Buscar

NARA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0230_SM_201202265812 V.1 
	Aluno(a): NARA LIANO DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201202265812
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 11/04/2016 18:03:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202472242)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Morte pode ser definida como sendo o cessar irreversível do:
		
	
	Capacidade corporal da consciência
	
	Fluxo espontâneo de todos os fluídos, incluindo o ar (¿último suspiro¿) e o sangue;
	 
	Todas as afirmativas definem o que é morte
	
	Funcionamento espontâneo de coração, pulmões e de todo o cérebro, incluindo o tronco cerebral
	
	Funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202427388)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dizem as escrituras sagradas: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir. Cheguei a sugerir uma nova especialidade médica, simétrica à obstetrícia: a "morienterapia", o cuidado com os que estão morrendo. A missão da morienterapia seria cuidar da vida que se prepara para partir. Cuidar para que ela seja mansa, sem dores e cercada de amigos, longe de UTIs. (Rubem Alves, publicado no jornal Folha de S.Paulo, Caderno Sinapse, de 12/10/03). O autor se refere a que tipo de morte.
		
	 
	A Morte Domada: típica da época Medieval. A morte era esperada no leito, uma espécie de cerimônia pública organizada pelo próprio moribundo e sua família. Todos podiam entrar no quarto, parentes amigos, vizinhos e, inclusive as crianças. Os ritos de morte eram cumpridos com manifestações de tristeza e dor e o maior temor das pessoas era morrer repentinamente, anonimamente, sem as homenagens cabidas.
	
	A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.O homem está desaparelhado para enfrentar a morte como uma contingência, uma vez que vem sempre acompanhada da ideia de fracasso do corpo, do sistema de atenção médica, da sociedade, das relações com Deus e com os homens, etc;
	
	Na sociedade capitalista - Ocidental.Com os progressos da terapêutica e cirurgia, sabe-se cada vez menos quando uma doença grave será mortal ou não
	
	A morte foi dividida em cerebral, biológica e celular - grande aparelhagem para medir e prolongar a vida - o momento da Morte vira um acordo feito entre a família e o médico.
	
	A Morte Invertida No século XX, a morte se esconde, tem caráter de vergonha, de fracasso. No mundo tecnocêntrico:A morte é negada, banida do discurso cotidiano, ocultada e temida.Adota-se a mentira sistemática, o silêncio - marcada pela negação e interdição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202981284)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São possibilidades explicativas de Morte Aparente, exceto:
		
	
	Eletroplessão.
	
	Asfixias.
	 
	Cianose.
	
	Comoção Cerebral.
	 
	Letargias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202427876)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A taxa mundial de suicídio, segundo dados da OMS(2000a), é estimada em torno de 16 por 100 mil habitantes, com variações conforme sexo, idade e país. Estima-se que astentativas de suicídio sejam 20 vezes maisfreqüentes do que os suicídios consumados .Segundo dados epidemiológicos pode-se afirmar.
		
	
	Pelos números da Unesco, a taxa de suicídio no Brasil é relativamente alta se comparada a outros países. Os brasileiros ficam em 1º no ranking mundial de suicídios.
	 
	A taxa de suicídio é maior entre os mais idososTentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres.Isolamento social, falta de amigos, não ser casado (viúvo, solteiro ou separado), não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio.O suicídio é maior entre os portadores de melancolia - 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
	
	10% de quem tenta suicídio, avisou antes.
	
	Quanto mais planejado, menos perigoso porque indica a possibilidade de não haver novas tentativas. Quem fez uma tentativa tem 10% a mais de chances de repetir do quem nunca tentou.
	
	A taxa de suicídios entre os alcoolistas é menor por um fator de 1 a 7 vezes segundo a OMS.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202967376)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tradicionamente espera-se que os velhos morram antes do que os novos, a doença e a morte não são temas que associamos á infância. Em relação a morte na criança pode se afirmar:
		
	 
	A)-Não se deve encobrir a realidade da morte sob histórias fantasiosas que em nada ajudam na elaboração da mesma por parte da criança. Não há como evitar a dor de uma perda para a criança, o importante, para a saúde psíquica, é que se possa atribuir sentido ao que se vivencia.
	
	B)-Na criança a morte não remete à perda.
	
	D)-Deve encobrir a realidade da morte sob histórias fantasiosas que ajudam na elaboração da mesma por parte da criança.
	
	E)-Evitar a dor de uma perda para a criança é importante, para a saúde psíquica, é que se possa atribuir sentido ao que se vivencia.
	
	C)A participação decisiva da equipe de enfermagem, no sentido de auxiliar esta criança internada a passar por essa experiência de maneira menos traumática, não auxilia em nada a criança.

Outros materiais