Buscar

psicologia do desenvolvimento e aprendizagem

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV_201301746691 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	MAGALY VASQUES DE FARIA
	Turma: 9008/AC
	Nota da Prova: 6,2        Nota de Partic.: 2        Data: 09/11/2013 10:11:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201301851982)
	DESCARTADA
	No livro "Desenvolvimento Humano", de Diane Papalia, a autora aborda as perspectivas teóricas para o estudo do desenvolvimento do sujeito. Marque a resposta correta:
		
	
	Perspectivas: psicanalítica, etológica e biopsicossocial.
	 
	Perspectivas: psicanalítica, humanista, e da aprendizagem.
	 
	Perspectivas: cognitiva, humanista e biopsicossocial.
	
	Perspectivas: cognitiva, contextual e transcultural.
	
	Perspectivas: psicanalítica, cognitiva e transcultural.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301851843)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O conhecimento dos períodos de desenvolvimento humano é fundamental na Educação Infantil. Segundo o epistemólogo Jean Piaget, os quatro grandes períodos de desenvolvimento são:
		
	
	Período Sensório-lógico, Período Reflexivo, Período Formal e Período Crítico.
	 
	Período Sensório-motor, Período do Pensamento Pré-Operatório, Período das Operações Concretas e Período das Operações Formais ou Abstratas.
	
	Período do Pensamento Lógico, Período do Pensamento Abstrato, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Reflexivo.
	
	Período Sensório-motor, Período do Pensamento Pré-Operatório, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Formal.
	
	Período Sensório-motor, Período Operatório, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Formal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301852258)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O apego, ou vínculo emocional, é formado nos seres humanos ao longo de muitas horas de interação, durante as quais os bebês e os pais constroem uma estreita relação. Como consequência do apego inseguro, desenvolvido através de relações onde os bebês nem sempre têm suas necessidades satisfeitas, temos crianças cujos comportamentos se apresentam:
		
	
	com vínculos fortes em relação a seus pais.
	 
	medrosas e ansiosas com relação à sua própria segurança.
	
	confiantes em outras pessoas e em si mesmos.
	
	confiantes na sua autonomia e capacidade.
	
	mais sociáveis e mais positivas em seu comportamento em relação aos outros.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301852054)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Num curso para formação em serviço, a palestrante explica às educadoras da creche as características do estágio de desenvolvimento sensório-motor, de acordo com a abordagem de Jean Piaget. Assinale a alternativa em que todas as características fazem parte desse estágio do desenvolvimento.
		
	
	Acomodação, Egocentrismo, Reflexos e Conservação de Massa.
	 
	Reflexos, Reações circulares e distinção de meios e fins.
	 
	Egocentrismo, Imitação, reflexos e reações circulares.
	
	Egocentrismo, Imitação, Fala Interior e Acomodação.
	
	Reflexos, linguagem oral, imitação e reações circulares.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301852279)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	De acordo com as fases de desenvolvimento psicossexual descritas por Freud, a criança passa por um período de vivência prazerosa por várias áreas do corpo. Essas áreas estão relacionadas com experiência psíquicas de forte conteúdo libidinal que estruturarão a personalidade da criança. Relacione características da primeira coluna com a segunda e depois marque a sequência correta:
(1) Fase Oral
(2) Fase Anal
(3) Fase Fálica
(4) Fase Latência
(   ) Vivência do controle e do poder.
(   ) Deslocamento da libido para os estudos.
(   ) Medo da castração.
(   ) Incorporação de elementos do mundo e dos afetos.
A ordem correta é:
		
	
	2 3 1 4
	 
	2 4 3 1
	
	1 3 4 2
	
	2 4 1 3
	
	1 2 4 3
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301851984)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Freud caracterizou cinco estágios da evolução psicossexual:
A) fase oral
B) fase anal
C) fase fálica
D) fase latente
E) fase genital.
Quais são as características relacionadas a cada estágio?
( ) fase em que o objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo - o outro, dada a consciência da identidade sexual.
( ) fase da vida em que a praticamente única fonte de prazer é a boca, e apresenta como principal característica psicológica a dependência emocional.
( ) fase em que a energia libidinosa é canalizada para outros fins; a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares.
( ) período em que surge o Complexo de Édipo e a atenção da criança volta-se para a região genital.
( ) a zona de erotização é o ânus, e o modo de relação do objeto é de "ativo" e "passivo", intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal e uretral). Esse controle é uma nova fonte de prazer.
		
	
	C D A B E
	
	B A E D C
	
	A B C D E
	
	D E C A B
	 
	E A D C B
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301852282)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Pedro é gestor de uma unidade educativa localizada na região metropolitana de São Paulo. Todo ano, Pedro investe em formação continuada dos seus professores como forma de melhorar qualitativamente as relações de aprendizagem no colégio. Este ano o tema da formação foi: A Psicologia de Vygotsky e sua concepção de desenvolvimento. O professor que trabalhar fundamentado nos postulados de Vygotsky verá o desenvolvimento da criança como:
		
	
	Um processo ativo no qual o dom que a criança traz consigo será posto em prática.
	
	Um processo de maturação que antecede a aprendizagem escolar.
	
	Um processo que independe da aprendizagem.
	 
	Uma apropriação ativa do conhecimento existente na sociedade em que a criança vive, integrando ao seu pensamento o conhecimento e sua cultura.
	
	Um processo que desqualifica a cultura proveniente das camadas populares, pois gera o empobrecimento intelectual da criança.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301852063)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Laura é uma educadora infantil que precisa avaliar os bebês que estão sob a sua responsabilidade de educação e cuidados na creche. Entretanto, ela não sabe quais parâmetros utilizar para avaliar os seus desenvolvimentos.Se ela utilizasse o estágio cognitivo sensório-motor descrito por Jean Piaget, quais seriam os esquemas de conhecimento que ela poderia avaliar na faixa etária de 3 a 24 meses.
		
	
	Simbolização, oralidade, desenvolvimento psicomotor e representação simbólica.
	 
	Reflexos, reações circulares, noções de causalidade e meios e fins.
	
	Linguagem oral, capacidade de planejamento e organização mental.
	 
	Egocentrismo, reflexões, reações circulares, pensamento e linguagem.
	
	Simbolização, oralidade, egocentrismo e reações circulares.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301851986)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Apoiando-se no pressuposto vygotskyano, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos. Leia as questões abaixo e assinale a que esteja coerente com o pensamento do autor:
		
	
	cabe à escola a função de promover o indivíduo a patamares superiores de conhecimento, sem levar em conta as condições sociais, cognitivas, culturais e econômicas, presentes num dado momento histórico.
	 
	sabendo que aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, cabe à escola se adiantar ao desenvolvimento, ou seja, planejar, buscando dirigir-se às funções psicológicas que estão em via de se completarem.
	
	sendo a tarefa principal da educação contemporânea criar condições de ensino frente às exigências sociais, cabe à escola restringir a transmissão de conteúdos, pois o aluno precisa garantir o conhecimento acumulado historicamente na sociedade.
	
	cabe à instituiçãoescolar garantir a todos os alunos o acesso ao conhecimento, inclusive àqueles que não tiveram acesso na idade própria, excluindo os portadores de necessidades educacionais especiais.
	
	há uma supervalorização do papel do ensino e da escola, quando deles se espera a transmissão cultural e dos valores da sociedade, com o objetivo de preparar o aluno, moral e intelectualmente, para que assuma sua posição na sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301870720)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Carla é uma professora da rede municipal de Macaé, município da costa litorânea do Estado do Rio de Janeiro, onde está sendo construído um importante polo petroquímico. Ao trabalhar sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente como um dos conteúdos curriculares, Carla preferiu levar os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental para conhecerem a proposta de uma empresa que ganhou vários prêmios pela qualidade da exploração dos seus recursos naturais sem prejudicar a natureza ou trazer impactos negativos ao meio ambiente. Para que a aprendizagem dos alunos de Carla seja realmente significativa, qual elemento precisa ser resgatado com os alunos durante o processo de aprendizagem?
		
	
Resposta: Ela precisa buscar e despertar no aluno os subsunçores, ou seja, os conteúdos âncoras, fazer uma ligação entre o conhecimento prévio, que eles já conhecem e dominam sobre o assunto,ligando ao novo, que ainda vão aprender ou aprimorar, tornando assim uma aprendizagem significativa para o aluno.
	
Gabarito: Toda aprendizagem significativa deve ser iniciada com os conhecimentos prévios que os alunos já têm sobre o tema e a partir dele, trazer novos conhecimentos científicos.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301871512)
	Pontos: 0,6  / 0,8
	Uma ONG recebeu uma criança especial de 8 anos de idade que apresentou sofrimento fetal durante seu nascimento. As educadoras que estão sob a sua supervisão acreditam que ele é um menino incapaz e "retardado", pois seu desenvolvimento não é compatível com as crianças desta idade. Ele ainda não sabe ler nem escrever, desconhece a aritmética e apresenta um déficit de linguagem, pois se comunica utilizando poucas palavras na linguagem oral. Escreva quais conceitos da teoria de Vygotsky você usaria para explicar que a formação da inteligência não é, predominantemente, inata e, portanto, este menino pode apresentar potencialidades.
		
	
Resposta: VYgotsky em sua teoria afirma que a interação entre os alunos é o caminho para a aprendizagem,assim como o meio em que a criança está inserida.Essa criança precisa ser estimulada com recursos tecnológicos e pedagógicos adequados, com a mediação do professor. Se for estimulada, incentivada e se sentir bem com o grupo( turma) com certeza terá avanços significativos. Ninguém pode ser rotulado como incapaz , todos podem aprender.
	
Gabarito:
Para Lev Vygotsky há dois tipos de funcionamento psicológico; O primeiro são funções elementares, inatas e que estão presentes em todos os sujeitos. As demais são funções supeiores que são construídas na interação social e sempre podem ser mais sofisticadas, dependendo da qualidade dos elementos usados na interação. O menino pode ter suas potencialidades cognitivas bastante desenvolvidas dependendo do meio sócio-cultural no qual está vivendo e das capacidades que forem construídas na interação social.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes