Buscar

Fichamento Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO ENFERMAGEM
ANDERSON PERFECTO SILVA CORUJEIRA
ARTIGOS
Fichamento apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Fisiologia Humana, 3º período, turma D, sob a orientação do Professor Reinaldo Prata. 
Paripiranga
Maio 2015
O CORPO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DO
PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
A condição paradoxal na qual está o corpo neste momento histórico nos chama a atenção pela carga subjetiva que traz para o indivíduo, com desdobramentos para seu modo de viver, adoecer e morrer. De um lado é o epicentro da condição de ser sujeito social e do outro, fonte de dor e sofrimento produzida pelo impacto da visão paradigmática dominante sobre o corpo: fragmentado, mercantilizado, estereotipado, entre outras ações depreciativas. (pág. 401). 
Precisamos pensar no que nos distingue das máquinas qual seja unicamente nossa carne divina, do mesmo modo a inteligência humana se distingue da artificial apenas pelo corpo. Em qualquer atividade a que nos dedicamos, o corpo é o suporte da intuição, da memória, do saber, do trabalho e, sobretudo, da invenção 14. (pág. 401).
Pensando assim é que o corpo emerge como matriz pedagógica. Não o corpo anátomo-fisiológico ou o de bonecos de estudo que nos são apresentados na academia. São os nossos corpos e os dos outros com suas incompletudes, belezas, singularidades, emoções/sentimentos, sonhos e integralidade. Não estamos vivos em pedaços, somos um todo com nossas partes inseparáveis e com a mesma importância do todo, numa relação dialógica. (pág. 403).
Parecer:
Hoje em dia o corpo não é somente apenas mais um ser vivo, hoje com o mundo globalizado e com o capitalismo cada vez mais presente na vida das pessoas o corpo passou a ser uma máquina, pois diante de tanto consumo que antes era considerado coisas supérfluas, hoje é essencial, pois assim tem que ser perante ao mundo capitalista, onde este visa apenas o lucro, e a propriedade privada, sem se importar com qualquer consequência. O número de pessoas que fazem plásticas, aplicação de silicone, entre outros produtos para aumentar a “beleza” das mesmas aumenta descontroladamente, por que hoje a maior parte das pessoas não se contenta com o corpo que se tem e procuram cada vez mais melhora-lo. Um corpo não é uma máquina que fazemos reparo, sempre que percebemos um defeito, um corpo é muito mais que isso, o mesmo possui um cerebro que produz sentimentos, onde estes sentimentos estão sendo cada vez mais esquecidos.
Arterial Hypertension and other risk factors associated with cardiovascular diseasesamongadults1
“Among the CVD, systemic arterial hypertension (SAH) is an important risk factor for cardiac and cerebrovascular complications(1). It is considered a public health problem around the world. In 2000, the prevalence of SAH in the world population was 25% and the estimate for 2025 is 29%(2). The prevalence of hypertension verified in studies conducted in Brazil ranged from 22.3% to 43.9%, with an average of 32.5%(3-4).” (pág. 548).
“This study’s limitations are related to three aspects: a) the fact that the participants were selected according to which individuals were present at home at the time of the visit, which resulted in a sample predominantly composed of women; b) SAH was self-reported; and c) the fact that leisure activities were not considered exercise, which led to a high prevalence of sedentariness. In regard to the last two questions, however, it is important to note that self-reported hypertension is considered appropriate to estimating the prevalence of various health conditions in populations and has also been used by the Ministry of Health in the VIGITEL(13) survey. Also, in regard to exercise, we note that an evaluation of a population as being sedentary should generally be viewed with caution, especially when making journeys, domestic and work activities are not taken into account (24).” (pág. 551)
Parecer:
Sabe-se que Hipertensão é um das patologias mais comuns, geralmente é congênita. Contudo para que se possam diminuir os riscos de mortes devido a esta patologia que pode causar um Infarto Agudo do Miocardio é necessário que se tome algumas precauções como: Fazer dieta para redução de peso e principalmente para evitar alimentos que não podem ser consumidos por hipertensos, exercitar-se regulamente, controlar o estresse, evitar bebidas alcoólicas, abandonar o tabagismo e qualquer outro tipo de droga. Assim a chance de não ter problemas graves devido a hipertensão é reduzida.
	
Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes
“A amizade, no período da adolescência, é um item importante a considerar, pois as relações aos pares exercem influência no adolescente. Muitas vezes, na tentativa de ser comum a grupo, insere-se em práticas nocivas a sua saúde como o tabagismo. Na discussão sobre o hábito de fumar, realizou-se a reflexão sobre o adolescente nesse contexto.” (pág. 211).
“O uso de substâncias psicoativas por pessoas próximas aos adolescentes, como amigos, pode estimular o consumo, pois estes funcionam como modelos para os adolescentes 15,16. A adolescência é marcada pelo período de descobertas, logo, muitas vezes, é nessa época que ocorre o primeiro contato com drogas licitas e ilícitas. Outros afirmaram sobre o consumo de drogas - usa para se amostrar -, no sentido de autoafirmação ou até mesmo o encontro de si.” (pág. 212)
“Na perspectiva mais ampla na promoção da saúde, é importante destacar o "empoderamento" para o autocuidado e, principalmente, as reivindicações em relação à melhoria da qualidade de vida individual e da comunidade, fazendo dessa forma adolescentes interessados em refletir sobre seu contexto de vida e vulnerabilidades.” (pág. 214).
Parecer:
O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas é considerado um grave problema social e de saúde pública que envolve considerável gasto para o Estado. Este uso vem aumentando apesar das práticas educativas, que estão sendo adotadas em praticamente em todos os colégios privados e públicos do país. Os principais fatores que levam ao jovem consumir a droga é o ambiente familiar e ambiente social. Familiar devido a brigas, ou falta de conversa com filhos, já no ambiente social, que é fora de casa, o jovem é muito influenciado por amigos que fazem uso de tais drogas, a pressão que os mesmos colocam sobre quem não usa é muito grande, sendo assim, este acaba entrando no caminho das drogas. Contudo, as drogas causam vários tipos de doenças respiratórias, as mais comuns são câncer em todos os órgãos do sistema respiratório, bronquite, além de doenças respiratórias, causam também outras doenças como por exemplo , acidente vascular encefálico,  cirrose hepática, overdose, além de afetar também o coração, onde pode levar até um Infarto Agudo do Miocárdio. 
Aspectos fisiopatológicos e assistenciais de enfermagem na reabilitação da pessoa com lesão medular
“A medula pode ser lesada por corposestranhos ou por processos relacionados auma vascularização deficiente, levando àisquemia, hipóxia, edema e causando danosà mielina e aos axônios (2).” (pág. 72).
“O dano à medula espinhal varia de uma concussão transitória, da qual o paciente recupera-se completamente (contusão, laceração e compressão da substância da medula) até uma transecção completa da mesma, tornando o paciente paralisado abaixo do nível da lesão traumática” (2-3).
“O choque medular é parte, se não o todo, do acometimento da lesão medular. Ele desencadeia os efeitos “anormais e incorretos” do organismo/metabolismo do paciente, implicando em ações de enfermagem que promovam a manutenção ou o reestabelecimento da saúde, visando a melhoria da qualidade de vida” (4-5).
Parecer:
Tendo conhecimento que a medula não é apenas uma via de comunicação entre as diversas partes do corpo e o cérebro, como tambémum centro regulador que controla importantes funções. Tais como a respiração, circulação, bexiga (micção), intestino (evacuação), temperatura e atividade sexual, ou seja, não é importante apenas pela motricidade e sensibilidade, mas também faz parte do Sistema Nervoso Autônomo. Um indivíduo que sofre uma lesão nesta região desde ficar muito tempo sem se locomover ou até mesmo se tornando paraplégico ou tetraplégico. O enfermeiro tem o papel fundamental nesse caso, pois irá usar seus conhecimentos para promover uma assistência para a reabilitação do paciente, essa assistência é feita desde a coleta de dados de entrevista, exame físico, até o tratamento e reabilitação do mesmo. 
Parecer:

Outros materiais