Buscar

PORTFOLIO NÚCLEO ESPECÍFICO - EIXO 2 FASE I - 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEXTO JORNALÍSTICO
As adaptações necessárias no espaço escolar para a pessoa de necessidades especiais
Toda criança em algum momento de sua vida escolar apresentará alguma necessidade educativa especial, esta pode ser passageira ou não, as adaptações são necessárias para que todos os alunos possuam condições e oportunidades iguais de aprendizagem. 
A Declaração de Salamanca(Brasil, 1994) um dos documentos que estimulam a adoção do modelo inclusivo pelas instituições escolares afirma que toda criança tem direito fundamental à educação; que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas e que todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
As adaptações são de responsabilidade das instâncias político-administrativas superiores( as Secretárias de Educação estaduais e municipais), da direção da escola,dos professores e da sociedade, as quais devem ser tomadas após identificar as necessidades que a comunidade escolar apresenta para garantir as mudanças efetivas.
As adaptações curriculares podem ser de grande porte ou de pequeno porte, ambas necessárias no espaço escolar. O Projeto Escola Viva (Ministério da Educação) apresenta algumas das adaptações de grande porte: a adaptação do ambiente físico escolar; a aquisição do mobiliário específico necessário; a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos. Por exemplo um aluno com deficiência física necessitaria de corredores amplos para sua locomoção, alargamento de portas, os banheiros devem possuir barras de apoio para o vaso sanitário e para os lavatórios.[1: ¹ Projeto Escola Viva : garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola- alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/cartilha05.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2016 ás 17:00h.]
As adaptações de pequeno porte segundo o Projeto Escola Viva (Ministério da Educação) são: adaptar materiais de uso comum em sala de aula; adotar sistemas alternativos de comunicação, para os alunos impedidos de [2: ² Projeto Escola Viva : garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola- alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/cartilha06.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2016 ás 17:00h.]
comunicação oral, tanto no processo de ensino e aprendizagem como no processo de avaliação; favorecer a eliminação de sentimentos de inferioridade, de menos valia, ou de fracasso. Por exemplo um aluno que apresenta dificuldade de locomoção – precisa se locomover com um andador – e dificuldades motoras, necessitaria de mudanças na disposição física de mobiliário, de recursos e materiais adaptados como pranchas e presilhas para evitar o deslizamento do papel na carteira.
Com base em estudos e vivências de estágios realizados(acadêmica no curso de Licenciatura em Pedagogia), as escolas se comprometem com o ensino e aprendizagem dos alunos respeitando a realidade que estes estão inseridos e buscando diversas maneiras de trabalhar os conteúdos segundo a necessidade que cada um apresenta. Professoras afirmam que ensinar através de brincadeiras, passeios, ou seja, de forma lúdica os alunos apresentam maior interesse e vão construindo e reconstruindo seus conhecimentos. Mas ainda obtem-se relatos de poucas atividades, onde os alunos de classes especiais possam interagir com outros para troca de experiências.[3: ]
Sendo assim a escola e os ambientes em geral, devem eliminar as barreiras ambientais; oferecer a adaptação de materiais e a utilização de tecnologias assistivas; adequar as formas de comunicação e sinalizações e utilizar métodos diferenciados para a aprendizagem dos alunos no espaço escolar, mas também se preocupar com a eliminação de preconceitos e discriminação existentes -ainda- na sociedade, valorizando princípios de amor ao próximo e respeito a diversidade.

Outros materiais