Buscar

Av1_educação ambiental_2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

10a Questão(Cód.: 41815)
	1a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	
	Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere à construção do conceito de deficiência na sociedade. 
( ) A concepção de deficiência é construída historicamente e sempre aprisiona os deficientes no conceito de doença. 
( ) A concepção de deficiência pode abrir espaço para a re-significação das formas de viver e se relacionar, desta forma, a deficiência pode ser uma questão subjetiva.
( ) Deficientes precisam de ajuda e assistência do Estado por serem incapazes e apresentarem sérios bloqueios emocionais que os tornam improdutivos. 
A ordem correta é? 
	
	
	F F V 
	
	F V F 
	
	V F F
	
	V F V 
	
	F V V
	
1a Questão(Cód.: 41290)
	1a sem.: Normalidade X Deficiência
	
	Normalidade e deficiência são concepções que se transformam ao longo da história e da cultura. Das categorias abaixo, qual melhor representa a ideia de normalidade de acordo com Camguilhem (1995).
	
	
	Normal é aquele que apresenta estrutura física perfeita e que apresenta coeficiente intelectual (QI) acima da média. 
	
	Normal é não possuir qualquer deficiência mental, pois deficiência física todos nós temos.
	
	É normal quem se esforça para minimizar as diferenças pessoais
	
	Normal é se enquadrar nos padrões das classes dominantes de etnia branca. 
	
	Normal é o que se encontra na maior parte das pessoas.
	2a Questão(Cód.: 41328)
	3a sem.: Legislação da Educação Especial
	
	Qual foi o primeiro documento no mundo que pensou na inclusão de pessoas com necessidades especiais e estabeleceu seus direitos? 
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) 
	
	I Conferência Brasileira de Educação (1980)
	
	Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)
	
	Declaração de Salamanca (1994)
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente (1994)
	
3a Questão(Cód.: 41987)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	
	Em 1854, por decreto imperial de D.Pedro II, foi fundada a primeira instituição educacional de cegos no Brasil: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Em 1891, a instituição foi renomeada como Instituto Benjamin Constant (IBC). Inicialmente, o enfoque assistencialista orientava a proposta desta instituição. Isso quer dizer que, no século XIX, o objetivo central do trabalho desenvolvido era: 
	
	
	a formação para a cidadania. 
	
	a preparação para o mercado de trabalho. 
	
	o abrigo, o cuidado e a proteção do aluno. 
	
	a inclusão social. 
	
	a profissionalização do aluno. 
	
	
	4a Questão(Cód.: 41945)
	3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	
	No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado: 
	
	
	em classe comum de escola regular. 
	
	em classe especial de escola regular. 
	
	em classe especial de escola especial. 
	
	em classe hospitalar. 
	
	em escola especial. 
	5a Questão(Cód.: 41866)
	5a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	
	Há vários tipos de cegueira. Quando dizemos que ela é congênita, isso significa que ela foi adquirida: 
	
	
	por perda gradativa 
	
	por inadequação de iluminação e condições de uso da visão 
	
	nos primeiros dias de vida 
	
	por glaucoma na infância 
	
	desde o nascimento 
	
6a Questão(Cód.: 41782)
	3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	
	Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009). 
	
	
	Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
	
	A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino. 
	
	Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma. 
	
	Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar. 
	
	As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes. 
7a Questão(Cód.: 41791)
2a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Débora é uma jovem professora que iniciou a sua atuação docente numa pequena escola particular no subúrbio de Vila da Penha (Rio de Janeiro). Em sua primeira semana de trabalho foi convocada por sua diretora para uma reunião em que o aluno Matheus de 8 anos de idade e sua família seriam apresentados aos profissionais da escola. A diretora explicou para Débora que a inclusão de alunos deficientes é assegurada por lei e pôde complementar a sua explicação com mais um argumento que mostrava respeito à diversidade de formas de ensinar e respeito à cidadania de Matheus. Marque o único argumento que NÃO faz parte desta descrição qualitativa e, portanto, NÃO poderia ter sido usado pela diretora: 
A diretora explicou que a escola é pequena e precisa do maior número possível de alunos para poder cumprir suas metas orçamentárias e receber o valor dos investimentos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). 
A diretora se limitou a explicar que a decisão da professora não pode ferir a legislação nacional que obriga todos os estabelecimentos de ensino se prepararem para receber e educarem alunos com diferentes deficiências. 
A partir do conceito de inclusão e acessibilidade a diretora provou que uma boa escola deve ser boa para todos, inclusive, para os alunos com deficiências e fraco desempenho acadêmico. 
A partir da legislação brasileira (LDB 9394/96 e Constituição Federal de 1988) a diretora pôde explicar para toda a equipe que Matheus tem direitos assegurados pelo simples fato de ter nascido em solo brasileiro. Portanto, a escola precisa se adequar o mais rápido possível para atender às suas necessidades. 
A diretora se solidarizou com a insegurança de Débora, afinal de contas essa seria uma experiência nova e desafiante para a jovem professora. Entretanto, a diretora logo apresentou uma serie de sites e artigos que ensinam como locomover crianças com diplegia. 
	8a Questão(Cód.: 41792)
3a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Em relação às legislações nacionais que asseguram a inclusão de pessoas com deficiências na rede regular de ensino, assinale a única alternativa correta. 
A Educação Especial para ser oferecida na Rede regular de ensino precisa estar alinhada às Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridade oposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária.
Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridadeoposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária. 
A Educação Especial oferece um atendimento clínico especializado no horário posterior a escolarização. Neste, o deficiente pode ser consultado por especialistas e receber a atenção merecida dos serviços de saúde. 
A Educação Especial será ofertada apenas em pólos especiais nos quais haverá profissionais mais capacitados para a educação de alunos com deficiências mentais e sensoriais. 
Falar em Inclusão significa que as pessoas deficientes e com dificuldades de aprendizagens devem ser educadas nas salas de recurso ao invés de estarem participando das atividades junto com os colegas da rede regular. Esse cuidado vem sendo tomado para impedir que os alunos que apresentam deficiências possam não se apropriar dos conteúdos administrados pelo professor regente. A lei assegura a permanência da pessoa com deficiência na rede regular de ensino, desde que ela traga por sua conta e capacitação, um profissional que atue como mediador entre o aluno deficiente e seus demais pares de interação. 
	9a Questão(Cód.: 41358)
	5a sem.: Deficiência Visual
	
	Elizabeth é uma professora da escola regular da Rede Pública do Município do Rio de Janeiro. Ao iniciar o ano letivo, ela recebeu Thiago, um menino cego de 8 anos de idade que ainda não tinha tido uma experiência escolarizada em sua vida. Cheio de dificuldades por não conseguir se orientar no tempo e no espaço, Thiago pouco se relacionava com os colegas e não conseguia acompanhar o currículo do 2º. Ano do ensino fundamental. Das alternativas abaixo, qual a única correta que poderia ser encaminhada pela professora Elizabeth. 
	
	
	Fazer um trabalho de estimulação cognitiva a partir da matemática e do Braille para Thiago logo se alfabetizar.
	
	Fazer um trabalho de orientação temporo-espacial através do corpo e das sensações que Thiago apresentava, pois precisava partir do conhecimento de si próprio para ter conhecimento sobre o mundo.
	
	Estimular a percepção visual de Thiago, mesmo que seja em vultos para que ele se oriente no tempo e no espaço e possa acompanhar a turma, o currículo e as metodologias apresentadas para o restante da turma.
	
	Trabalhar apenas oralmente com elementos concretos e abstratos para Thiago acompanhar a sua turma e o currículo previamente definido pela escola.
	
	Apresentar um painel com gravuras e respectivas palavras escritas e solicitar para que Thiago repita o que os colegas estão vendo e lendo.

Outros materiais