Buscar

Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO	
Exercício: CEL0284_EX_A5_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 17/09/2015 00:01:26 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201402670961)Para as autoras Pizzo e Quadro as comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. Marque a única opção INCORRETA.
 Certo	A LIBRAS e as outras línguas de sinais não alcançam os objetivos e abordagens das perspectivas sociolinguísticas.
2a Questão (Ref.: 201402681564)Na LIBRAS o canal de recepção das informações linguísticas, ou seja, percebidas na língua, são os olhos. Tem-se a necessidade de permanecer nesse contato visual, constantemente, durante a produção dos sinais do interlocutor. Do mesmo modo, na produção dos sinais o olhar de quem fala é de suma importância, pois o olhar também é gramatical. Assim, a LIBRAS proporciona aos seus usuários:
 Certo	Uma experiência visual na interação linguística.
 3a Questão (Ref.: 201402681527)A modalidade linguística da LIBRAS, a quantidade de falantes, os lugares e associações onde se reúnem, os valores, os princípios e as experiências visuais compartilhados pelo mesmo sistema de comunicação formam uma comunidade linguística denominada:
 Certo	Comunidade surda.
 4a Questão (Ref.: 201402681584)A surdez é uma experiência visual que proporciona ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade através de experiências cognitivo linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica que encontram na língua de sinais seu principal meio de concretização. Assinale a única opção que assevera essa concepção:
 Certo	A LIBRAS compreende uma estrutura e sistema gramatical e linguístico de modalidade visual espacial, cuja função, uso , ensino e tradução alcançam as mesmas concepções, os mesmos conceitos de qualquer idioma oral. Sua modalidade linguística concebe aos surdos uma interpretação da realidade bem distinta da experiência auditiva.
5a Questão (Ref.: 201402670963)Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito:
 Certo	A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
6a Questão (Ref.: 201402670971)A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como
 Certo	bilinguismo e biculturalismo.

Outros materiais