Buscar

Av politicas publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
	
	Tipo de Avaliação: AV 
	Data: 06/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301749622)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	O Plano Nacional de Educação coordena as diretrizes da educação brasileira para os próximos dez anos. Se ele for aprovado esse ano, ele será válido até 2022.Qual a importância do PNE e por que os pais precisam acompanhar esse debate? Quais são suas metas?
		
	
Resposta: As diretrizes traçadas pelo PNE são de suma importância para a educação do país. Os pais precisam ficar atentos para saberem o que está sendo votado, discutido, quais foram as resoluções em relação à educação, quais são as diretrizes, normas e metas definidas. Eles precisam entender para poder cobrar a aplicabilidade.
	
Gabarito: Por coordenar as diretrizes da educação brasileira, Sendo um plano que aposta muito na mobilização da família e no envolvimento dos pais para melhorar a qualidade da aprendizagem escolar dos alunos. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301219062)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma Legislação Especial, fundamental para a plena realização da cidadania de uma parcela tão numerosa da população brasileira. O artigo 53 expressa: ¿A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho¿. A partir do exposto, cite 3 direitos assegurado á criança e ao Adolescente na dimensão do cotidiano escolar:
		
	
Resposta: 1) Toda criança tem direito à educação assegurado seja em instituição pública ou provada 2) A criança não pode ser exposta a nenhum tipo de situação vexatória (usos, costumes ou qq outro motivo do dia a dia) por parte da escola podendo a mesma responder criminalmente. 3) A escola deve prover meios assegurando ensino de qualidade e contribuindo para sua formação de cidadão e também preparando para o mercado de trabalho.
	
Gabarito: Ser respeitado por seus educadores; Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; Organizar e participar em entidades estudantis e Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301425350)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O Programa Universidade para Todos (PROUNI) foi criado pela Medida Provisória n. 213, de 10 de setembro de 2004, mas foi com a Lei nº 11.096 e o Decreto 5.493, ambos de 13 de janeiro de 2005, que ficou instituído oficialmente e regulamentado para todos os efeitos legais. O programa tem por finalidade criar um mecanismo de concessão de bolsas de estudos integrais e parciais de 50% (cinquenta por cento) ou de 25% (vinte e cinco por cento) para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. O PROUNI é um exemplo de: 
		
	
	Sistema de acumulação capitalista
	
	Modelo de avaliação social
	
	Política pública educacional
	
	Responsabilidade civil
	
	Estado do Bem-Estar Social
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301216107)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Constituição de 1937 representou um enorme retrocesso em todas as áreas sociais, sobretudo no campo educacional. As conquistas apresentadas pela Constituição anterior, não conseguiram entrar em vigor, pois a ditadura de Vargas interrompeu esse processo desencadeado a partir de Manifesto de 1932. Assinale a alternativa que caracteriza a educação no período da ditadura getulista:
		
	
	O ensino superior público foi limitado aos que comprovassem falta de renda.
	
	A educação deixou de ser considerada como um direito de todos.
	
	A rede de ensino público foi privatizada sob orientação federal.
	
	A rede particular de ensino foi substituída pela pública 
	
	O ensino universitário público recebeu grandes investimentos federais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301860116)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a terceira aula: o sentido da Lei nº. 4024/61 sobre a elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases. Qual foi o principal resultado obtido a partir da retomada de práticas democráticas, sobretudo as parlamentares o que permitiu um alongado debate sobre a legislação educacional do país. 
		
	
	No texto constitucional ficara determinado que a educação era entendida como um direito de todos; 
	
	No texto constitucional ficara determinado, entre outras questões, que a política educacional era entendida como o direito ao voto; 
	
	No texto ficara determinado, entre outras questões, como já vimos anteriormente, que a educação era entendida como o grande milagre na sociedade brasileira; 
	
	No texto constitucional ficara determinado, entre outras questões que a política educacional era entendida como o início da ditadura militar. 
	
	No texto ficara determinado, entre outras questões que a educação deveria ser paga para que seja valorizada; 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301756705)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(ENADE 2011) Na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o atendimento educacional especializado é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória em todos os níveis e modalidades de ensino. De acordo com os pressupostos da inclusão escolar expressos na referida Política, avalie as afirmações a seguir. I. A inclusão educacional expressa um paradigma fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis. II. A educação inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares. III. O atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. IV. O movimento mundial pela inclusão educacional é uma carta de intenções que prevê, a partir da próxima década, ações políticas de atendimento educacional especializado, que deve ocorrer em salas de aula diferenciadas, na mesma escola. É correto apenas o que se afirma em 
		
	
	I, II e III.
	
	II e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e III.
	
	I e IV.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301216167)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	"A repressão foi a primeira medida tomada pelo governo imposto pelo golpe de 1964. Na direção do sistema educacional, os defensores do ensino público e gratuito foram sendo substituídos pela aliança dos que lutavam pela hegemonia da escola particular subsidiada pelo Estado, com os militares empenhados na repressão às atividades por eles julgadas subversivas" (Cunha, Luiz Antônio e Góis, Moacyr de. O golpe na Educação. Jorge Zahar Ed.:2002, p.36). A alternativa que expressa CORRETAMENTE o momento do Golpe de 64 é:
		
	
	As políticas públicas da época incentivavam o posicionamento crítico em relação ao ingresso na universidade pública 
	
	Apesar do quadro repressivo, os estudantes foram poupados das perseguições
	
	A reforma do ensino superior tinha por finalidade a desmobilização dos estudantes universitários, para tanto foi criado o sistema de créditos 
	
	O vestibular unificado proporcionou um acréscimo de vagas nas universidades públicas
	
	Uma nova Constituição foi redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar e os direitos dos cidadãos não foram alterados
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301397834)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No que diz respeito ao ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente), assinale a alternativa correta:
		
	
	As discussões sobre ECA envolveu apenas Organizações Não Governamentais (ONGs).
	
	O estatuto da criança do adolescente é um dispositivo legal que estabelecedireitos e deveres de crianças e adolescentes no Brasil. Apresenta os direitos relacionados à educação, à saúde, à vida familiar e a vida em sociedade, além de também dispor sobre os deveres.
	
	O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi o resultado de um longo debate travado na sociedade brasileira, que se iniciou em 2000 com a elaboração do Código de Menores, e que ganhou um novo impulso com a promulgação da atual constituição brasileira .
	
	O tema Educação não é tratado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
	
	No ECA estão estabelecidos apenas os objetivos da educação de crianças e adolescentes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301216337)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A ideologia neoliberal, apresentada como única via para enfrentar a crise econômica nacional, ocupou paulatinamente credibilidade junto às elites brasileiras e tornou-se hegemônica a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Diante dessa afirmativa é INCORRETO afirmar que?
		
	
	A sociedade, organizada nas mais diversas dimensões, participa da elaboração das reformas educacionais na política dos anos 90, entendendo a Educação como um direito do cidadão. 
	
	O Estado repassa a responsabilidade do investimento na educação para outros setores da sociedade e a formulação e o controle da aplicação dessa política são altamente centralizados
	
	A política educacional brasileira dos anos 90 foi implementada através de um conjunto articulado de reformas. Essas reformas foram orientadas por órgãos internacionais que preconizavam uma ideologia neoliberal no que tange à educação. Esses órgãos foram: Banco Mundial e FMI. 
	
	A concepção neoliberal que passou a orientar essa política educacional tratou a educação não mais como um direito do cidadão, mas sim como uma mercadoria.
	
	A política educacional se caracteriza pela ideologia do racional e eficiente e é apontada como capaz de reduzir os custos, o que implica na divisão de responsabilidades entre o Estado e a sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301216635)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em 1996, o governo federal, ao criar a Emenda Constitucional 14 e o FUNDEF, pretendia:
		
	
	Redistribuir as verbas oriundas do salário educação
	
	Privatizar o ensino fundamental e médio
	
	Ampliar o investimento Federal na Educação
	
	Redistribuir as verbas já existentes nos estados e municípios
	
	Privatizar a universidade pública
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes