Buscar

Simulado Discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
O Contador e a Ética Profissional
	Data de início:
	28/07/2016 18:37
	Prazo máximo entrega:
	28/07/2016 20:07
	Data de entrega:
	10/08/2016 19:26
Questão 1/5
José da Silva é Contador há duas décadas e gerencia o setor contábil de uma indústria na sua cidade. José é casado com Claudia também contadora que possui um pequeno escritório contábil. Claudia trabalha sozinha e esteve adoentada nos últimos 15 dias e por conta disso pediu para José assinar algumas demonstrações contábeis que foram impressas e estão na gaveta da sua mesa no escritório. José não ver problemas uma vez que são casados e que também é contador devidamente habilitado.
Com base no relato acima, é possível afirmar que José fez a coisa certa? Responda com base nos princípios do código de ética contábil.
Nota: 0.0
	No Artigo 3º do código de ética da contabilidade, é vedado ao contador assinar documentos ou peças contábeis elaboradas por outrem, alheio à sua orientação, supervisão e fiscalização. O caso relatado acima, mesmo sendo casado com a proprietária do escritório ou até mesmo se fosse sócio e não tivesse participado ou supervisionado as atividades que culminaram nos relatórios contábeis, José não poderia assinar os tais relatórios.
Questão 2/5
Renato e Paulo são dois contadores que trabalham juntos no departamento contábil de uma empresa comercial e cursam um mestrado em contabilidade em uma universidade na cidade vizinha. Renato e Paulo combinaram que escreverão em conjunto os artigos científicos até o final do curso, juntos já elaboraram mais de 8 trabalhos que foram publicados em eventos acadêmicos nos últimos meses, todavia Renato assumiu um novo cargo na empresa e avisou ao amigo que não conseguirá ajuda-lo esse mês com os artigos, mesmo assim Paulo comunicou  a Renato que por conta da sua parceria irá colocar seu nome também como autor do artigo que está enviando a um congresso contábil.  
Com base no texto acima, é possível afirmar que Renato não infringirá o código de ética contábil caso aceite a gentileza do amigo Paulo, uma vez que os demais artigos foram escritos em conjunto?
Nota: 0.0
	Segundo o código de ética do profissional contábil, é vedado ao contador publicar ou distribuir, em seu nome, trabalho científico ou técnico do qual não tenha participado, o fato de existir uma parceria acadêmica entre os dois amigos não justificaria o aceite da proposta por parte de Renato uma vez que ele não participou da elaboração do trabalho científico em questão.
Questão 3/5
Eduardo e Mônica são sócios na “Godard Contabilidade”, aberto há dois meses logo após a formatura dos dois em Ciências Contábeis. Ainda com poucos clientes Eduardo e Mônica decidiram contratar os serviços da empresa “Rimbaud representações comerciais” essa empresa irá prospectar clientes na cidade recebendo por isso 8% de comissão sobre os honorários de cada contrato que ela intermediar. Hoje 18 meses depois da contratação de um representante comercial a “Godard Contabilidade”, comemora ótimos resultados, o escritório já possui 20 colaboradores e mais de 200 clientes entre pequenas, médias e grandes empresas.
Com base no texto acima, é possível enxergar alguma infração ao código de ética contábil? Argumente a sua resposta.
Nota: 0.0
	O artigo 3º do código de ética do profissional contábil é claro informar que o contador é proibido de valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber. No exemplo a empresa fez uso desse tipo de serviço, tal prática pode prejudicar as relações entre o profissional e seus clientes.
Questão 4/5
O ambiente corporativo requer cada vez mais transparência e credibilidade, fatos ocorridos nos últimos tempos não somente no Brasil como no restante do mundo comprovam que existe um grande desafio dentro e fora das empresas quando o assunto é ética. Nesse contexto, discorra sobre a importância do Código de Ética do Profissional Contábil abordando o seu papel principal.
Nota: 0.0
	O código de ética do Profissional Contábil tem como principal objetivo, determinar e fixar a forma pela qual se devem conduzir os profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional bem como nos assuntos relacionados à profissão e à classe, mostrando quais os caminho devem ser seguidos pelo contador ao longo da sua trajetória  profissional.
Questão 5/5
Diferencie Moral e Ética.
Nota: 0.0
	A palavra “ética” vem do grego éthikos e significa modos de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre o comportamento moral. Digamos que em um determinado país onde usar relógio no braço direito seja considerado imoral, compete à ética pensar a origem dessa norma e os pontos negativos de não se usar relógio na mão direita.

Outros materiais