Buscar

AULA 1 CONHECIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONHECIMENTO
Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. conhecimento
	# ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência. 
	# domínio, teórico ou prático, de uma arte, uma ciência, uma técnica etc. 
	# fato ou condição de estar ciente ou consciente de algo; ciência, informação, notícia.
	# somatório do que se conhece; conjunto das informações e princípios armazenados
	# ato ou faculdade do pensamento que permite a apreensão de um objeto, por meio de 
 mecanismos cognitivos diversos e combináveis, como a intuição, a contemplação, a 
 # classificação, a analogia, a experimentação etc.
 # erudição, cultura, instrução.
Para falar de conhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conhecimento científico é um conhecimento real porque lida com ocorrências ou fatos, constitui um conhecimento por que suas preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade comprovada através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico.
O conhecimento deve a sua origem à percepção sensorial, seguindo-se o entendimento e acabando, por fim, na razão. Diz-se que o conhecimento é uma relação entre um sujeito e um objecto. O processo do conhecimento envolve quatro elementos: sujeito, objecto, operação e representação interna (o processo cognoscitivo).
A ciência considera que, para alcançar o conhecimento, é necessário seguir um método. O conhecimento científico não só deve ser válido e consistente do ponto de vista lógico, como também deve ser provado por meio de método científico ou experimental.
A forma sistemática de criar conhecimento tem duas etapas: a pesquisa básica, durante a qual se avança na teoria; e a pesquisa aplicada, durante a qual se aplica a informação e chega-se (ou não) em descobertas.
SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SENSO COMUM
Senso comum é transmitido de geração para geração; tradição cultural; educação não formal; baseado na imitação e em experiências pessoais; empírico e desprovido de explicações; experiência do dia-a-dia (casuais); informações relacionadas diretamente com às ações humanas concretas; 
SENSO COMUM - Características Gerais
Subjetividade O sujeito que vê ou se informa sobre determinados acontecimentos se baseia em suas próprias impressões e escala de valores para definir e lidar com tais fatos vistos por ele mesmo ou que lhe foram dados a saber. 
Relativismo O conhecimento será relativo, variável de um sujeito para outro. Em outras palavras, será relativo ao sabor do gosto e do humor de cada indivíduo. 
Generalidade É tendência humana estabelecer relações diretas de causa e efeito para os fatos ao seu redor. Essa simplificação de respostas para quase tudo que acontece à sua vista se baseia na repetição da experiência vivida pelo sujeito. 
Preconceitos - São noções prévias, conceitos imaturos e opiniões formadas sem qualquer prova ou evidência concreta. 
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
 Resulta de investigação; 
Objeto da ciência é o universo material, físico, e o que for perceptível pelos órgãos dos sentidos; 
É verificável, na prática, pela demonstração ou pela experiência; 
É transmitido por intermédio de treinamento apropriado; conhecimento obtido de modo racional;
 Explica o porquê? 
Acompanha procedimentos científicos. 
CONHECIMENTO CIENTÍFICO - Características Gerais
Objetividade - O pesquisador deve escolher como objeto de investigação coisas e fenômenos do universo factual, material, físico e perceptível por meio dos sentidos. 
Racionalidade - É a utilização de raciocínios lógicos, no processo de investigação, por meio de procedimentos metódicos e bem planejados; o pesquisador parte de inferências dedutivas para chegar ao funcionamento de sistemas organizados do fenômeno em estudo. 
Quantitativo- Ferramentas, aparelhos e equipamentos são essenciais para garantir a medição precisa, a quantificação indubitável dos dados para posterior comparação e análise. Os resultados numéricos obtidos são entabulados e apresentados em quadros com valores estatísticos. 
Regularidade - O pesquisador sai em busca da frequência, da repetição da ocorrência do fenômeno investigado. Assim, ele pode mostrar a validade de uma lei geral e argumentar que extraordinário é um caso particular do que é ordinário, comum, normal. 
Teórico - Refere-se ao que não é doutrinário, não definitivo nem absoluto. A palavra teoria também tem a ver com a admissão de que uma determinada conclusão poderá ser revista, corrigida e alterada, caso haja evidência de sua incompletude. 
A ciência distingue-se do senso comum, porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.
Um exemplo que explica o senso comum e conhecimento cientifico: Que o sol, amanhã de manhã nascerá novamente, é uma convicção que tanto cientistas como leigos tem. O que difere então o senso comum do conhecimento científico? A resposta é simples: Enquanto no senso comum as pessoas acreditam simplesmente pelo hábito (porque o sol sempre nasceu, deverá amanhã nascer novamente), sem saber dar motivos (as razões) para seu julgamento, o cientista (no caso o astrônomo) saberá explicar porque amanhã o sol nascerá com base na teoria do movimento de rotação da terra, etc. O leigo acredita sem saber dar razões, o cientista conhece as razões.

Outros materiais