Buscar

Inclusão e Cultura Surda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO	
Exercício: CEL0284_EX_A10_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 07/11/2015 16:53:22 (Finalizada)
 1a Questão (Ref.: 201402682773)A LIBRAS é uma língua viso-espacial e as produções literárias dessa língua podem ser registradas de várias formas. De acordo com essa afirmação, marque a ÚNICA opção que NÃO se refere a uma forma de registro da literatura surda:
 Certo	Textos em Braille.
2a Questão (Ref.: 201402670915)Surdos reúnem-se freqüentemente para contar histórias e, entre as preferidas, estão as histórias de vida, as piadas e aquelas que incluem elementos da cultura surda, com personagens surdos, com tramas que, em geral, envolvem as diferenças entre o mundo surdo e o ouvinte. (Alves e Karnopp 2003). Pode-se afirmar que:
 Certo	A literatura surda começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, em que busca um outro lugar e uma outra coisa.
3a Questão (Ref.: 201402633678)Do ponto de vista da ampliação das possibilidades de inclusão dos surdos na sociedade, os recursos tecnológicos e seus avanços contribuem para:
 Certo	Aumento da qualidade de vida
 4a Questão (Ref.: 201402682788)Os telefones para surdos no Brasil são conhecidos como TS (Telefone para Surdo) e TTS (Terminal Telefônico para Surdo), são importantes recursos para a comunidade surda, pois geram acessibilidade na comunicação. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta uma inverdade sobre o uso desses sistemas:
 Certo	O telefone é um meio de comunicação que os surdos não são capazes de usar e o TS é uma utopia.
 5a Questão (Ref.: 201402682686)Arte é um termo que vem do latim e significa técnica/habilidade. A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante (http://www.significados.com.br/arte/). Ao observar a definição sobre arte e constatar que existem poucas manifestações artísticas feitas para surdos e por surdos, marque a ÚNICA alternativa que explica a insuficiência artística voltada para a comunidade surda:
 Certo	A maioria das ações culturais tem a sua comunicação com o público baseada na oralidade, ou seja, na fala.
 6a Questão (Ref.: 201402670916)Com a criação de quadros, esculturas, fábulas os surdos imprimem suas peculariedades culturais,já que as pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Desse modo, exibem seus discursos na sociedade, dando visibilidade a temas que lhe são importantes, expondo suas ideias e concepções de mundo. Assinale a alternativa correspondente à arte e cultura surda. Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde a essa afirmação:
 Certo	Os surdos como sujeitos de língua e cultura próprias produzem bens culturais e por meio deles contam suas narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.

Outros materiais