ExerciciosJava_02_LPOO
2 pág.

ExerciciosJava_02_LPOO

Disciplina:Linguagem de Programação Orientada A Objetos109 materiais867 seguidores
Pré-visualização1 página
Curso de POO usando JAVA

Exercícios de Fixação Parte 2

Objetivos: Dominar o mecanismo de invocação de métodos e de acesso a atributos de objetos e entender as conseqüências dos mesmos. Conhecer as formas mais convenientes de manipular Strings. Dominar o uso de arrays. Criar classes.

Implementar uma classe Cliente em Java que possua quatro atributos: cpf, nome, salário e endereço. Nesta classe, deve haver um construtor que receba valores para os atributos cpf e nome. Ainda na classe Cliente, deve haver um método que calcule o valor total do rendimento de um cliente em um determinado período de tempo (em quantidade de meses), que deve ser recebido como parâmetro do método em questão.

Implementar uma classe Conta em Java que possua três atributos: cliente, saldo e número. Nesta classe, deve haver um construtor que receba valores para todos os atributos. Ainda na classe Conta:

Deve haver um método para debitar um dado valor da conta, a ser recebido como parâmetro. Este método deve levar em consideração, além do débito do valor, o débito do CPMF, cuja alíquota deve também ser recebida como parâmetro no método. Não deve ser permitido fazer débitos se o saldo for insuficiente (a conta não permite saldo negativo). A fórmula para atualização do saldo seria:

saldo = saldo – valor – (valor*aliquotaCPMP/100)

Deve haver um método para creditar um valor na conta. Este método deve atualizar o saldo da conta, adicionando ao mesmo um valor recebido como parâmetro.

Dado o código abaixo, quais as saídas no console?

	public class ExercicioStrings {

 public static void main(String[] args) {
 String a = “UNITED”;

 String b = “UNITED”;

 String c = new String(“UNITED”);

 System.out.println(a==b);

 System.out.println(a==c);

 System.out.println(a.equals(c));

 String d = a + “ KINGDOM”;

 String e = “UNITED KINGDOM”;

 System.out.println(d==e);

 System.out.println(d.equals(e));

 System.out.println(d.substring(6));

 String s2 = e.substring(3,6);

 int p1 = e.indexOf(“I”);

 System.out.println(p1);

 int p2 = s2.indexOf(“U”);

 System.out.println(p2);

 System.out.println(a.equalsIgnoreCase(“UniteD”));

 System.out.println(b.charAt(4));

 }

}

Implementar uma classe que armazene objetos do tipo Cliente em um array. Esta classe deve representar um “repositório” de clientes, com as operações de incluir, alterar, excluir, buscar por chave e buscar todos. No caso de clientes, a chave seria o CPF. Considere que seja possível armazenar no máximo 100 clientes.

Implementar uma classe que armazene objetos do tipo Conta (criado no exercício 2) em um array. Esta classe deve representar um “repositório” de contas, com as operações de incluir, alterar, excluir, buscar por chave e buscar todos. No caso de contas, a chave seria o número da mesma. Considere que seja possível armazenar no máximo 150 contas.

Exercícios propostos para treino com a classe String.

Escrever um programa que leia uma String do teclado e que mostre a mesma invertida no console.

Escrever um programa em Java que leia uma String do teclado que supostamente represente um nome de um arquivo (nome e extensão) e que imprima no console a extensão do arquivo.