Buscar

dificuldades de aprendizagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Dificuldades de Aprendizagem
EE Luiz Martins
*
“EU FICO COM A PUREZA DA RESPOSTA DAS CRIANÇAS: 
É A VIDA, É BONITA E É BONITA...
VIVER E NÃO TER VERGONHA DE SER FELIZ
CANTAR E CANTAR E CANTAR
A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ...”
Gonzaguinha
*
*
Leitura coletiva do livro
João Preste Atenção!
Patrícia Secco 
*
PSICOPEDAGOGIA
	É um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia. 
*
SÍNDROMES
SÍNDROME DE DOWN (cromossomo 21)
SÍNDROME DO X FRÁGIL
SÍNDROME DE MOEBIUS (Citotec)
SÍNDROME DE ASPERGER (autismo de nível leve) 
*
Transtornos da Infância
Transtornos da aprendizagem, transtornos das habilidades motoras e transtornos da comunicação (linguagem) 
Transtorno do déficit de atenção-hiperatividade 
Transtornos do Comportamento Disruptivo 
Transtornos Depressivos na Infância 
Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo Infantil) 
Transtornos de Tique 
Transtornos da Excreção 
Transtornos de Ansiedade na Infância 
Transtorno da Ansiedade de Separação 
Fobias específicas e Fobia social 
*
O que é TDHA 
 O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD. 
*
Quais são os sintomas do TDHA?
	1) Desatenção 2) Hiperatividade-impulsividade
	O TDAH na infância em geral se associa a 
	dificuldades na escola e no relacionamento 
	com demais crianças, pais e professores. 
	As crianças são tidas como "avoadas", "vivendo no mundo da lua" e geralmente "estabanadas" e com "bicho carpinteiro" ou “ligados por um motor” (isto é, não param quietas por muito tempo). Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos. 
	Crianças e adolescentes com TDAH podem 	apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
*
Alguns dos sintomas de desatenção e hiperatividade são:
Dificuldade de se manter sentado 
Distrair-se facilmente 
Falar excessivamente           
Dificuldade em seguir instruções 
Dificuldades com tarefas que exige esforço mental 
Perde ou esquece as coisas com freqüência 
Dificuldade de organizar tarefas e atividades
Dificuldade em manter atenção em tarefas escolares e atividades lúdicas entre outros.
*
A hereditariedade
	Os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH. A participação de genes foi suspeitada, inicialmente, a partir de observações de que nas famílias de portadores de TDAH a presença de parentes também afetados com TDAH era mais freqüente do que nas famílias que não tinham crianças com TDAH. A prevalência da doença entre os parentes das crianças afetadas é cerca de 2 a 10 vezes mais do que na população em geral (isto é chamado de recorrência familial). 
*
Desde a gestação:
	Em menor grau há fatores do meio ambiente que podem estar relacionados ao TDAH (DDA): a nicotina de cigarros fumados pela mãe gestante bem como bebidas alcoólicas consumidas, podem ser causas significativas de anormalidades no desenvolvimento da região frontal do cérebro da criança em gestação; crianças expostas ao chumbo entre 12 e 36 meses de idade pode ser outro fator; traumatismos neonatais como hipoxia (privação de oxigênio), traumas obstétricos, rubéola intra-uterino, encefalite, meningite pós-natal, subnutrição e traumatismo craniano são fatores que também podem contribuir para o surgimento do distúrbio. 
*
Tem remédio para isto!
	A medicação muitas vezes pode melhorar muito a qualidade de vida da pessoa. No Brasil, a primeira indicação é do estimulante do córtex pré-frontal, o metilfenidato, com nome de Ritalina ou Concerta. Ele funciona como óculos para o míope: devolve a visão focada, mais nítida. Também ajuda a controlar a compulsão. 
*
*
DISCALCULIA 
Discalculia Verbal - dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações. 
Discalculia Practognóstica - dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens matematicamente. 
Discalculia Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos. 
Discalculia Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos. 
Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos. 
Discalculia Operacional - Dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos. 
*
DISORTOGRAFIA
	Até a 2ª série é comum que as crianças façam confusões ortográficas porque a relação com os sons e palavras impressas ainda não estão dominadas por completo. Porém, após estas séries, se as trocas ortográficas persistirem repetidamente, é importante que o professor esteja atento já que pode se tratar de uma disortografia. 
	A característica principal de um sujeito com disortografia são as confusões de letras, sílabas de palavras, e trocas ortográficas já conhecidas e trabalhadas pelo professor. 
*
DISARTRIA 
Tem como característica principal a fala lenta e arrastada devido a alterações dos mecanismos nervosos que coordenam os órgãos responsáveis pela fonação. 
A disartria de origem muscular é resultante de paresia, paralisia ou ataxia dos músculos que intervêm nesta articulação. 
A disartria pode ter origem em lesões no sistema nervoso o que altera o controle dos nervos provocando uma má articulação. 
*
DISGRAFIA 
	A disgrafia é também chamada
 	de letra feia. Isso acontece devido
 	a uma incapacidade de recordar a 
	grafia da letra. Ao tentar recordar este grafismo escreve muito lentamente o que acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a letra ilegível. 
	Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos. Mas não são todos disgráficos que possuem disortografia 
	A disgrafia, porém, não está associada a nenhum tipo de comprometimento intelectual. 
*
DISLALIA
É um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda, distorcendo-os ordenadamente.
“omei” = “tomei”
“balata” = “barata”
“Atelântico” = “Atlântico” 
*
AFASIA	
	Afasia é a perda parcial ou total da capacidade de linguagem, de causa neurológica central, decorrente de AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões cerebrais nas áreas da fala e linguagem. 
*
DISLEXIA 
	É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis . 
*
Sintomas de dislexia na primeira infância: 
	1 - atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e andar; 2 - atraso ou deficiência na aquisição da fala, desde o balbucio á pronúncia de palavras; 3 - parece difícil para essa criança entender o que está ouvindo; 4 - distúrbios do sono; 5 - enurese noturna; 6 - suscetibilidade à alergias e à infecções; 7 - tendência à hiper ou a hipo-atividade motora; 8 - chora muito e parece inquieta ou agitada com muita freqüência; 9 - dificuldades para aprender a andar de triciclo; 10 - dificuldades de adaptação nos primeiros anos escolares. 
*
Dificuldades mais identificadas: 
  	- Atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica, decifratória. 
	- Nível de leitura abaixo do esperado para
sua série e idade. 
	- Soletração de palavras ler em voz alta diante da turma Supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha 
	- Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada 
	- Seqüência de letras em palavras Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em). 
	- Fragmentação incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola 
	- Planejar, organizar e Conseguir terminar as tarefas dentro do tempo enunciados de problemas matemáticos e figuras geométricas 
	- Elaboração de textos escritos expressão através da escrita 
	- Compreensão de piadas, provérbios e gírias 
	- Seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. mapas copiar do quadro.
*
HIPERATIVIDADE
	A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança. 
*
HIPOATIVIDADE 
O termo HIPOATIVIDADE expressa a tradução de sua significação literal, exatamente inversa à condição de Hiperatividade. A criança hipoativa é aquela que parece estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada." 
*
Exames necessários para um diagnóstico:
Avaliação Multidisciplinar
Oftalmológico
Audiometria
Processamento Auditivo – PAC
Exame Neurológico
Outros...
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais