Buscar

CASO CONCRETO 12 DE SOCIOLOGIA JURÍDICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO 1 (questão retirada do ENADE 2004). Leia o texto e correlacione com a charge (anexo):
O Governo Federal deve promover a inclusão digital, pois a falta de acesso às tecnologias digitais acaba por excluir socialmente o cidadão, em especial a juventude.
Comparando o texto com a charge, pode-se concluir que:
a) O conhecimento da tecnologia digital está democratizado no Brasil.
b) A preocupação social é preparar quadros para o domínio da informática.
c) O apelo à inclusão digital atrai os jovens para o universo da computação.
d) O acesso à tecnologia digital está perdido para as comunidades carentes.
e) A dificuldade de acesso ao mundo digital torna o cidadão um excluído social.
CASO 2
TEXTO 1. Decorridos quase seis anos do lançamento do Programa Nacional de Direitos Humanos ? PNDH, pode-se afirmar com segurança que o Brasil avançou significativamente na questão da promoção e proteção dos direitos humanos. Graças ao PNDH, foi possível sistematizar demandas de toda a sociedade brasileira com relação aos direitos humanos e identificar alternativas para a solução de problemas estruturais, subsidiando a formulação e implementação de políticas públicas e fomentando a criação de programas e órgãos estaduais concebidos sob a ótica da promoção e garantia dos direitos humanos. (...) O PNDH II incorpora ações específicas no campo da garantia do direito à educação, à saúde, à previdência e assistência social, ao trabalho, à moradia, a um meio ambiente saudável, à alimentação, à cultura e ao lazer, assim como propostas voltadas para a educação e sensibilização de toda a sociedade brasileira com vistas à construção e consolidação de uma cultura de respeito aos direitos humanos. Atendendo a anseios da sociedade civil, foram estabelecidas novas formas de acompanhamento e monitoramento das ações contempladas no Programa Nacional, baseadas na relação estratégica entre a implementação do programa e a elaboração dos orçamentos em nível federal, estadual e municipal. O PNDH II deixa de circunscrever as ações propostas a objetivos de curto, médio e longo prazo, e passa a ser implementado por meio de planos de ação anuais, os quais definirão as medidas a serem adotadas, os recursos orçamentários destinados a financiá-las e os órgãos responsáveis por sua execução (II Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) ? 2002).
TEXTO 2. Brasil, crise da saúde: risco de apagão nas maternidades de natal. Um acordo não cumprido entre o gestor do SUS de Natal e a classe médica poderá levar à paralisação das maternidades públicas da cidade. Os baixos salários e a falta de uma política de recursos humanos justa e conseqüente tem provocado desânimo dos médicos com o serviço público. As consequências disso são movimentos reivindicatórios, ações na Justiça, paralisações e manifestos públicos no Brasil inteiro. O Governo - federal, estaduais, municipais - em sua maioria têm feito vista grossa ao problema. Dada a sua gravidade e ao descontentamento da parte da categoria profissional dos médicos que atuam no serviço público e na administração indireta e serviços contratados, os resultados da postura dos governantes têm tido graves repercussões sobre a qualidade dos serviços públicos do Brasil (Disponível em http://faxsindical.wordpress.com/2008/08/23/ ).
Analise os casos apresentados e após responda:
O direito à saúde é um direito fundamental previsto na própria Constituição como sendo garantido pelo próprio Estado. Os profissionais de saúde, remunerados pelo poder público, estariam violando esse direito fundamental á saúde quando deixam de prestar atendimento à população quando em greve? Explique.
R=  Estão violando não somente esse direito, mas o próprio código de ética médica e o juramento que prestaram.
Como você vê as políticas governamentais de proteção a direitos como saúde e educação, ?no papel? e sua efetividade na vida do cidadã
R= Vejo ainda distante de atingir as necessidades da população, há ausência de profissionais de saúde em razão da remuneração insuficiente, a inoperância do Estado em administrar ativo tão importante.

Outros materiais

Outros materiais