Buscar

DH III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Quais são os três criterios para definir a idade adulta?R=aceitar a responsabilidade por si mesmo/tomar decisões independentes/tornar-se financeiramente independente.
2-Como se caracteriza a saude no jovem adulto?a maioria dos adultos jovens são saudaveis.
3-Quais os problemas de saude mais comuns nessa fase?obesidade,alguns tipos de canser,pulmão, prostata e mama. Colesterol alto
4-Quais os sintomas da TPM?fadiga e cefaleia, inchaço e sensibilidade dos seios, nausea e colicas, ansiedade,depressão,irritabilidade,mudanças de humor.
5-Segundo os criterios de Piaget a transição para o pensamento pós formal não é a única e nem mesmo a mais importante capacidade do pensamento maduro.Assim se caracteriza o pensamento maduro ou pensamneto pós formal?E caracterizado pela capacidade de lidar com inconsistencia, contradiçao, imperfeição e toleráncia.
6-O periodo em que os jovens ainda não se tornaram totalmete adulto é chamadoa .idade adulta emergente. 
9-A geração sanduiche refere-se a :Adultos que cuidam de crianças e pais idosos simultaneamente.
11- a capacidade de reconhecer e lidar com os proprios sentimentos e os sentimentos dos outros é chamada de:inteligencia emocional.
12-o modelo de cronologia dos eventos traz uma importante concepção teorica acerca do desenvolvimento psicossocial. De acordo com Bernice Neugarten, normas etaria socialmente compartilhadas sobre o momento de ocorrencia de um evento cosntituem-se num parametro aocial do qual os individuos podem derivar seu senso de subjetividade. A esse fenomeno, a autora dá o nome de:relogio social
13-O desenvolvimento psicossocial do jovem adulto é dividido em quatro abordagens.descreva cada uma delas.Modelos do estagio normativo,modelo do momento dos eventos, modelo de traços e modelo tipologicos.
14-De acordo com o modelo de traços Costa e Robert R. McCrae, pesquisadores do instituto nacional de envelhecimento, desenvolveram e testaram um modelo de cinco fatores, composto por itens que parecem embasar cinco grupos de traços associados(os cinco grandes). São eles?neurotismo, extroversão, abertura para o novo,conscienciosidade,amabilidade.
15- de acordo com erikson, adultos de meia-idade estão envolvidos na crise de:generatividade contra estagnação.
16- Sobre a crise da meia idade podemos dizer: I. Foi conceitualizada como uma crise de identidade, chamada de segunda adolescência; II. É apenas uma das transições da vida, que envolve um exame retrospectivo e uma reavaliação de valores e de prioridades; III. Pode vir a ser um ponto de virada psicológico, um período de balanço que pode produzir novos entendimentos sobre si mesmo e estimular correções de planos e trajetórias de vida.
17- A expressão ¿Geração Sanduíche¿ significa: Geração do meio
18- No Adulto Jovem podemos observar algumas questões sexuais e reprodutivas de significativa relevância: A disfunção sexual pode ter causas físicas, no entanto, alguns fatores de risco estão ligados à saúde geral, estilo de vida e, bem estar emocional;
19- Considere as afirmativas abaixo: A sétima crise psicologia proposta por Erick Erickson é a de geratividade versus estagnação. Para Jung, no processo de individuação, há duas para serem realizadas. Abrir mão da imagem da juventude e reconhecer e mortalidade. 
20- Os princípios das Nações Unidas apresentados para Pessoas mais Velhas: As letras ¿a¿ ¿b¿ se complementam;
21- Erikson considerava o período em torno dos 40 anos como a época em que as pessoas passam por sua sétima crise normativa e as denominou de: Geratividade e Estagnação;
22-Observe as frases abaixo e marque a alternativa correta: I- Capital conjugal diz respeito aos benefícios financeiros e emocionais acumulados durante um casamento de longa duração, os quais tendem a manter um casal unido. ; II- Ninho vazio corresponde à fase de transição na criação dos filhos depois que o último deles deixa o lar e, seus efeitos dependerão da qualidade e duração de um casamento; III- A síndrome da porta giratória, às vezes chamada de fenômeno bumerangue, seria a tendência entre jovens adultos de retornar ao lar dos pais enquanto estabelecem-se ou em épocas de dificuldades financeira, conjugal ou de outro tipo.
23- Não existe um modo único de ver a morte em qualquer idade; as atitudes das pessoas perante ela refletem sua personalidade e sua existência, assim como o quanto elas acreditam estarem próximas de morrer¿. Observa-se que: ¿Mudanças típicas nas atitudes perante a morte durante o ciclo de vida dependem tanto do desenvolvimento cognitivo como do momento normativo ou não-normativo do evento¿. Assim podemos afirmar que: . II- A morte não é algo sobre o qual os adolescentes pensam muito, a menos que se vejam diante dela. Muitos deles correm riscos sem pensar No entanto, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos, e a principal causa dessas mortes são os acidentes, alguns dos quais podem, ser suicídios. III- Nos jovens adultos que concluíram sua educação envolveu-se na carreira, casamento ou na criação dos filhos evidencia-se a avidez pela vida e, caso repentinamente sejam atingidos por alguma doença ou por um dano fatal, tendem a ficar extremamente frustrados.
24- Indique o fator considerados de risco para a incidência de demência e Doença de Alzheimer na população excluindo-se o fator idade. Baixo nível de escolaridade.

Outros materiais