Buscar

Conceitos sobre Eutanásia e Vivência de Morte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202381854)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na legislação brasileira, a eutanásia é vista como homicídio, com base em uma definição de óbito, qualquer que seja ela. Marque a questão que define o termo Eutánasia.
		
	
	No Brasil, era frequente a prática da eutanásia entre os cidadãos cansados da carga do Estado e da existência. Vinham até a um magistrado e expunham as razões que os levavam a desejar a morte e, se o juiz entendesse suficiente, autorizava.
	
	O Brasil recebem considerável apoio às ideias do movimento "Morte com dignidade" para paciente com doenças terminais, que provocam grande sofrimento físico. O estado do Oregon aprovou uma Lei sobre Morte Digna, que foi a primeira legalização de suicídio assistido nos EUA, em 08 de novembro de 1994.
	 
	EUTANÁSIA: (termo do grego - boa morte ou morte apropriada). Morte sem dor ou sofrimento. Ato de pôr fim à vida de uma pessoa enferma, que sofre terrivelmente. Provoca-se a morte de um doente com o fim de cessarem os sofrimentos intoleráveis e inúteis. (Oguisso & Zoboli)
	
	Eutánasia: morte lenta e com muito sofrimento. Adiamento da morte do doente, tornando-a um processo lento; prolongamento da vida quando não há mais esperança. Refere-se ao paciente que na iminência de uma morte inevitável, recebe ações que prolonguem a sua vida. Nesta conduta não se prolonga a vida propriamente dita, mas o processo de morrer.
	
	No juramento de Hipócrates consta: "eu não darei qualquer droga fatal a uma pessoa, se me for solicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo". Desta forma a escola hipocrática se já se posicionava contra o que hoje tem a denominação de distanásia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202385796)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para suportar a carga psíquica do seu trabalho, o enfermeiro, pode lançar mão de alguns tipos de defesa, que são chamados de sistemas sociais de defesa. Um destes tipos de defesa é a FRAGMENTAÇÃO da relação técnico-paciente, que consiste em:
		
	
	evitar vínculos afetivos, todos os clientes são iguais, não há diferenças entre eles
	 
	manter distanciamento, sem intimidade, para evitar a angústia com o sofrimento do doente.
	
	padronização de condutas para reduzir ansiedade
	 
	controlar os sentimentos, o envolvimento e as identificações
	
	fragmentar as tarefas entre a equipe, de forma que não fique claro quem é responsável por uma determinada assistência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202502616)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Z.D., adulto-jovem de 30 anos, teve um grave acidente de moto. Chegou no hospital co TCE (traumatismo cranioencefálico) grave que resultou em coma. Realizou neurocirurgia para descompressão craniana, perdeu 20Kg. Apresentou paradas cardiorrespiratórias e status pós PCR (estado vegetativo).Ficou na UTI por 3 anos, quando evoluiu pra sepse grave ou choque séptico por bactéia multiresistnte, apresentou falência em múltiplos órgãos (rins, coração, fígado...). Ficou sem possibilidades terapêuticas, tudo que podia fora feito. Dr. A.B.D. entrou no plantão e prescreveu mais antibióticos, drogas vasoativas com dosagens além da máxima, fisioterapia motora e respiratório, hemodiálise.
		
	
	Mistanásia
	
	Suicídio
	
	ortotanásia
	 
	Eutanásia
	 
	Distanásia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202458947)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	: Identifique que afirmativas são verdadeiras no que se refere a eutanásia: I) A eutanásia passiva (Neukamp, 1937) ocorre por omissão em se iniciar uma ação médica que garantiria a perpetuação da sobrevida. II) De acordo com a distinção já clássica ( Neukamp,1937) a eutanásia ativa é o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins humanitários. III) De acordo com (Martin, 1998) a eutanásia voluntária atende uma vontade expressa do doente ¿ o que seria um sinônimo de suicídio assistido. IV) A eutanásia passiva de acordo com a distinção já clássica (Neukamp,1937) é o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins humanitários. V) A eutanásia ativa ocorre por omissão em se iniciar uma ação médica que garantiria a perpetuação da sobrevida.
		
	 
	I, II e III
	 
	II,III e IV
	
	II, IV e V
	
	III, IV e V
	
	I, III e V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202458948)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Kübler-Ross, o primeiro estágio diante da morte vivenciado pelo paciente terminal é a depressão, que é caracterizado por uma defesa temporária que permite que ele se recupere com o tempo e funciona como um para-choque depois da notícia inesperada daquela doença.
		
	
	A afirmativa está incorreta, o primeiro estágio da vivência de morte é a aceitação, só depois de aceitar a doença, o paciente inicia seu tratamento.
	
	A afirmativa está correta. A depressão é o primeiro estágio da vivência de morte e é uma defesa temporária estabelecida pelo paciente terminal.
	 
	A afirmativa está incorreta, o primeiro estágio da vivência de morte é a negação, caracterizada como uma defesa diante da notícia de doença terminal.
	
	A afirmativa está incorreta, o primeiro estágio da vivência de morte é a barganha, caracterizada pelos acordos estabelecidos com Deus.
	
	A afirmativa está correta quando diz que o primeiro estágio da vivência de morte é a depressão, mas não é uma defesa temporária do doente.

Outros materiais