Buscar

ATPS PCP

Prévia do material em texto

SUMÀRIO
1.Introdução.................................................................................................................4
2.Planejamento de Controle de produção....................................................................5
3. PCP importância na administração..........................................................................8
4. Sistemas de Programação da Produção com capacidade finita..............................9
5. Controle de Produção.............................................................................................10
6. Considerações Finais.............................................................................................13
7. Referências Bibliográficas....................................................................................14�
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito a exposição da importância do Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP) para as empresas, assim como os conceitos e aspectos técnicos relevantes no intuito de compreender de forma ampla, o que é e para que serve o Planejamento Programação e Controle da Produção (PPCP). Por meio do instrumento se torna possível a decisão mais viável, em relação de como usar melhor os recursos de produção, assegurando assim que, a produção ocorra eficazmente e gerando produtos e serviços conforme metas planejadas, proporcionando a detecção e correção de possíveis falhas e distorções, com o objetivo da obtenção de resultados satisfatórios. 
1-PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
O PCP tem grande impacto sobre a competitividade do mercado em geral, pois planeja e controla as atividades produtivas da empresa, tendo como principal objetivo melhorar o nível a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes, garantindo que os mesmos sejam atendidos de forma mais rápida e pontual, cumprindo assim os prazos estabelecidos. Com isso essa atividade torna-se decisiva nas organizações atuais, como instrumento administrativo de relevância para as empresas, considerando que, os planos traçados para a realização desse planejamento e controle, propicia com que o PPCP seja desenvolvido de forma eficiente pela empresa. 
O PCP gerencia informações de diversas áreas, porém uma das maiores dificuldades para o desempenho de suas funções refere-se a problemas nos relacionamentos entre setores. Por meio dele são visualizadas as prioridades e prazos de entrega dos produtos aos clientes onde se faz a programação de modo que atenda as metas determinadas. Algumas empresas de médio porte trabalham com novos sistemas operacionais informatizados (softwares de produção), controlando e medindo a sua produtividade de forma a atender e alcançar os resultados esperados. 
“Pedroso e Corrêa (1996) consideram que o sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos do processo produtivo; com o intuito de atender a demanda dos clientes e alcançar os objetivos”. Dentre tantas opções disponíveis no mercado, os autores selecionaram os aplicativos que utilizam à lógica MRPII. É importante frisar, que de acordo com Pedroso e Corrêa (1996), o desempenho do sistema de PPCP,” impacta diretamente no desempenho da manufatura, dentre esses, o custo, a qualidade, a pontualidade e a flexibilidade”.
Considerando, as competências e restrições, a escolha pela implantação de tal sistema deve ser adequada às necessidades estratégicas da organização, porém para obter sucesso, deve fazer uso de uma metodologia adequada, a qual dê suporte ao projeto desenvolvido. É necessário considerar depois da escolha do sistema correto, a importância do envolvimento dos recursos humanos e o treinamento destes, para que as medidas sejam tomadas corretamente nas fases de implantação. Entretanto é relevante uma avaliação com relação à complexidade do sistema produtivo, levando em conta que o sistema de PPCP é utilizado para atingir o melhor desempenho do software. 
CONCEITOS: PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Segundo CHIAVENATO (1991), “a função PCP é que planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção”.
"O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle." (MOTTA, 1987)
“TUBINO (1997) considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.”
Entre os vários autores da área, existe uma certa discordância em relação as fases ou atividades do PCP. No entanto, conforme MACHILINE (1986),” a classificação é a seguinte: programação, roteiro, aprazamento, liberação e controle.” 
Programação – nessa primeira fase se determina os tipos e as quantidades dos produtos que serão fabricados, baseados nos pedidos recebidos dos clientes, nas previsões de vendas, ou em ambos. CHIAVENATO (1991) define a programação “como o detalhamento do plano de produção, para que ele possa ser executado de maneira integrada e coordenada pelos diversos órgãos produtivos e demais órgãos de assessoria. “Conforme RUSSOMANO (1979), essa fase, denominada de planejamento da produção, “consiste no acerto do programa de produção para um determinado período a partir das perspectivas de vendas, da capacidade de produção e dos recursos financeiros disponíveis.”
Roteiro – É estabelecido nesta fase quem fará as operações, onde elas serão feitas e os tempos unitários de fabricação do produto para cada uma das operações. Segundo RUSSOMANO (1979) “o roteiro da produção tem a função de determinar o melhor método de produção das peças, dos subconjuntos e da montagem dos vários produtos acabados que a fábrica produz, além de determinar o tempo-padrão de preparação e de operação das máquinas. As decisões baseadas no roteiro de produção são: fabricar ou comprar, fluxo de montagem, forma e tamanho da matéria-prima, divisão do trabalho a ser feito, escolha da máquina na qual o trabalho será feito, sequência das operações e escolha do ferramental.”
Aprazamento – É determinado quando será iniciada a produção, quando terminará e, por diferença, quanto tempo levará.
Liberação – Esta fase é baseada especificamente na mobilização dos recursos, antes do momento em que a produção deverá ser iniciada, de acordo com os prazos determinados na fase anterior. Conforme RUSSOMANO (1979),” nos sistemas de PCP mais complexos, a liberação ou movimentação das ordens de fabricação se encarrega de todas as providências para fabricar: retirada de matéria-prima de almoxarifado, contagem de peças, transferências e entrega de peças produzidas, etc.” De acordo com ZACCARELLI (1987), a liberação é um conjunto de funções para:
a. Verificar a disponibilidade de materiais, ferramentas e instruções técnicas para as ordens de fabricação a serem iniciadas, e providenciar para que fiquem à disposição do operário;
b. Decidir sobre a sequência de processamento das ordens de fabricação;
c. Distribuir ordenadamente as vias componentes das ordens de fabricação;
d. Coletar informações para controle.
Controle – Após o início da produção, a fase do controle trata de acompanhá-la em todo os seus aspectos para que os planos sejam executados, ou devidamente modificados, quando surjam imprevistos que impossibilitem sua realização. Conforme ZACARRELLI (1987), “o controle da produção é a função da administração que planeja, dirige e controla o suprimento de materiais e as atividades de processo de uma empresa, de modo que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender um programa de vendas aprovado, sendo essas atividades realizadas de tal maneira que a mão-de-obra, os equipamentos e o capital disponíveis sejam empregados com o máximo aproveitamento.”2-PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA ADMINISTRAÇÃO
 O Planejamento e controle de produção aumentam consideravelmente a possibilidade de sucesso de uma empresa, facilitando sua administração nas suas diversas fases. Porém é necessário a empresa estar organizada em setores, para que assim, as tarefas sejam realizadas corretamente e de forma harmoniosa. Afirma Barreto (1997) “o PCP como o setor responsável por administrar de maneira correta os insumos: mão de obra, máquinas e equipamentos complementares, matérias primas, métodos e informações, sendo assim, o PCP funcionam como um regulador, distribuindo e organizando o processo de fabricação.”
O PPCP admite ainda que os administradores tenham uma visão detalhada das atividades produtivas e os demais setores da empresa e como estes se relacionam entre si, é um sistema de cruzamento de dados, pelo fato de promover coletas de informações e assim possibilitar a construção deles. Desta forma, autoriza a empresa executar logística capaz de atender, ajustar e até mesmo corrigir rumos, porém tornando-a mais competitiva diante da globalizada economia e das exigências cada vez mais visíveis dos clientes.
 Existe algumas perguntas a serem feitas para desencadear o sucesso e eficácia de um planejamento:
	
PLANEJAMENTO
	O que se deve fazer
Quando fazer
Quem deve fazer
Como fazer
	
Objetivos a alcançar
Controle e seus desdobramentos:
Quatro etapas do processo administrativo:
	Planejamento
	Organização
	Direção
	Controle
	
SISTEMAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO COM CAPACIDADE FINITA: UMA DECISÃO ESTRATÉGICA?
É de fundamental importância na estratégia da empresa a decisão de implantação de um sistema da produção com capacidade finita, prevendo que possam ocorrer implicações e possivelmente dificuldades na reversão do nível de investimento demandado. Entretanto é considerado imprescindível a análise criteriosa e a adequação do sistemas as necessidades estratégicas da empresa presentes ou futuras, em vista dos níveis de investimentos. Nesse caso podem ser classificadas em três níveis - planejamento de longo, médio e curto prazo - e controle, sendo definido como planejamento hierárquico da produção, uma metodologia que propõe decompor o problema do planejamento da produção de larga escala em sub-problemas menores, resolvendo-os sequencialmente - do maior horizonte de tempo para o menor. Porém é indispensável primeiramente frisar que nem todos os sistemas produtivos demandam uma solução desta natureza para a gestão da sua capacidade; em segundo lugar o escopo das decisões apoiadas por estes sistemas varia, e é essencial verificar se o sistema escolhido comporta as características particulares da empresa que são primordial na decisão apoiada.
Um problema geralmente comum é que depois de implantado o sistema, pode – se criar uma dependência de seu fornecedor, tanto em nível da assistência técnica quanto da tecnologia adquirida. Outra parte também importante é avaliar o grau de capacitação e a postura profissional do fornecedor ou representante comercial. É imprescindível reforçar que um sistema de programação da produção com capacidade finita não deve ser gerenciado de maneira isolada, bem como às demais funções da empresa. Neste âmbito pode substituir o módulo de controle de fabricação quando a complexidade do sistema produtivo demandar gestão de capacidade finita. Os sistemas de programação da produção com capacidade finita estão apoiados em informações - tanto quanto a modelagem do sistema produtivo, quanto dos parâmetros para a tomada de decisões e da situação presente da fábrica. Deste modo, significa que a qualidade da decisão resultante é particularmente dependente da confiabilidade, integridade e aderência destas informações à realidade modelada. Após a escolha do sistema correto, o fator de sucesso é a metodologia de implantação, que deve considerar o envolvimento dos recursos humanos com os treinamentos e fases de implantação,
4-CONTROLE DE PRODUÇÃO
O Controle de Produção apresenta como principal finalidade avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa, comparar o programado e o realizado, apontando as falhas, erros ou desvio, elaborar relatórios para a direção da empresa e também informar outras seções sobre o andamento das atividades produtivas, com objetivo de correção de falhas ou erros, prevenção de novas falhas ou erros para o futuro, sendo a última fase do PCP. É considerado como um instrumento usado para guiar, dirigir os métodos de produção de qualquer empresa ou atividade a ser executada dentro de um sistema operacional, procurando diminuir qualquer tipo de distorção dentro do planejado, detectando soluções para correção dos desvios, visando aperfeiçoamento das atividades efetuadas a fim de obter êxito. Tem algumas funções principais que são:
Sua função principal e fazer uma análise detalhada entre planejado e executado e qualidade final.
Obter informações completas de início ao fim de todas as atividades, para melhores tomadas de decisões.
Elaborar um plano e direcionando as tomadas de decisões.
Liberar recursos necessários e padronizar atividades do início ao fim para que se obtenha um produto de qualidade única.
Utilizar recursos como informações, novas ideias, informática para diminuir e controlar os ciclos e reduzir tempo de produção e aumentar a eficiência para diminuir custo.
	Corrigir e prevenir erros, retrabalhos e reformas inesperadas.
Eliminar perda de insumos.
Eliminar os atrasos e erros de produção
Cumprir prazos de entrega a todos os setores envolvidos e cliente final.
O Controle de Produção apresenta quatro fases distintas, que são:
Estabelecimento de padrões – As normas ou critérios que servem de base para a avaliação ou comparação de alguma coisa chamamos de padrão. Essa é a primeira fase do CP e são divididos em:
a) Padrões de quantidade – Volume de produção, capacidade de produção, estoques de MP ou de PA, número de horas, etc.
b) Padrões de qualidade – Controle de qualidade (CQ) de MP recebida, CQ da produção, especificações do produto, etc.
c) Padrões de tempo – Tempo padrão para produzir um determinado produto, tempo médio de estoque de determinada MP, etc.
d) Padrões de custo – Custos de produção, custos de vendas, custos de estocagem, etc.
Avaliação do desempenho - onde se avalia o que está sendo feito, monitorando e acompanhando.
Comparação do desempenho com o padrão estabelecido - onde se compara o desempenho com o que foi estabelecido como padrão de comparação, verificando se há desvio ou variação, ou seja, erro ou falha em relação ao desempenho desejado.
Ação corretiva- que procura corrigir o desempenho para adequá-lo ao padrão desejado.
O principais tipos de Controle de Produção são: Controle do plano de produção, Controle das quantidades produzidas, Controle dos estoques e Controle das datas de término.O Controle de produção é feito com base nos índices: Índice de eficiência, Coeficiente de utilização de mão-de-obra, Coeficiente de tempo utilizado, Gráficos de Gantt e de montagem. 
Controle das quantidades produzidas -Esse tipo de controle serve para verificar o que foi produzido em relação a alguns aspectos principais do processo, e está dividido em: Índice das quantidades produzidas, Índice de qualidade, Índice de utilização de matéria-prima, Índice de cumprimento das ordens.
Controle de estoque -O índice de estoques, o qual mostra como cada item de estoque se movimenta no decorrer de um determinado período. Esse tipo de controle pode ser feito de forma simples, por meio de arquivamento das fichas por data de término ou por fichas de entrega.
.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
No dias atuais as empresas precisam adaptar-se as mudanças constantes do mercado que acabam influenciando no tempo disponível para a tomada de decisões, com isso o Planejamento e Controle da Produção encontra-se entre os principais aspectos que incentivam a competividade e produtividadecom qualidade e eficácia. É importante frisar que com a implantação de planejamento e controle de forma correta é um fator indispensável, sabendo-se que é impossível obter bons resultados numa empresa sem um bom planejamento, considerando que a administração feita com consciência e planejamento permite a visualização do âmbito da empresa, analisando as informações coletadas e possíveis soluções para as dificuldades detectadas. 
Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito, permitindo assim melhor entendimento dos processos a serem desenvolvidos. Se não há planejamento, programação e controle no que se produz, certamente haverá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que a concorrência do mercado exige. Além disso, a falta de planejamento e o controle da produção conduzira muitas empresas a uma sucessão de prejuízos. Em síntese, o planejamento é um das principais ferramentas para o bom funcionamento da produção de uma organização e com isso proporcionar o êxito no processo, constituindo uma garantia de bons resultados, estando interligado ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.
 
.
.
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008.PLT 596.
https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/23906/mod_resource/content/1/Administra%C3%A7%C3%A3o%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o%20-%20caso%20para%20estudo.pdf
LOPES, Rita; MICHEL, Murillo. Planejamento e Controle da Produção e sua importância na Administração. Disponível em:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9AyNKXpDZDg0OTU3NzctYzc1OS00MzZjLWE3ZTYtZGVhZTRiOWQwYzQ3&hl=en_US>. Acesso em: 16 maio 2013.
 PEDROSO, Marcelo Caldeira; CORRÊA, Henrique Luiz. Sistemas de programação da produção com capacidade finita: uma decisão estratégica? Disponível em:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B9lr9AyNKXpDMGMyNWExYTEtMjNkNi00ZjQ1LWJkZmUtNWYyNDQ4Zjg2MTRk&hl=en_US>. Acesso em: 16 maio 2013.
TELECURSO TEC - Módulo 3 - Administração 08. Controle de Produção. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=B3Tyk9iftQY>. Acesso em:16 maio 2013.
PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online: Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/49312/planejamento-e-controle-da-producao#ixzz3qKkljBPT
http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2010_3_Edmilson.pdf
Medir desempenho: comparar com o planejado
CONTROLE
Corrigir o desempenho: identificar erros ou desvios

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes