos alunos que poderão ajudar aos colegas em suas atividades diárias.
A sequência correta é:
		
	
	F V V
	 
	V F F
	
	F F F
	
	V V F
	
	V F V
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301881515)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	(Política Institucional para atendimento aos alunos com deficiência ou com dificuldades específicas de aprendizagem - de Vera Goffredo e Roberto Ramos, UNESA/2011 - questão adaptada). Visando o integral atendimento às recomendações internacionais e aos dispositivos legais nacionais, é fundamental a busca de novas formas de responder aos proclamos de uma Educação Inclusiva, garantindo não só o acesso, mas sobretudo a permanência dos alunos com deficiência no universo acadêmico, através de um projeto pedagógico que esteja centrado na aprendizagem de todos os alunos, sem exceção. Face ao exposto, como os alunos com necessidades especiais devem ser vistos por seus professores?
		
	
Resposta: Eles precisam ser vistos como alunos que tem os mesmos direitos e capacidades de aprender.Tem potencial , apenas precisam da atenção, dedicação e mediação do professor. Nenhuma deficiência impede o aluno de desenvolver -se, ele apenas terá mais lentidão em determinados casos, mas se tiver o apoio, a mediação e os recursos adequados, com certeza avançárá nos resultados.É preciso que o professor não seja preconceituoso, que não o rotule como incapaz, como muitos fazem ainda.
	
Gabarito: Como pessoas que possuem potencialidades e possibilidades de aprendizagem, participação e interação no universo escolar, gozando dos mesmos direitos e oferecendo contribuições, cada sujeito de acordo com sua subjetividade e particularidade, porém, em igual valor àqueles alunos que não são portadores de necessidades especiais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301862919)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Ana é professora de Ricardo que aos 5 anos de idade apresenta um comportamento bastante diferente das demais crianças em sua faixa etária.Desde que entrou no colégio com 2 anos de idade, Ricardo quase não fala, não se relaciona bem com os amigos, fica sempre nos cantinhos da sala fazendo movimentos repetitivos que não têm um objetivo claro, não olha nos olhos de quem se aproxima e sente muito por qualquer mudança feita em sua rotina de escola. Ricardo apresenta características comuns a qual dos Transtornos Globais do Desenvolvimento?
		
	
	Esquizofrenia
	
	Psicose
	 
	Autismo Clássico
	
	Síndrome de Asperger
	
	Síndrome de Rett
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301862916)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Muitos educadores sentem dificuldades apara compreender os quadros que fazem parte dos Transtornos Globais dos Desenvolvimentos. Quais são esses quadros?
		
	
	Psicose, Retardo Mental e Esquizofrenia
	
	Transtorno de Humor Bipolar, Retardo Mental e Psicose Infantil
	
	Neurose, Psicopatia e Paranóia
	
	Síndrome de Asperger, Altas Habilidades e Superdotação
	 
	Transtornos Desintegrativos da Infância, Autismos, Síndrome de Asperger e Rett
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301863310)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O conjunto de ideias que terminaram por definir o paradigma médico-assistencialista no campo da Educação Especial tinha como objetivo principal:
		
	 
	o cuidar e proteger a pessoa com deficiência, sem ênfase na sua escolarização.
	
	a integração do aluno com deficiência na rede de ensino, o mais próximo possível da escola regular.
	
	o trabalho pedagógicoem escola regular.
	
	pesquisar as melhores estratégias para educar crianças portadoras de deficiências sensoriais
	
	a inclusão de todos os alunos na rede regular de ensino.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301862680)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma das modalidades de atendimento e educação que existem na Educação Especial são os professores itinerantes. Marque a alternativa que explica a sua função corretamente:
		
	
	Profissionais de apoio que são deslocados para as escolas todas as vezes que há alguma situação de agressividade ou descontrole por parte dos alunos com necessidades especiais.
	
	São professores com habilitação em educação especial que são treinados para avaliarem todos os erros que os professores sem formação específica cometem no trato com crianças especiais.
	
	Pedagogos voltados para os recursos humanos e materiais da escola que visitam a escola para controlarem a quantidade e o fluxo de alunos.
	 
	Professores especializados que realizam uma supervisão e orientação a partir de visitas que possam atender às duvidas dos professores efetivos da instituição.
	
	São profissionais que não ficam muito tempo numa mesma escola porque têm dificuldade de relacionamento e precisam ser deslocados por problemas interpessoais.

Outros materiais