Buscar

Políticas Públicas e Educação Básica no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA	
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 08/11/2015 20:58:02 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201402118899)"O Brasil é ainda um país endividado com sua população. Nossa cidadania educacional está longe de ser um exemplo. Convivemos com milhões de crianças fora da escola ou presentes na escola mas fora da idade apropriada. Avançamos muito nesse campo, mas enquanto houver uma criança sem escola ou fora da idade adequada, o direito de todos e dever do Estado não terão se consubstanciado. Temos milhões de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de entrar na escola ou dela tiveram que se evadir mais cedo, por condições de sobrevivência ou por repetência. A educação infantil e o ensino médio ainda são privilégios" (Cury, Carlos Roberto Jamil. A Educação Como Desafio Na Ordem Jurídica. In: Lopes, Eliane Marta Teixeira , Filho, Luciano Mendes de Faria e Veiga, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.569). Assinale a alternativa CORRETA: A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, não contribuiu para modificar esse quadro de exclusão da educação brasileira. Como exemplo, podemos citar o Artigo 4°, que responsabiliza o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita:
 Certo	do ensino fundamental
2a Questão (Ref.: 201402299435)Com a promulgação da Constituição de 1988, a LDB anterior (4024/61) foi considerada obsoleta, mas apenas em 1996 o debate sobre a nova lei foi concluído. A atual LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. São pontos previstos na LDB 9394/96, EXCETO:
 Certo	Carga horária mínima de setecentas horas distribuídas em 180 dias na educação básica (art. 24)
3a Questão (Ref.: 201402628332)A instância superior responsável por garantir o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, de acordo com a LDB n.9394/96 é:
 Certo	União (Governo Federal)
4a Questão (Ref.: 201402684080)Lei n.º 9.394, de 20/12/1996, LDB, estabelece que a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Em relação ao ensino fundamental, é correto afirmar que:
 Certo	Os estabelecimentos que utilizam progressão regular por série podem adotar o regime de progressão continuada.
5a Questão (Ref.: 201402118885)Considere os seguintes itens:
I - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior.
II - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.
III - assegurar o ensino fundamental e oferecer com prioridade, o ensino médio.
Os itens I, II e III identificam, respectivamente, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, responsabilidades. Assinale a alternativa que identifica respectivamente os itens I, II e III de acordo com a LDB (Lei n.9394/96):
 Certo	da União, dos Municípios e dos Estados.

Outros materiais