Buscar

AD1 de GIES 2016 2º Gabarito

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2016/2º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo De Melo Neto
Gabarito
R1)	“O capitalismo criativo assume diferentes formatos, os quais enumeramos a seguir:
a criação de negócios voltados para o mercado das classes menos favorecidas (são as empresas que lançam produtos voltados para a base da pirâmide);
o desenvolvimento de produtos e serviços que visam à melhoria das condições de vida das populações mais pobres;
os negócios sustentáveis ou responsáveis, direcionados para a preservação ambiental e a promoção do desenvolvimento das comunidades locais;
as empresas que fomentam as atividades de empreendedorismo local, com ênfase na concessão de microcrédito” (pg. 09).
R2)	“Os empreendimentos sociais privados podem ser de dois tipos: organizações sociais de cunho empresarial e organizações empresariais de cunho social.
	No primeiro caso, organizações sociais de cunho empresarial, temos as ONGs que desenvolvem atividades empresariais, de produção e venda de seus produtos, como forma de auto-sustentar-se, independentemente de doações de terceiros e investimentos de empresas patrocinadoras ou do próprio governo.
	(...).
	No segundo caso, organizações empresariais de cunho social, estão as empresas que financiam projetos sociais relevantes” (pgs. 94-95).
R3)	“Há diversas linhas de pensamento sobre o assunto, mas todas abrangem o conceito da Organização das Nações Unidas que assim refere-se ao tema: ”É o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações; é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro” (pg. 124). 
“Tal modelo baseia-se nos seguintes princípios:
os recursos naturais são finitos e, por isso, devem ser preservados;
o desenvolvimento econômico deve levar em conta o meio ambiente;
os recursos naturais devem ser preservados porque deles dependem a humanidade e toda a diversidade biológica (zoologia e botânica);
o aumento da reutilização e da reciclagem é uma prática que deve ser estimulada, pois reduz o uso de matérias-primas e produtos;
todas as relações do homem com a natureza devem ocorrer com o menor dano possível;
para alavancar o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental deve constituir-se parte integrante do processo de desenvolvimento e não pode ser considerada isoladamente deste” (pg. 113).
R4)	“O empreendedorismo social consiste na aplicação de técnicas empresariais para se alcançar fins sociais. A princípio, é uma iniciativa não-lucrativa, pois esse não é o seu objetivo, mas para gerar recursos para o seu funcionamento é necessário o implemento de ações de empoderamento que gerem rendimentos.
Limitando-se às iniciativas não-lucrativas, o empreendimento não tem as características de empreendedorismo: torna-se uma expressão do assistencialismo, filantropismo.
(...).
Ao contrário, as iniciativas empreendedoras integram pessoas, fortalecem a auto-estima, criam e desenvolvem comunidades, geram emprego e renda, desenvolvem capacidades e habilidade e, conseqüentemente, promovem sustentabilidade e auto-sustentabilidade” (pgs. 97-98).
R5)	"As comunidades, assistidas pelas empresas-cidadãs, pelos governos locais empreendedores e pelas ONGs e movimentos socioambientais atuantes nas regiões onde se localizam, desenvolvem seus próprios empreendimentos.
	São empreendimentos sociais que buscam viabilizar pequenos negócios locais com o objetivo de criar o sustento de membros da comunidade local e promover o seu autodesenvolvimento.
	É o que denominamos Negócios Sociais Sustentáveis (NSS).
	São, portanto, negócios gerenciados em bases comunitárias e fruto da atuação das organizações locais, como, por exemplo, cooperativas e ONGs.
Porque esses negócios são importantes? Porque geram trabalho e renda para populações de baixa renda, que estão à margem do mercado de trabalho e excluídas da cadeia produtiva local; aproveitam e desenvolvem o potencial dos moradores daquela comunidade; resgatam tradições culturais esquecidas e, assim, preservam a memória e a história da comunidade, seus costumes e tradições.
A geração de emprego e renda e, consequentemente, a inclusão social transformam a comunidade local. Tais ganhos – sociais, culturais e econômicos – geram desenvolvimento e tornam uma sociedade sustentável. Esse é o impacto social atingido por qualquer tipo de negócio dessa natureza.
(...).
Negócios sociais sustentáveis são empreendimentos que promovem a inclusão social, a geração de emprego e renda e contribuem para a criação de comunidades e de uma sociedade sustentável" (pgs. 173-174).

Outros materiais