Buscar

Acumulação Capitalista e Questão Social av1_2013_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0638_AV1_
 ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV1 
	
	 1a Questão (Cód.: 129040)
	5a sem.: ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO
	 
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre: 
		
	
	(D) sujeitos.
	
	E) indivíduos. 
	
	(B) coisas.
	
	A) poderes.
	
	(C) classes.
	
	 2a Questão (Cód.: 129024)
	3a sem.: DIVISÃO DO TRABALHO E RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO.
	 
	. Vivemos numa sociedade industrializada, fruto de mudanças ocorridas desde o século XVIII, com o início do processo de industrialização. A Revolução Industrial trouxe mudanças importantes na forma de produzir, que provocou resistência dos trabalhadores, alguns lutando para voltar à produção artesanal, negando a mecanização. Com relação aos tempos iniciais da Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que 
		
	
	A) não havia ainda uma exploração da classe trabalhadora, pois permanecia uma jornada de trabalho de 8 (oito) horas diárias. 
	
	C) o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado, desde o início, de mudanças técnicas que facilitaram uma maior produção de mercadorias. 
	
	B) os trabalhadores resistiram com mais intensidade às imposições salariais do capitalismo que já se fazia presente em toda a Europa. 
	
	D) os trabalhos infantil e feminino não estavam presentes nas manufaturas dessa época, sendo proibidos pela legislação. 
	
	E) a força do capitalismo, restringia-se aos países europeus, com destaque para Inglaterra, Alemanha e Itália. 
	
	 3a Questão (Cód.: 129029)
	5a sem.: ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA E TRABALHO
	 
	A chamada revolução dos preços, ou seja, a grande inflação européia, resultante do grande fluxo de metais preciosos conseguindo através da exploração colonial da América pelos países da Europa aliada a quantidade abundante de força de trabalho disponível, possibilitou aos produtores industriais aumentarem a sua acumulação de capital. Podemos indicar como fato importante que se dá a partir desse momento. 
		
	
	D) A conquista e a pilhagem das Índias Orientais. 
	
	A) O desenvolvimento do Capitalismo. 
	
	C) A descoberta de terras, ouro e prata na América. 
	
	B) O aumento da produção artesanal.
	
	E) A Revolução Industrial. 
	
	 4a Questão (Cód.: 140328)
	4a sem.: Questão social e Serviço Social na contemporaneidade
	 
	Tendo em vista as afirmações, abaixo, assinale a alternativa correta: 1 - Precarização e informalização são algumas das expressões que atingem o mundo do trabalho no quadro da reestruturação produtiva do capital; 2 - É, a partir do final dos anos 90, que o capitalismo busca manter sua hegemonia através da gestação de uma cultura política da crise, na qual busca obter um consentimento das classes em torno das suas necessidades de acumulação e valorização; 3 -Na contemporaneidade, o Serviço Social depara-se com o agravamento das múltiplas expressões da questão social, compreendida como base sociohistórica da requisição social da profissão; 4 - A transferência da responsabilidade do Estado para a sociedade civil é uma transformação que a contemporaneidade trouxe, resultou no apelo às novas formas de caridade religiosa em detrimento da solidariedade civil laica; 5 - Na atualidade os movimentos sociais podem ser entendidos como movimentos de caráter antigovernamental, interinstitucional e potencialmente contestadores da ordem política, daí, decorre a dificuldade do assistente social trabalhar conjuntamente com os mesmos. 
		
	
	Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas. 
	
	Apenas as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	Apenas as alternativas 2 e 5 estão incorretas.
	
	Apenas a alternativa 5 está incorreta.
	
	 5a Questão (Cód.: 140320)
	2a sem.: Sociedade Capitalista e a relação a questão social.
	 
	Nas sociedades capitalistas, a questão social é tratada de maneira fragmentada, aparecendo recortada em questões de saúde, da infância e adolescência, da mulher, entre outros. Ao distinguir diferentes tipos de problemas, essa fragmentação: 
		
	
	Permite uma atenção qualificada e particularizada pelo Serviço Social. 
	
	Despolitiza a questão social, enfraquecendo a organização de classe. 
	
	Assegura a elaboração de respostas duradouras e definitivas aos problemas sociais. 
	
	Desresponsabiliza os sujeitos por suas dificuldades.
	
	Permite o enfrentamento da questão social de modo coletivo ao reunir pessoas com os mesmos problemas. 
	
	 6a Questão (Cód.: 140324)
	4a sem.: Mundo do Trabalho
	 
	São características da terceirização dos processos de trabalho: 
		
	
	A precarização dos vínculos empregatícios, a equiparação salarial entre os diversos trabalhadores, a dupla jornada e a ampliação dos direitos trabalhistas.
	
	A participação política dos trabalhadores, a variação salarial, a intensificação da jornada e o aumento da sindicalização. 
	
	O desemprego, o aumento dos salários indiretos, a jornada temporária e o fortalecimento da regulamentação das profissões. 
	
	A alta rotatividade, os baixos salários, a extensão da jornada e a desproteção social.
	
	A estabilidade no emprego, a participação nos lucros das empresas, a redução da jornada e o estímulo à transparência nas relações de trabalho.
	
	 7a Questão (Cód.: 129082)
	4a sem.: SERVIÇO SOCIAL E A PRÁXIS PROFISSIONAL
	 
	A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar: 
		
	
	E) O assistente social é um profissional que tem exclusividade de atuação na questão social desde o campo comunitário até a área da saúde.
	
	D) Os assistentes sociais não pertencem à classe dos trabalhadores assalariados inseridos no processo de produção da riqueza social. 
	
	A) O assistente social deve permanecer como executor terminal de políticas sociais para cumprir o Código de Ética profissional de 1993. 
	
	C) Como trabalhador especializado, o assistente social deve vender a sua capacidade de trabalho apenas ao Estado, para este poder cumprir sua responsabilidade social. 
	
	B) O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública. 
	
	 8a Questão (Cód.: 139630)
	1a sem.: Código de Ética
	 
	Entre os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais está a ampliação e consolidação da cidadania, com vistas à garantia de: 
	
	Direitos civis, políticos e sociais. 
	
	Eliminação da ideologia 
	
	Nenhuma das respostas 
	
	Eliminação dos conflitos sociais 
	
	Eliminação das relações entre as classes sociais 
	
	 
	 9a Questão (Cód.: 129014)
	2a sem.: TRABALHO COMO PRÁXIS: QUANDO O HOMEM SE FAZ HOMEM
	 
	6. "No Capitalismo ,em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se , acaba enrolado em novas pressões". (Leandro Konder (1988:30). A partir desta citação, assinale a alternativa que não corresponde as condições criadas para o trabalhador no modo de produção capitalista: 
		
	
	D) O trabalhador em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações. 
	
	B) O trabalhador se constitui como mais uma peça na engrenagem, uma coisa, mera força de trabalho, onde sua necessidades são desconsideradas. 
	
	E) O trabalhador não que possui os meios de produção e o resultado do seu trabalhonão lhe pertence.
	
	A) O trabalhador tem uma certa proximidade com o que produza, pode por em prática suas habilidades e a criatividade na produção.
	
	C) As condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho. 
	
	 10a Questão (Cód.: 129026)
	3a sem.: DIVISÃO DO TRABALHO E RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO.
	 
	A Inglaterra foi o país da Europa que, no século XVIII, a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. O fato da Inglaterra ser o primeiro país em que se inicia a Revolução Industrial não pode ser explicado com base apenas no avanço técnico e científico, mas numa combinação de fatores que ali ocorreram. Sobre estes fatores é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu: 
		
	
	C)um processo de urbanização e aceleração nos transportes e na comunicação. 
	
	A) a eliminação das desigualdades sociais. 
	
	D) a aplicação da força motriz à indústria. 
	
	B) a mecanização da indústria e da agricultura. 
	
	E) um maior controle capitalista do sistema econômico.

Outros materiais