Buscar

TANATO 3

Prévia do material em texto

Fechar 
	
	  TANATOLOGIA
	
	Simulado: SDE0230_SM_201301450261 V.1  
	Aluno(a): LAYS DE MELO COSTA
	Matrícula: 201301450261 
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 10/05/2016 19:10:09 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301634679)
	10a sem.: A equipe de enfermagem e a questão da morte
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Quando o enfermeiro afirma que qualquer cliente é igual a outro qualquer e desta forma evita vínculos afetivos, está utilizando qual sistema social de defesa? 
		
	
	tentativa de eliminar decisões 
	
	fragmentação
	
	redução de responsabilidade
	
	distanciamento
	
	despersonalização e evitação
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302270729)
	7a sem.: Cuidados no suicídio
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Contudo a maioria dos suicídios pode ser prevenida. Suicídio é uma questão de Saúde Pública em todos os países. (OMS, 2000)Sabendo disso, marque a alternativa CORRETA sobre o suicídio :
		
	
	Para os profissionais ajudarem estes pacientes, devem fazer comentários invasivos e pouco claros (isso ajuda a mudar de assunto) e demonstrar emoção e surpresa com as revelações do cliente.(Adaptado: OMS, 2000)
	
	Homens cometem menos suicídio que mulheres, mas mais mulheres se suicidam por uso de drogas orais (intoxicação exógena) (Adaptado: OMS, 2000)
	
	Quando as pessoas dizem : "Eu estou cansado da vida" ou "Não há mais razão para eu viver", os profissionais devem ignorar estas falas para não 'alimentar' o desejo de suicídio, ou, então melhor ainda é fazer com que ouçam sobre outras pessoas que estiveram em dificuldades piores. Essas atitudes ajudam a pessoa com risco de suicídio. (Adaptado: OMS, 2000)
	
	A presença conjunta de alcoolismo e depressão em um indivíduo não aumenta enormemente o risco de suicídio, pois se assim fosse teríamos um número muito maior de suicídios. Se verificarmos entre os que conhecemos, quantos tem depressão e usam álcool e não se suicidaram? (Adaptado: OMS, 2000)
	
	O profissional deve ouvir, mostrar empatia, e ficar calmo; ser afetuoso e dar apoio; Levar a situação a sério e verifique o grau de risco; Perguntar sobre tentativas anteriores; Explorar as outras saídas, além do suicídio; (Adaptado: OMS, 2000)
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302231094)
	7a sem.: suicidio
	Pontos:  / 0,1 
	Sobre o suicídio complete: (1,0) -A taxa de suicídio é maior entre ....................; Tentativas ...................... são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que ..............................; . Quem fez uma tentativa tem 30% .................................................. de quem nunca tentou. A palavra suicídio deriva do latim e significa: sui = ..................... e caedes =................................... 
		
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302097145)
	7a sem.: Distanásia, ortotanásia, eutanásia e Mistanásia
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Leia as alternativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta: I. Isolamento social, falta de amigos, não ser casado, não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio. II. A distanásia involuntária o paciente é contra, mas mesmo assim ela acontece. III. Na mistanásia a pessoa recebe cuidados de forma digna, humana e respeitosa, é assistida de maneira mais natural possível na sua morte. IV. A eutanásia ativa é semelhante ao que acontece na Pena de Morte nos países onde esta é legalizada, aplica-se uma injeção venosa letal. V. No Brasil a eutanásia é considerada homicídio, com exceção da situação em que o doente é terminal, sem condições de terapia, onde ele poderá optar pela eutanásia passiva. 
		
	
	Está correta apenas a proposição IV; 
	
	Estão corretas apenas as alternativas I e IV;
	
	Nenhuma alternativa anterior; 
	
	Estão incorretas apenas as proposições I,II, III e V; 
	
	Estão corretas as proposições III e IV; 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302271611)
	9a sem.: Aspectos Éticos da Morte
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Quanto aos aspectos psicológicos da Morte e do Morrer:
		
	
	A noção de limite não é fator estruturante da identidade.
	
	Lidar com a morte é lidar com a noção de limite.
	
	O homem se angustia com a incerteza da finitude.
	
	A Morte é transitória.
	
	A criança precisa ser poupada de frustrações para vencer as dificuldades inerentes a perdas e lutos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes