Buscar

Simulado de Tanatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TANATOLOGIA
	
	Simulado: SDE0230_SM_201202006795 V.1  
	Aluno(a): JULIANA CRISTINA BARROS DA SILVA
	Matrícula: 201202006795 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 14/05/2016 13:28:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202146860)
	6a sem.: Eutanásia
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Identifique quais afirmativas são verdadeiras: 
I) A eutanásia passiva (Neukamp, 1937) ocorre por omissão em se iniciar uma ação médica que garantiria a perpetuação da sobrevida.
II) De acordo com a distinção já clássica ( Neukamp,1937) a eutanásia ativa é o ato deliberado de provocar a morte sem sofrimento do paciente, por fins humanitários. 
III) De acordo com Martin, (1998) a eutanásia voluntária atende uma vontade expressa do doente  o que seria um sinônimo de suicídio assistido. 
IV) A eutanásia ativa ocorre por omissão em se iniciar uma ação médica que garantiria a perpetuação da sobrevida.
		
	
	Somente a afirmativa IV é verdadeira
	
	Somente a afirmativa II é verdadeira
	
	Somente as afirmativa IV não é verdadeira
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202783798)
	9a sem.: Aspectos Éticos da Morte
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Quanto aos aspectos psicológicos da Morte e do Morrer:
		
	
	O homem se angustia com a incerteza da finitude.
	
	A criança precisa ser poupada de frustrações para vencer as dificuldades inerentes a perdas e lutos.
	
	A noção de limite não é fator estruturante da identidade.
	
	Lidar com a morte é lidar com a noção de limite.
	
	A Morte é transitória.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202682457)
	4a sem.: A MORTE E A CRIANÇA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Tradicionamente espera-se que os velhos morram antes do que os novos, a doença e a morte não são temas que associamos á infância. Em relação a morte na criança pode se afirmar:
		
	
	A)-Não se deve encobrir a realidade da morte sob histórias fantasiosas que em nada ajudam na elaboração da mesma por parte da criança. Não há como evitar a dor de uma perda para a criança, o importante, para a saúde psíquica, é que se possa atribuir sentido ao que se vivencia. 
	
	C)A participação decisiva da equipe de enfermagem, no sentido de auxiliar esta criança internada a passar por essa experiência de maneira menos traumática, não auxilia em nada a criança.
	
	B)-Na criança a morte não remete à perda.
	
	E)-Evitar a dor de uma perda para a criança é importante, para a saúde psíquica, é que se possa atribuir sentido ao que se vivencia. 
	
	D)-Deve encobrir a realidade da morte sob histórias fantasiosas que ajudam na elaboração da mesma por parte da criança. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202782916)
	7a sem.: Cuidados no suicídio
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida. Suicídio é uma questão de Saúde Pública em todos os países. (OMS, 2000)Sabendo disso, marque a alternativa CORRETA sobre o suicídio :
		
	
	A presença conjunta de alcoolismo e depressão em um indivíduo não aumenta enormemente o risco de suicídio, pois se assim fosse teríamos um número muito maior de suicídios. Se verificarmos entre os que conhecemos, quantos tem depressão e usam álcool e não se suicidaram? (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Para os profissionais ajudarem estes pacientes, devem fazer comentários invasivos e pouco claros (isso ajuda a mudar de assunto) e demonstrar emoção e surpresa com as revelações do cliente.(Adaptado: OMS, 2000)
	
	O profissional deve ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo; ser afetuoso e dar apoio; Levar a situação a sério e verifique o grau de risco; Perguntar sobre tentativas anteriores; Explorar as outras saídas, além do suicídio; (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Homens cometem menos suicídio que mulheres, mas mais mulheres se suicidam por uso de drogas orais (intoxicação exógena) (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Quando as pessoas dizem : "Eu estou cansado da vida" ou "Não há mais razão para eu viver", os profissionais devem ignorar estas falas para não 'alimentar' o desejo de suicídio, ou, então melhor ainda é fazer com que ouçam sobre outras pessoas que estiveram em dificuldades piores. Essas atitudes ajudam a pessoa com risco de suicídio. (Adaptado: OMS, 2000)
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202142957)
	5a sem.: Suicidio
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A taxa mundial de suicídio, segundo dados da OMS(2000a), é estimada em torno de 16 por 100 mil habitantes, com variações conforme sexo, idade e país. Estima-se que astentativas de suicídio sejam 20 vezes maisfreqüentes do que os suicídios consumados .Segundo dados epidemiológicos pode-se afirmar.
		
	
	A taxa de suicídios entre os alcoolistas é menor por um fator de 1 a 7 vezes segundo a OMS. 
	
	Pelos números da Unesco, a taxa de suicídio no Brasil é relativamente alta se comparada a outros países. Os brasileiros ficam em 1º no ranking mundial de suicídios. 
	
	Quanto mais planejado, menos perigoso porque indica a possibilidade de não haver novas tentativas. Quem fez uma tentativa tem 10% a mais de chances de repetir do quem nunca tentou.
	
	10% de quem tenta suicídio, avisou antes.
	
	A taxa de suicídio é maior entre os mais idososTentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres.Isolamento social, falta de amigos, não ser casado (viúvo, solteiro ou separado), não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio.O suicídio é maior entre os portadores de melancolia - 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes