AV-ANÁLISE TEXTUAL-2013
5 pág.

AV-ANÁLISE TEXTUAL-2013

Disciplina:Análise Textual7.338 materiais228.241 seguidores
Pré-visualização2 páginas
real, ou seja, temos o uso figurado. Na frase "A vida é um teatro de fantoches" temos um fenômeno linguístico que envolve sentido. Que nome damos a esse fenômeno: metáfora ou metonímia? Justifique sua resposta.

		

	
Resposta: METÁFORA, NO SENTIDO DA VIDA PODE SER COMPARADA COM UM TEATRO.

	

Gabarito:
Como 'vida' é o elemento comparado e 'teatro' é o elemento comparante temos metáfora. Ametáfora consiste no emprego de uma palavra fora do seu sentido básico por efeito de uma semelhança. No caso da metáfora, temos uma relação comparativa sem o uso de 'como'.

	

	

	 11a Questão (Ref.: 201308230140)
	DESCARTADA

	Sabe-se que o processo de coesão envolve mecanismos de relação entre os elementos que constituem a superfície textual: a coesão revela-se através de marcas linguísticas, organizando a sequência do texto. A partir dessa afirmativa, analise o uso do conectivo PORQUE no período a seguir. Qual é o tipo de coesão que temos? Qual o significado trazido pelo conectivo PORQUE ao período?
A colheita foi muito boa porque o clima esteve bastante adequado este ano.

		

	
Resposta:

	

Gabarito:
Temos coesão sequencial, ou seja, um tipo de coesão que permite a progressão da informação pela ordenação linear dos elementos, pela utilização de partículas temporais e pela correlação dos tempos verbais. O conectivo PORQUE promove a articulação sintática entre a oração 'A colheita foi muito boa' e a oração 'o clima esteve bastante adequado este ano' e traz o sentido de explicação.