Buscar

Tipos de Intelectuais e Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA	
Exercício: CEL0343_EX_A8_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 31/05/2015 21:11:56 (Finalizada)
 Código de referência da questão.1a Questão (Ref.: 201402328735)	Gramsci ao se propor compreender a formação histórica dos intelectuais, faz a distinção entre dois tipos de intelectuais. São eles:
 Certo	Tradicionais e Orgânicos
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201402633389)	Gramsci ao se propor compreender a formação histórica dos intelectuais faz a distinção entre dois tipos de intelectuais. São eles: os intelectuais tradicionais (o literato, o filósofo, o artista) que, sem razões, se consideram uma classe distinta da sociedade e; os intelectuais orgânicos, que não descrevem a vida social simplesmente por regras científicas, mas exprimem as experiências e sentimentos que as massas por si mesmas não conseguem exprimir. Atento ao pensamento do autor, marque a alternativa que confirma suas ideias.
 Certo	Gramsci aponta para a necessidade de se criar uma cultura própria dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras.
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201402244017)	Gramsci aponta para a necessidade de se criar uma cultura própria dos trabalhadores. Para tanto, é fundamental uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem as paixões das massas trabalhadoras. Para ele, a educação tem um papel central na construção do consenso, das formas de pensar e de agir nas culturas ocidentais, ou seja, um instrumento de transformação social que possa conduzir as massas à revolução cultural.
Preocupado em romper com os modelos de escolas vigentes em sua época, Gramsci propõe uma escola unitária contendo duas direções:
 Certo	
3. Eliminar a dicotomia entre trabalho intelectual e trabalho manual através de um currículo que privilegiasse tanto as matérias escolares clássicas (língua nacional, matemática, ciências, história, geografia e etc.) quanto os conteúdos ligados à preparação para o mundo do trabalho e; trabalhar a dimensão política da sociedade onde todos tivessem o direito real à mesma cultura independente de sua origem social.
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201402630018)	A Pedgogia Histórico Crítico-Social dos conteúdos valoriza, portanto, os conteúdos. Mas devemos perguntar: que tipo de conteúdos? Escolha a alternativa correta:
 Certo	Conteúdos universais, incorporados pela humanidade, reavaliados permanentemente e relacionados com a compreensão da prática social
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201402630502)	"Saviani propõe uma escola revolucionária, comprometida com a igualdade real entre os homens na construção de uma nova sociedade". Escolha a alternativa que NÃO se relaciona com os pressupostos teóricos de Saviani:
 Certo	Escola comprometida com a construção da igualdade formal, de acordo com as pedagogias liberais
 Código de referência da questão.6a Questão (Ref.: 201402244209)	A organicidade do intelectual se mede pela maior ou menor conexão que mantém com o grupo social ao qual se relaciona: eles operam, tanto na sociedade civil quanto na sociedade política ou estado. A primeira representa o conjunto dos organismos privados nos quais se debatem e se difundem as ideologias necessárias para a aquisição do consenso que aparentemente surge de modo espontâneo das grandes massas da população em torno às decisões do grupo social dominante. A segunda é onde se exerce o "domínio direto do comando que se expressa no Estado e no regime jurídico".
Sendo assim, Gramsci aponta para a necessidade de:
I. Criar uma cultura própria dos trabalhadores.
II. O papel da educação é fundamental na construção de um consenso, das formas de pensar e de agir nas culturais ocidentais.
III. A manutenção de um sistema dualista de ensino, ou seja, uma escola para a elite e outra para as massas.
IV. Uma educação que permita o surgimento de intelectuais que partilhem das paixões das massas trabalhadoras.
Assinale a alternativa correta:
 Certo	3. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos

Outros materiais