Buscar

prova discursiva fundamentos psicologicos da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Vygotsky se propôs a construir uma nova psicologia, capaz de unificar as perspectivas das correntes psicológicas que dicotomizam o sujeito do objeto. Para tanto, utilizou as ideias de Marx e Engels, das quais era adepto. Com base nessas informações, discorra sobre a nova proposta de Vygotsky.
	Para Vygotsky, devia-se buscar uma nova unidade de análise, que explicasse desde as relações estímulo-resposta até a mais elevada produção humana: a cultura. Ele almejava, portanto, compreender o desenvolvimento dos processos psicológicos que constituem o homem ao longo da própria história e da de sua espécie (p. 49). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,
Questão 2/5
Leia o trecho abaixo:
“As culturas tornam-se interdependentes, penetram-se, nenhuma é um ‘mundo por direito próprio’, cada uma delas tem status híbrido e heterogêneo, nenhuma é monolítica e todas são intrinsecamente diversificadas; há, a um só tempo, mélange cultural e globalidade da cultura. [...] Encara-se com suspeita, conclui Burszta, a própria noção de ‘cultura’ como entidade fechada em si mesma, internamente consistente e estritamente circunscrita. A diferença é o modelo do mundo à nossa volta, a diversidade é o modelo do mundo dentro de cada um de nós.”
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. p 76
O trecho citado faz menção há um fenômeno importante da atualidade que é o “multiculturalismo”. Com base nisso, nas videoaulas e no livro da disciplina dê o significado do conceito de “multiculturalismo”.
	o multiculturalismo pode ser entendido como a luta pelo respeito às diferenças e pela busca de igualdade aos direitos sociais, um movimento polissêmico, que integra diferentes movimentos sociais. (pp 89-91)
Questão 3/5
Leia o trecho a seguir:
“No entanto, numerosos estudos e pesquisas têm evidenciado como essa perspectiva termina por veicular uma visão homogênea e padronizada dos conteúdos e dos sujeitos presentes no processo educacional, assumindo uma visão monocultural da educação e, particularmente, da cultura escolar. Essa nos parece ser uma problemática cada vez mais evidente. O que está em questão, portanto, é a visão monocultural da educação. Os "outros", os "diferentes" - os de origem popular, os afrodescendentes, os pertencentes aos povos originários, os rappers, os funkeiros etc., mesmo quando fracassam e são excluídos, ao penetrarem no universo escolar desestabilizam sua lógica e instalam outra realidade sociocultural.”
MOREIRA, A. CANDAU, V. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In Revista Brasileira de Educação. Nº23, Rio de Janeiro: Maio/Agosto de 2003. p. 156-168.
De acordo com o texto, o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina argumente sobre como o interculturalismo pode combater a visão monocultural de educação.
	através da promoção da inter-relação entre grupos culturais diferentes; adotando uma concepção de cultura dinâmica, mas sem negar suas raízes; afirmação da hibridização cultural como veículo da constituição das identidades culturais abertas e avessas à ideia de pureza cultural. Consciência de que as relações culturais também são relações de poder; privilegiando a transformação das relações sociais, culturais e institucionais. (p 92-93)
Questão 4/5
“(...) Aqui, pois, a individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna-se capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios. Essa solidariedade se assemelha à que observamos entre os animais superiores. De fato, cada órgão aí tem sua fisionomia especial, sua autonomia, e contudo a unidade do organismo é tanto maior quanto mais acentuada essa individuação das partes. Devido a essa analogia, propomos chamar de orgânica a solidariedade devida à divisão do trabalho.” (DURKHEIM, Emile. Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2013. p. 108)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, defina o que é solidariedade orgânica para Durkheim.
Nota: 6.0
	A solidariedade orgânica é típica das sociedades mais complexas (capitalistas) em que a divisão do trabalho social é amplamente disseminada e separa os indivíduos ao mesmo tempo que os mantém unidos pois uns dependem do trabalho dos outros, como num corpo. (p. 32)
Questão 5/5
Vygotsky formulou uma nova teoria para relacionar a aprendizagem ao desenvolvimento, partindo de quatro séries de investigações com o objetivo de desvendar as inter-relações complexas em áreas específicas do aprendizado escolar. Nesse contexto, discorra sobre essa teoria.
Nota: 20.0
	Vygotsky formulou uma nova teoria para relacionar a aprendizagem ao desenvolvimento, partindo de quatro séries de investigações com o objetivo de desvendar as inter-relações complexas em áreas específicas do aprendizado escolar: leitura e escrita, gramática, aritmética, ciências sociais e ciências naturais (p. 92). NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,

Outros materiais