Buscar

Fundamentos das Ciências Sociais - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0089_AV1_201101487437 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201101487437 - LUCIANA DA SILVA GOUVEIA
	Professor:
	PAULO SERGIO DE OLIVEIRA
	Turma: 9004/D
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 0        Data: 09/10/2012
	
	 1a Questão (Cód.: 8926)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação ao pensamento positivista, julgue os itens a seguir e escolha a única opção que NÃO CORRESPONDE às formulações propostas por Augusto Comte. (Questão adaptada do ENADE 2005)
		
	 
	O positivismo derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.
	
	O positivismo foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.
	 
	Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.
	
	A filosofia social positivista busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.
	
	Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, em virtude de sua essência comum.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 11561)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observando os modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais, podemos concluir que o darwinismo social consiste em:
		
	
	os vários processos relacionados às idéias de Darwin.
	
	a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico.
	
	a crença de que a relação existente entre as diversas partes que compõem a sociedade é semelhante à relação que guardam entre si os órgãos de um organismo vivo.
	
	a evolução da morfologia social.
	 
	a aplicação das idéias evolucionistas de Darwin às sociedades.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 8919)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Roberto Da Matta, em seu livro Relativizando: uma introdução à antropologia social (Petrópolis, Vozes, 1984), discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas):
"Ao observar os fenômenos sociais, somos levados a enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. Nossa fala, nossos gestos, nosso modo de ser e de agir revelam o tipo de socialização que tivemos e influencia em nossa visão de mundo. Dessa forma, trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós, temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, pois ambos compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. Nasce, daí, um debate inovador, numa relação dialética entre investigador e investigado".
Após análise do texto, marque a única opção correta : 
		
	 
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	
	A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado;
	
	São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
	
	Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples;
	
	Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja a suas formulações;
	
	
	 4a Questão (Cód.: 8935)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na questão abaixo, aparecem duas afirmativas ligadas pela expressão UMA VEZ QUE.
O Positivismo de Augusto Comte, compreende não só uma corrente de pensamento, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da história da humanidade e uma proposta de reforma da sociedade através do lema ordem e progresso
UMA VEZ QUE
pela lei dos três estados, o autor imaginava ser possível uma classificação das sociedades a partir de sua diversidade cultural e especificidade histórica.
Marque:
		
	 
	Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda não explicar a primeira.
	
	Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a segunda explicar a primeira.
	
	Se as duas afirmativas forem falsas e não se explicarem.
	 
	Se a primeira afirmativa for verdadeira e a segunda for falsa.
	
	Se a primeira alternativa for falsa e a segunda verdadeira.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 9176)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que:
		
	
	Os positivistas se baseavam no materialismo histórico.
	 
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
	
	Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais.
	 
	Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais.
	
	A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 10043)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a notícia abaixo:
"Criacionismo ganha fôlego contra Darwin em escolas dos EUA (Pascal Barolier, da France Presse, em Washington - EUA) 
 A teoria da origem das espécies de Charles Darwin, raramente contestada pelos cientistas, tem sido duramente atacada pela direita religiosa norte-americana, que deseja introduzir no ensino o criacionismo, ideia de uma inteligência superior na origem do mundo. A teoria de Darwin, segundo a qual homem e alguns primatas têm um ancestral comum, é questionada pelos membros mais religiosos dos conselhos escolares locais, como o da pequena cidade de Dover, Pensilvânia, onde os professores de biologia têm que ensinar aos alunos de 14 anos que existe uma força criadora superior. A decisão adotada em outubro foi até agora o maior avanço da corrente "criacionista", que defende a teoria de que os animais e plantas foram criados isoladamente, espécie por espécie. No seio deste grupo, uma tendência de aparência mais progressista aceita a ideia de uma evolução, atribuindo-a, entretanto, a uma força inteligente. "Em 2004, houve vários problemas assinalados no ensino da teoria da evolução em 24 Estados, mas felizmente nenhuma das leis antievolucionismos apresentadas em cinco Estados foi aprovada", declarou Eugenie Scott, diretora do Centro Nacional para a Educação Científica, com base em Oakland, na Califórnia." (Retirado de www.folhaonline.com.br) -
Analise as afirmativas abaixo: 
I - A discussão entre cientistas e religiosos sobre a explicação da origem das coisas surge no momento em que a ciência, detentora das explicações racionais desde a origem do homem, se vê frente ao caráter técnico e indubitável da religião.
II - A religião vê suas explicações sendo comprometidas com o avanço da ciência. Por isso, formou cientistas para explicar que a teoria criacionista é muito mais científica do que a explicação darwinista.
III - A explicação darwinista, apesar de científica, fundamenta seus estudos em preceitos religiosos do século II a.C.
IV - A explicação criacionista está estritamente vinculada à influência da fé e o afastamento da ciência enquanto explicação viável.
Assinale a opção que contempla as afirmativas corretas:
		
	 
	Apenas IV está correta
	
	Apenas I está correta
	 
	I e II estão corretas
	
	Apenas III e IV estão corretas
	
	apenas II está correta
	
	
	 7a Questão (Cód.: 8923)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quero propor duas ideias. A primeira delas é que a cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento ¿ costumes, usos, tradições, feixes de hábitos ¿, como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismosde controle ¿ planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam de programas) ¿ para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente desses mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, dos programas culturais para ordenar seu comportamento.¿ Geertz, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. No que concerne ao conceito de cultura e tendo o texto acima apresentado como referência inicial, escolha a única opção correta.
		
	
	Os sistemas de linguagem classificam somente as palavras faladas e escritas no idioma corrente.
	
	Os sociólogos estudam a cultura examinando os sistemas simbólicos que exercem pouca ou nenhuma influência na organização da sociedade.
	
	A cultura e seus produtos são recursos que impedem ao homem fazer, explicar e entender corretamente as coisas e a vida em sociedade.
	 
	Os símbolos culturais são instrumentos de intermediação da adaptação humana ao meio ambiente, de interpretação das experiências e de organização da vida em grupo.
	 
	As funções básicas dos sistemas de valores são organizar os conceitos e avaliar o valor moral e a adequação do comportamento de um indivíduo à sua sociedade
	
	
	 8a Questão (Cód.: 11662)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo: Comem muito e com grande avidez e, apesar de embebidos em sua tarefa, ainda acham tempo para fazer grande bulha. A altura da mesa faz com que o prato chegue ao nível do queixo; cada qual espalha seus cotovelos ao redor e, colocando o pulso junto à beirada do prato, faz com que, por meio de um movimento hábil, o conteúdo todo se lhe despeje na boca. Por outros motivos além deste, não há grande limpeza nem boas maneiras, durante a refeição; os pratos não são trocados, sendo entregues ao copeiro segurando-se o garfo e a faca numa mesma mão; por outro lado, os dedos são usados com tanta frequência como o próprio garfo. Extraído de LUCCOCK, J. As refeições no Rio de Janeiro, princípio do século XIX. In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977. p. 163. Neste trecho da descrição de uma refeição no Rio de Janeiro feita por Luccock, o conceito que se aplica é:
		
	 
	Etnocentrismo
	 
	Positivismo
	
	Identidade Cultural
	 
	Diversidade Cultural
	
	Relativismo Cultural
	
	
	 9a Questão (Cód.: 12631)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Eu odeio o Cairo, mas jamais seria capaz de sair daqui", afirma Sonallah Ibrahim, um respeitado escritor egípcio que nasceu há 73 anos nessa megacidade que é a capital do Egito, um lugar que, segundo ele, é fácil desenvolver uma relação de amor e ódio. "Eu já morei na Alemanha, na Rússia e nos Estados Unidos", diz ele. "Mas eu não era feliz, aqui eu me sinto à vontade, eu sei encarar a vida." (Fantástico, 09/05/2010).
 Analise o texto acima e reflita, de acordo com a perspectiva socioantropológica, sobre a relação entre o indivíduo e o meio no qual foi socializado, no qual compartilha vínculos que são construídos a partir de sentimentos, valores e costumes em comum, através dos quais o Homem entende e interpreta o mundo, marcando a opção correta:
		
	
	Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar os mesmo hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram herdados geneticamente.
	
	Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram herdados geneticamente.
	
	Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar uma forma de linguagem expressa nos hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos que possuem uma origem simbólica.
	
	Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores, símbolos e representações que foram determinados pelo meio geografico.
	 
	Sonallah Ibrahim sente-se feliz no Cairo por compartilhar hábitos, costumes, crenças, tradições, valores e símbolos que são a-históricos e lhe proporcionam identidade e uma sensação de pertencimento a um lugar.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 11563)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao analisar os temas Cultura e Sociedade, compreende-se como relativismo cultural: 
		
	
	a aplicação de ideias evolucionistas às sociedades.
	
	o fato de nosso grupo ser tomado como o centro do mundo.
	 
	 que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas.
	 
	as diferenças existentes entre as culturas.
	
	qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.

Outros materiais