Buscar

TCC LUDICIDADE PROJETO 08.08.16

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Angélica Juliane Simonetti
1. TEMA:
A ludicidade na Educação Infantil
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
A importância de se trabalhar o lúdico com as crianças na Educação Infantil. 
2. PROBLEMATIZAÇÃO:
	De que forma a Ludicidade influencia no desenvolvimento e no aprendizado das crianças na faixa etária de 0 a 3 anos? 
3. JUSTIFICATIVA: 
	A importância de realizar a pesquisa sobre a ludicidade na Educação Infantil, se dá referente ao amplo campo de conteúdosdisponíveis para facilitar o processo de aprendizagem das crianças, influenciando as crianças a brincarem com mais desprendimento. 
	Sabendo que o mundo infantil se dá de forma diferente do mundo visto por olhos de adultos, este trabalho visa destacar a importância da ludicidade por meio dos olhos das crianças, e para as crianças, através dos jogos e brincadeiras, fazendo com que elas se desenvolvam de forma saudável, no seu tempo e de forma atrativa.
4 OBJETIVOS
4.1OBJETIVO GERAL
	Analisar a importância da inserção da ludicidade para o desenvolvimento das crianças, bem como no processo de ensino-aprendizagem. 
4.2 OBJETIVOS EPECÍFICOS
Utilizar a ludicidade como forma de aprendizado mutuo entre aluno e professor.
Possibilitar alternativas de trabalhos.
Apresentar contribuições no processo de ensino-aprendizagem através de jogos e brincadeiras.
Descrever a importância de se trabalhar a ludicidade na Educação Infantil, e como ela pode ser trabalhada em sala de aula.
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	A Ludicidade na educação infantil, favorece a criança. O brincar na Educação infantil deve aliar-se junto as práticas educativas como forma de fazer com que as crianças se desenvolvam de maneira mais comum e mais autônoma, atribuindo para um desenvolvimento mais fácil e de melhor adaptação. 
	“Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.” (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO, 2004)
	Sabemos que nos dias atuais o brincar é de grande valia tanto para o desenvolvimento intelectual quanto para o psicomotor e auxilia no desenvolvimento da criança como facilitador de descoberta de suas potencialidades, como destaca Vygotsky:
A criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo. (VYGOTSKY, 1998, p. 130)
 Portanto, o brincar é fundamental para que a criança se descubra, se teste, se conheça. É através das brincadeiras que as crianças expressam seus sentimentos e emoções. 	
6. METODOLOGIA
	O presente estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica, visando auxiliar e compartilhar novos conhecimentos sobre a Ludicidade na Educação Infantil. Está baseada em materiais já publicados, leituras, análises, coleta de dados, revistas, textos jornalísticos, materiais disponibilizados na internet, livros, análise e artigos de periódicos.
7. REFERENCIAS
	https://psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/a-importancia-do-ludico-no-processo-de-ensino-aprendizagem-no-desenvolvimento-da-infancia
	http://www.profala.com/arteducesp140.htm
	http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar%20_vygotsky.pdf

Outros materiais